sexta-feira, 30 de julho de 2010

VAZ - São Martinho da Guarda

DESCENDÊNCIA
Pais de José Borges Monteiro
Avós de Albino Borges Monteiro
Bisavós de América Borges Monteiro
Terceiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quartos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quintos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. MARIA VAZ. 1ª e única do nome. Nascida por volta de 1750. Natural da Freguesia de São Martinho da Guarda, do Bispado do Porto.

Prova Documental:
Certidão de Batismo do seu neto, Barão e Visconde com Honras de Grandeza de Itaúna:

Candido innocente – Aos quinze dias do mes de Novembro de mil oitocentos e doze annos nesta Parochial baptizei, e puz os Santos Oleos a Candido innocente, nascido em doze de Outubro do mesmo anno, filho legítimo de José Borges Monteiro, natural e baptizado na Freguesia de São Martinho da Ganda, do Bispado do Porto, e de Gertrudes Maria da Conceição, natural e baptizada nesta matriz; neto pela parte paterna de Manoel Borges e de Maria Vaz, ambos da dita Freguezia de São Martinho; e pela materna do Capitam João Antonio Teixeira, natural e baptizado na Freguezia de São Miguel de Borba de Agudim, Arcebispado de Braga, e de Josefa Maria Cândida, natural e baptizada na Freguesia de Santa Rita desta cidade; foi padrinho Miguel Rodrigues Fernandes da Cunha, e Protectora Nossa Senhora de que mandei fazer este assento. O Coadjutor José de Carvalho e Souza – Rio de Janeiro, Igreja da Candelária, Livro 10 de Batisados Livres – 1809 a 1819 – folha 87.
In Anuário Genealógico Brasileiro
Volume IV, 1942
Casada por volta de 1770, no Porto, em Portugal com MANOEL BORGES MONTEIRO. Nascido por volta de 1750, natural da Freguesia de São Martinho da Guarda, do Bispado do Porto.

Filho de Caetano Borges e Joana Monteiro.

Foram Pais de:

1.1 José Joaquim Borges Monteiro. Comerciante de Brinquedos. (Almanak Laemmert: Em 1844, à Página 237, era proprietário de Loja de Brinquedos, na Rua da Quitanda, 26 e 27. Em 1846, à Página 287, era Dono de Armarinho) Casado com Dona Bernarda Francisca Rodrigues, nascida em 25 de Outubro de 1788 e falecida em 14 de Junho de 1849, deixou grande descendência.

1.2 José Borges Monteiro, que segue.

2. JOSÉ BORGES MONTEIRO casado, em 1809, na Capela do Divino Espírito Santo de Mataporcos (Candelária, Livro 8º, fls. 303) com Dona GERTRUDES MARIA DA CONCEIÇÃO, Patriarcas da 2ª Geração da Família Borges Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário