sexta-feira, 30 de julho de 2010

RODRIGUES - Ribeirinha - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Ágada João
Avós de Manuel João Correia
Bisavós de Antonio Silveira Ramos
Terceiros Avós de Antonio da Silveira Ramos
Quartos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Quintos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sextos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Sétimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Oitavos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. TOMÉ RODRIGUES. Natural da Ribeirinha. Falecido em 20 de Dezembro de 1700, na Ribeirinha, segundo pesquisa nessa Freguesia.

Parentesco:

Considerando que um dos seus filhos leva o apelido “Arriaga”, é possível procurar em seus antepassados, alguém do apelido.

O Apelido Arriaga:
Catarina Brum da Silveira, nascida em 30 de Outubro de 1667, em Flamengos, Horta, e falecida em 11 de Janeiro de 1706, filha de Pedro da Silveira de Melo e Maria Goulart, se casou, em 24 de Agosto de 1688, no Faial, com João de Arriaga, nascido em 13 de Janeiro de 1652, filho de Salvador de Arriaga, espanhol, casado com Maria Iribarren. João de Arriaga e Catarina Brum da Silveira tiveram: João de Arriga, José de Arriaga Brum da Silveira, João de Arriaga e Bartolomeu de Arriaga. Ele e sua filha Maria Pereira Rodrigues batizaram José, filho de seu primo Domingos Rodrigues e Catarina de Mendonça. Nota: Maria e o pai foram padrinhos do batismo do José, filho de seu primo Domingos Rodrigues e de Catarina de Mendonça. Casado, em 12 de Maio de 1697, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria Furtado Rodrigues, nascida por volta de 1679 na Freguesia de Cedros. Falecida em 17 de Novembro de 1759 na Freguesia do Salão. Sepultada na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro. Filha de Brás Furtado e Bárbara Rodrigues. Nota: Maria foi madrinha do batismo da sobrinha Maria, filha de seu irmão João Furtado e de Isabel da Rosa.

Casado, por volta de 1675, com LUZIA FERNANDES, natural da Ribeirinha. Nota: No registro de casamento do filho Inácio, o padre certamente que por lapso não indicou o nome da mãe do nubente (Pesquisa na Freguesia de Salão – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Nota: Nos registros de casamento dos filhos Inácio e Francisco, o padre não diz o nome da mulher do Tomé. Foi através do registro de casamento do filho Manuel, que ficamos sabendo o nome do cônjuge do Tomé. Não foi encontrado o registro de casamento deste casal, na freguesia da Ribeirinha/Faial, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Foram Pais de:

1.1 Domingos Rodrigues. Falecido em 26 de Janeiro de 1742, na Ribeirinha. Casado, em 1ª Núpcias, em 30 de Janeiro de 1696, com Luzia de Medeiros, natural da Ribeirinha onde faleceu em 2 de Dezembro de 1715. Filha de Antonio Medeiros e Águeda Jorge. Com Geração. omingos Rodrigues foi casado, em 2ª Núpcias, com Maria Dutra, natural de Cedros, falecida em 11 de Outubro de 1761, na Ribeirinha. Filha de Antonio Luís e Catarina Dutra. Ao enviuvar se casou 2ª vez com Manuel Silveira do Espírito Santo e, em 14 de Janeiro de 1760, casou 3ª vez com Caetano Francisco de Lima.

1.2 Manoel Fernandes. Nascido em Cedros. Falecido em 10 de Julho de 1731 na Ribeirinha. Casado, em 21 de Outubro de 1696, com Bárbara Jorge, natural da Ribeirinha e aí falecida em 22 de Abril de 1744, filha de Manuel Gonçalves e Bárbara Jorge. Com Geração.

1.3 Ágada João, que segue.

1.4 Baltazar. Casado a 5 de Outubro de 1682 com Clara Alvernaz, falecida em 16 de Maio de 1697, na Ribeirinha, filha de Manuel Duarte e Águeda João. Com Geração.

1.5 Lucas. Falecido em 10 de Novembro de 1675, na Ribeirinha.

1.6 Inácio Rodrigues. Nascido por volta de 1668, na Freguesia da Ribeirinha. Falecido em 16 de Janeiro de 1713, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 16 de Janeiro de 1696, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria de Mendonça, nascida por volta de 1671, na Freguesia de Cedros. Falecida em 1 de Fevereiro de 1742, na Freguesia do Salão, onde foi sepultada na Igreja Paroquial de N. Sra. do Socorro. Filha de Francisco de Sousa Alvernaz e Úrsula de Mendonça. Ao enviuvar, casou-se com Manuel Alvernaz e tiveram: Ana Maria. Com Geração.

1.7 Francisco Rodrigues Arriaga. Nascido por volta de 1675, na Freguesia da Ribeirinha. Falecido em 9 de Abril de 1715 na Freguesia de Cedros, aos 40 anos. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Ver "nota" da filha. Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Francisco. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas deixou para seus legados, valor de 6 para 7 mil réis. Foi acompanhado pelo Colégio e Cruzes de todas as Confrarias da igreja e sepultado na Ermida de N. Sª. do Socorro/Salão, por vontade do finado. Faleceu com 40 anos de idade, segundo diz o padre. Com Geração.

2. ÁGADA JOÃO casada com ANTONIO CORREIA, Patriarcas da 4ª Geração da Família Correia.

Fonte
Universidade do Minho

Um comentário:

  1. Caso interesse, Francisco Rodrigues Arriaga, casado nos Cedros com Maria Rodrigues Fernandes, filha de Braz Furtado e Barbara Rodrigues http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/FAL-HT-CEDROS-C-1687-1719/FAL-HT-CEDROS-C-1687-1719_item1/P32.html)
    Morto nos cedros a 09 abr 1715.

    ResponderExcluir