quarta-feira, 28 de julho de 2010

FONTES - São Martinho do Candoso

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria de Abreu
Avós de Catarina Dias
Bisavós de Antonio Dias
Terceiros Avós de Frutuoso Dias
Quartos Avós de Manuel de Abreu
Quintos Avós de Sebastião José de Abreu
Sextos Avós de Maria Ignácia da Conceição
Sétimos Avós de Custódia Maria de Aguiar
Oitavos Avós de Cecília Maria Brandão
Nonos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Décimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Primeiros Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Segundos de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. FRANCISCO FONTES. Falecido por volta de 1632, segundo Carlos Silva, em mensagem no Geneal.Net. Senhor do Casal do Outeiro (Levado)


O casal e casa Outeiro a que me refiro situam-se na freguesia de São Martinho de Candoso, Guimarães, uma das casas mais ricas da região, no séc.XVI, e os seus proprietários dos principais da terra. Relativamente à sua existência actual desconheço se a unidade agrária e a casa ainda sobrevivem.

É nesta casa que no início do séc. XVI encontramos o apelido Abreu, não sabemos se daí originário, ou provindo através de um enlace matrimonial. O que sabemos é que as propriedades da família se estendiam muito além da área paroquial, nelas se incluindo pelo menos uma habitação no burgo vimaranense, o que dará a entender que um dos conjugues, Pedro Gonçalves ou Isabel de Abreu, poderia ser daí originário; talvez Isabel de Abreu, que na sua viuvez se recolheu na vila onde havia casado uma filha.

Rui Faria
Universidade do Minho

Casado com Dona VIOLANTE DE ABREU, falecida por volta de 1599, filha de Salvador Gonçalves e Dona Joana da Silva, neta paterna de Pedro Gonçalves e Isabel de Abreu. Foram Pais de:

1.1 Francisco de Abreu. Falecido em 1673. Senhor do Casal do Outeiro. Casado com Dona Apolônia Luís, falecida em 1659. "Sei que o Francisco de Abreu, sucessor no Casal do Outeiro, também teve filhos ilegitimos, pelo que não será de excluir a hipótese de o Domingos ser um deles. Outro Francisco de Abreu lhe foi coevo mas residia, salvo erro, na Batoca casado com Maria Vaz". (Rui Faria). Com Geração Legítima e Ilegítima.

1.2 Maria de Abreu que segue.

1.3 Ana de Abreu. "Nas pesquisas que fiz em Candoso, encontrei como tronco comum dos Abreus a família a que faz referência, Francisco da Fonte e Violante de Abreu. Mais, a sua filha Ana de Abreu casou com Manuel Fernandes irmão de Bernardo Fernandes da Casa da Portela, pais de Pedro de Abreu ou Pedro Fernandes de Abreu. De momento não tenho os dados à mão, mas creio que a Ana, além do Francisco de Abreu casado com Apolónia Luís, tinha ainda uma irmã de nome Isabel de Abreu que casou com Gregório Fernandes. Sei que o Francisco de Abreu, sucessor no Casal do Outeiro, também teve filhos ilegitimos, pelo que não será de excluir a hipótese de o Domingos ser um deles. Outro Francisco de Abreu lhe foi coevo mas residia, salvo erro, na Batoca casado com Maria Vaz". (Rui Faria) Casada com Manuel Fernandes, irmão de Bernardo Fernandes, da Casa da Portela, e depois de 1588, Pároco de Candoso. Com Geração.

1.4 Isabel de Abreu. Casada com Gregório Fernandes.

1.5 João de Abreu. Pode ser o padrinho de Maria, filha do 3º casamento de André Dias, viúvo de Maria de Abreu, considerando-se a incidência dessa geração apadrinhando os filhos de André Dias e de suas 3 esposas.

1.6 Pedro de Abreu. Pode ser o padrinho de Antonio Dias, filho do 3º casamento de André Dias, viúvo de Maria de Abreu, considerando-se a incidência dessa geração apadrinhando os filhos de André Dias e de suas 3 esposas.

2. MARIA DE ABREU casada com ANDRÉ DIAS, Patriarcas da 3ª Geração da Família Dias, descritos no Título Dias.


Pesquisa
Rui Faria
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário