sexta-feira, 30 de julho de 2010

SILVEIRA RAMOS - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Antonio Silveira Ramos
Avós de Antonio Silveira Ramos
Bisavós de Catarina Narcisa do Rosário
Terceiros Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Quartos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Quintos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Sextos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sétimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
Silveira Ramos
A Família Silveira Ramos tem origem nos Correia, da Ilha da Madeira que, desde os primórdios de sua povoação, já se entrelaçava com os Silveira, os Furtado e os Dutra.
***
Os Correia:
Soeiro Pais Correia, 1º do nome, nascido por volta de 1150, filho de Paio Ramiro, casado com Urraca Hueriz, que foram pais de Paio Soares Correia, casado 1º por volta de 1175, com Gotinha Godiz e em 2º com Dona Maria Gomes da Silva, e de Gontrade Soares casada com Paio Ramires.

Nobiliário das Famílias de Portugal
Felgueiras Gayo
***
A presença dos Correia na Ilha da Madeira remonta aos anos de 1400:Já consagramos um pequeno artigo a João Afonso, companheiro de Zarco, que nesta ilha foi tronco duma nobre e distinta família. Também teve o apelido de Correia, que transmitiu aos seus descendentes, e foram estes os primeiros que o usaram nesta ilha. Teve João Afonso um filho por nome Antonio Correia, que nasceu na Madeira em 1457 e que vários linhagistas afirmam ter morrido em 1572, contando aproximadamente 115 anos. Foi este Antonio Correia um esforçado cavaleiro que militou valorosamente em África, principalmente em Arzila e Safim, tendo ali mantido á sua custa um numero avultado de homens e cavalos. A ele se referem com alevantado elogio as antigas crônicas madeirenses.

Elucidário Madeirense
***
Os nossos Correia teriam vindo da Ilha Graciosa.
Na Ilha do Faial a maior concentração dos Correia se dá na Freguesia de Cedros.
1. MANOEL JOÃO CORREIA. Nascido em 6 de Fevereiro de 1681, na Freguesia da Ribeirinha. Falecido em 26 de Janeiro de 1727, na Freguesia de Cedros, Ilha do Faial, aos 45 anos. Sepultado em 27 de Janeiro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara (Nota: Manuel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas disse na presença do padre e das testemunhas Domingos Rodrigues, sargento e Pascoal Furtado que queria que fizessem legados por sua alma no valor de 25 mil réis. Foi acompanhado pelo Colégio e Cruzes das Confrarias da igreja e sepultado no "corpo da igreja", junto ao confessionário, do lado da epístola, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Faleceu com 45 anos de idade, segundo diz o padre - Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)
Filho de Antonio Correia e Ágada João.
Neto paterno de João Correia e Ana Brás. Neto materno de Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes.
Bisneto paterno de Luis Correia e Maria Rodrigues. De Baltazar Furtado e Ana Brás.

Casado, em 25 de Maio de 1705, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com MARIA DUTRA, nascida por volta de 1678, na Freguesia de Cedros. Falecida em 21 de Julho de 1733, na Freguesia de Salão. Sepultada na Igreja Paroquial de N. Sra. do Socorro (Nota: Maria recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhada pelo Colégio e Cruzes da igreja. Foi sepultada junto ao púlpito, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Fez testamento, no qual deixou nomeados 10 mil réis por sua alma - Pesquisa nas Freguesias de Salão e Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)
Filha de Antonio Manoel e Ágada Dutra. Neta paterna de André Manoel e Grácia Rodrigues. Neta materna de Amaro Dutra e Leonor Furtado.

MARIA DUTRA foi 1º casada com Lourenço Gomes, nascido por volta de 1645 na Freguesia de Cedros, e aí falecido em 15 de Fevereiro de 1705. Filho de Pedro Gomes e Maria Tomé. Foram Pais de:
1. Maria. Nascida em 11 de Maio de 1704, na Freguesia de Cedros. Batizada em 15 de Maio de 1704, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 10 de Fevereiro de 1706, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. 2. Joana. Nascida em 11 de Maio de 1704, na Freguesia de Cedros. Batizada em 15 de Maio de 1704, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. 3. Maria Dutra. Natural de Cedros. Casada com Antonio Goulart, nascido em 25 de Outubro de 1703, na Freguesia de Cedros, onde foi batizado em 28 de Outubro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filho de Manoel Duarte Goulart e Catarina de Faria. Com Geração.
Foram Pais de:

1.1 Antonio da Silveira Ramos, que segue.

1.2 Maria. Nascida em 11 de Abril de 1708 na Freguesia de Cedros. Batizada em 15 de Abril de 1708, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 22 de Abril de 1713, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

1.3 Manoel João Correia. Nascido em 3 de Fevereiro de 1710, na Freguesia de Cedros. Batizado em 9 de Março na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 1ª Núpcias, em 9 de Novembro de 1733, na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro, com Maria Ana da Conceição, nascida em 24 de Maio de 1712, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 26 de Maio, e falecida em 3 de Julho de 1744, na Freguesia do Salão. Filha de Antonio Luis Alvernaz e Maria da Rosa. Com Geração. Casado em 2ª Núpcias, com Ana da Conceição, nascida em 16 de Julho de 1734, na Freguesia de Cedros, batizada em 19 de Julho na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 1 de Abril de 1787, na Freguesia do Salão. Filha de Manoel Gomes de Medeiros e Maria da Rosa Pereira. Com Geração.

1.4 João Silveira. Nascido em 15 de Janeiro de 1713, na Freguesia de Cedros. Batizado a 19 de Janeiro de 1713 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 3 de Fevereiro de 1745, na Freguesia do Salão. Sepultado na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro. Casado em 22 de Novembro de 1734, na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro, com Catarina Garcia, nascida em 3 de Maio de 1709, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 8 de Maio, filha de Manoel Pires de Sousa e de Maria Furtado. Depois de viúva, casou em 8 de Novembro de 1745, com José de Medeiros Pereira. Com Geração.

1.5 José. Nascido em 9 de Dezembro de 1715, na Freguesia de Cedros. Batizado em 15 de Dezembro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 24 de Agosto de 1716 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Afilhado de batismo de Manuel Dutra da Rosa Cabeça (Nota: Manuel foi padrinho do batismo do José, filho de Manuel João e de Maria Dutra. Foi através do registro do citado batismo que ficamos sabendo da sua existência e filiação. Recebeu os "sacramentos da penitência e da extrema unção", não tendo recebido o "Sacro Viático" por não terem chamado o padre a tempo. Teve acompanhamento do Colégio e Cruzes. Levou como mortalha o hábito de sayal de São Francisco. Teve 1 ofício de corpo presente e foi sepultado na Capela de N. Sª. dos Remédios. Fez testamento tendo deixado 20 mil réis p/legados).

1.6 Maria. Nascida em 2 de Junho de 1718, na Freguesia de Cedros. Batizada em 7 de Junho na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

1.7 José. Nascido em 23 de Maio de 1772, na Freguesia de Cedros. Batizado em 28 de Maio na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

2. ANTONIO DA SILVEIRA RAMOS. Nascido em 6 de Maio de 1706, em Cedros. Falecido em 15 de Janeiro de 1774, em Ribeirinha, aos 67 anos.
Filho de Manoel João Correia e Maria Dutra. Neto paterno de Antonio Correia e Ágada João. Neto materno de Antonio Manuel e Ágada Dutra.
Bisneto paterno de João Correia e Ana Brás. De Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes. Bisneto materno de André Manuel e Grácia Rodrigues. De Amaro Dutra e Leonor Furtado. Terceiro neto paterno de Luis Correia e Maria Rodrigues. De Baltazar Furtado e Ana Brás. Quarto neto paterno de Pedro Rodrigues da Roça e Margarida de Freitas. Quinto neto paterno de Pedro Rodrigues da Cruz e Bárbara Luis.

Casado, em 1ª Núpcias, em 26 de Setembro de 1730, com ROSA MARIA DO NASCIMENTO, nascida em 8 de Maio de 1708, em Ribeirinha. Falecida em 5 de Setembro de 1770, em Ribeirinha, aos 62 anos.
Filha de Pascoal Luis e Catarina Rosa. Neta paterna de Antonio Luís e Maria Silveira (Pesquisa na Freguesia do Salão – Ilha do Faial - Universidade do Minho)
Foram Pais de:

2.1 José. Nascido em 1 de Julho de 1733, em Ribeirinha. Falecido em 15 de Outubro de 1757, em Ribeirinha, aos 24 anos.

2.2 João. Nascido em 21 de Abril de 1736, em Ribeirinha.

2.3 Manoel da Rosa. Nascido e falecido em 6 de Fevereiro de 1742, em Ribeirinha. Casado, em 22 de Setembro de 1774, com Teresa Rosa da Silveira, natural de Ribeira, onde faleceu em 8 de Julho de 1797. Filha de José Silveira Nunes e Josefa Maria. Neta paterna de José Silveira Nunes e Joana Furtada. Neta materna de Francisco Luís Alves e Maria Luís. Com Geração.

2.4 Tomás. Nascido em 20 de Março de 1744, em Ribeirinha.

2.5 Joaquim Rosa da Silveira. Falecido em 17 de Setembro de 1797, em Ribeirinha. Também citado como Joaquim da Rosa Ramos. Casado, em 5 de Fevereiro de 1767, com Teresa Maria, nascida em 12 de Outubro de 1733, em Ribeirinha, onde faleceu em 1 de Dezembro de 1802, aos 69 anos. Filha de Mateus da Rosa Bulcão e Teresa de Jesus Maria. Neta paterna de Manuel Dutra Bulcão e Águeda Rodrigues, ambos naturais de Ribeirinha. Neta materna de Domingos Rodrigues e Luzia de Medeiros. Com Geração.

2.6 Antonio da Silveira Ramos, que segue.

ANTONIO SILVEIRA RAMOS casou, em 2ª Núpcias, em 15 de Julho de 1771, com Francisca Rosa do Rosário, natural de Feteira, falecida em 20 de Janeiro de 1774, em Ribeirinha, filha de Antonio Silveira e Maria Garcia.

3. ANTONIO SILVEIRA RAMOS. 2º do nome. Nascido em 20 de Outubro de 1738, em Ribeirinha, Ilha do Faial. Falecido em 8 de Dezembro de 1792, em Ribeirinha, aos 54 anos.

Filho de Antonio Silveira Ramos e Rosa Maria do Nascimento. Neto paterno de Manuel João Correia e Maria Dutra. Neto materno de Pascoal Luís e Catarina da Rosa.
Bisneto paterno de Antonio Correia e Ágada João. De Antonio Manuel e Ágada Dutra. Bisneto materno de Antonio Luís e Maria da Silveira. Terceiro neto paterno de João Correia e Ana Brás. De Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes. De André Manuel e Grácia Rodrigues. De Amaro Dutra e Leonor Furtado. Quarto neto paterno de Luis Correia e Maria Rodrigues. De Baltazar Furtado e Ana Brás. De Gaspar Furtado. Quinto neto paterno de... Correia. De Pedro Rodrigues da Roça e Margarida de Freitas. Sexto neto paterno de Pedro Rodrigues da Cruz e Bárbara Luís. De João de Freitas, o Velho, e Catarina João.
Casado, em 22 de Novembro de 1773, com CATARINA TOMÁSIA, nascida em 4 de Novembro de 1751, em Ribeirinha.
Filha de Vicente Silveira e Ana Teresa da Conceição. Neta paterna de Estevão Furtado e Maria da Conceição. Neta materna de José Rodrigues e Luzia Silveira dos Santos.
Bisneta paterna de Manoel João Furtado e Maria Alvernaz. De João Nunes da Fonte e Maria Silveira. Bisneta materna de Manoel Gomes e Margarida de Almança. De Filipe Duarte e Teresa da Silveira. Terceira neta paterna de Cosme João Borges e Margarida Furtada. De Francisco Furtado João e Maria Alvernaz. Terceira neta paterna de Manuel Nunes e Catarina Alvernaz. De Manuel Álvares e Maria Silveira. Terceira neta materna de Pedro Gomes e Maria Rodrigues. De Francisco da Costa e Margarida da Almança. De Manuel Duarte e Ana Alvernaz. De João da Silveira Goulart e Maria da Almança. Quarta neta paterna de Sebastião Pinheiro e Feliciana Vargas. De Francisco da Costa e Margarida de Sousa. De Brás da Almança e Maria Brandão. Quinta neta materna de Brás da Almança e Maria Pinheiro. De Jerônimo Fernandes e Maria Brandão.
Foram Pais de:

3.1 Catarina Narcisa do Rosário, que segue.

3.2 José. Nascido em 20 de Junho de 1779, em Ribeirinha.

3.3 Maria. Nascida em 24 de Fevereiro de 1783, em Ribeirinha. Falecida em 13 de Dezembro de 1787, em Ribeirinha, aos 4 anos.

3.4 Tomás. Nascido em 1 de Setembro de 1789, em Ribeirinha. Falecido em 26 de Fevereiro de 1790, em Ribeirinha, aos 5 meses.

3.5 Tomás. Nascido em 3 de Fevereiro de 1791, em Ribeirinha.

4. CATARINA NARCISA DO ROSÁRIO casada em 1804, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, com MANOEL MARQUES DE GOUVÊA, Patriarcas da Família Marques de Gouvêa no Brasil.

Pesquisa realizada no site da Universidade do Minho
Anamaria Nunes

Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes

Jornal do Comércio
Jornal O Paiz
Guilherme Serra Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário