quinta-feira, 29 de julho de 2010

GALHARDO DAS NEVES - Niterói

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Joana Galhardo das Neves
Avós de América Borges Monteiro
Bisavós de Zélia Borges de Gouvêa
Terceiros Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quartos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOÃO FRANCISCO DAS NEVES. Marechal de Campo. Nascido por volta de 1780. Falecido em 28 de Julho de 1834. Sepultado no dia 29 no Convento de Santo Antonio. Filho de António Francisco. Oficial de Marinha que, em 1807, pouco antes de embarcar para o Rio de Janeiro, acompanhando a Família Real Portuguesa, residia em Lisboa, na Rua direita da Graça, n. 71. Era, então, Capitão Tenente da Brigada Real da Marinha.

NEVES
(Embarcados)
Ilustre amiga Anamaria, seguem os dados que consegui levantar sobre o vosso João Francisco das Neves, mais um dos embarcados com a Corte de D. João.

Beijos
Cau Barata
Família de origem portuguesa que acompanhou a Real Família na sua viagem ao Brasil, em 1807-1808. Teve princípio em (embarcado) João Francisco das Neves, nascido cerca de 1780, e falecido a 28.07.1834, no Rio de Janeiro - sepultado no dia 29 no Convento de Santo Antonio. Tirou Certidão Negativa em 18 de Fevereiro de 1802, na qual consta ser filho de Antonio Francisco. Inicialmente foi Oficial de Marinha, tendo realizado sua carreira em Portugal, onde ascendeu todos os postos até brigadeiro efetivo de artilharia do Exército, corporação para qual havia se transferido no Rio de Janeiro.
Serviu em Angola e Luanda.

Oficial de Marinha que, em 1807, pouco antes de embarcar para o Rio de Janeiro, acompanhando a Família Real Portuguesa, residia em Lisboa, na Rua direita da Graça, n. 71. Era, então, Capitão Tenente da Brigada Real da Marinha.

Possivelmente veio embarcado na nau Conde D. Henrique, sob o comando do Capitão de Mar e Guerra José Maria de Almeida, a cujo bordo veio a Companhia dos Guardas Marinhas, com seus Diretores, e boa parte dos Lentes e Professores, bem como vários representantes do corpo docente e alguns alunos da Academia Real de Marinha. Sua equipagem era de cerca de 600 praças.

O Alvará de 13.05.1808 regulou o Corpo da Brigada Real da Marinha, dando aos três batalhões que o compõe, uma forma nova, mais semelhante à dos Regimentos de Artilharia do Exército. Determinou-se, no parágrafo I, que cada batalhão seja comandado por um Tenente Coronel; e que o Oficial, que servir de Major em cada um deles, tenha a patente deste posto; e, no parágrafo VII, que os Oficiais da Brigada tenham a mesma denominação, que os Corpos de Artilharia do Exército, cada um relativamente à graduação, que corresponder à sua Patente.

Assim, em 1811, era Tenente Coronel agregado do Estado Maior da brigada Real da Marinha, residia no Rio de Janeiro, na Rua da Quitanda, logradouro aberta em princípios do séc. XVII. Chamou-se Rua do Açougue velho. Foi, depois, chamada Rua da Quitanda do Marisco por se estabelecer na esquina com a Rua de São Pedro a venda dos mariscos.
Preserva ainda hoje a mesma denominação.

Em 17 de janeiro de 1822, requereu o pagamento dos soldos que vencendo, sendo atendido nesse pedido. Solicitou reforma do serviço militar, que lhe oi concedida no posto de Marechal de Campo por decreto de 12.10.1827. Em 1832, era Marechal de Campo Reformado, recebendo 1:320$000.

Carlos Eduardo Barata


Casado, por volta de 1840, com MARIA ISABEL GALHARDO. Nascida por volta de 1820, em Niterói ou no Rio de Janeiro.

Filha de José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira e de Dona Maria Francisca Romana. Neta paterna de Henrique José Maria de Sousa Galhardo e Vicência Rita Maria Xavier do Amor Divino e Oliveira. Neta materna de Felix Francisco Ferreira Forte e Antonia Joaquina Rosa.


Bisneta paterna de Carlos Antonio de Sousa e Catharina Rosa da Purificação e Azevedo. De Manoel da Costa e Oliveira e Rita Joaquina. Bisneta materna de Manuel Ferreira e Anna Maria. De Joaquim Alves e Joaquina Maria. Terceira neta paterna de Gil Álvares de Azevedo e Dona Maria Thereza Galhardo. Quarta neta paterna de Francisco Álvares e Francisca Simoa. De Estevão Galhardo e Páscoa Maria Machado. Quinta neta paterna de Matias Garcia e Maria Galhardo. De João Rodrigues e Marta Machado.

No Almanak de 1828, do Ministério da Fazenda, à Página S3-E-24, são citadas como Pensionistas Dona Maria Isabel Galhardo e Dona Leopoldina Josefa Galhardo, por decreto de 22 de Maio de 1827, recebendo o valor de 60$492. É importante destacar que são as primeiras do apelido no Almanak Laemmert.

Em 1829, à Página S3-H-17, do Ministério da Fazenda, Dona Maria Isabel Galhardo e Dona Leopoldina Josefa Galhardo, com pensão de 60$492 por Decreto de 22 de Maio de 1827. Em 1829, à Página S3-L-5, do Ministério da Fazenda, Dona Maria Isabel Galhardo, recebia tença de 80$000, por alvará de 13 de Setembro de 1826.

Foram Pais de:

2. MARIA JOANA GALHARDO DAS NEVES casada com ALBINO BORGES MONTEIRO, Patriarcas da 3ª Geração da Família Borges Monteiro.

Pesquisa
Anamaria Nunes

Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Público
Biblioteca Nacional
Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes

2 comentários:

  1. Anna, verifique a data de casamento de Maria Isabel Galhardo (1840) pois a morte do marido João Francisco das Neves teria ocorrido em 1834.

    ResponderExcluir
  2. Anna, você conhece algum profissional que possa me ajudar a levantar a minha árvore genealógica do lado Coutinho da minha família? Sou neto de Sylvio e Altair, filho de Roberto e Therezinha. Meu email é luirto@gmail.com
    Abraço à família

    ResponderExcluir