quinta-feira, 29 de julho de 2010

FURTADO - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Ana Brás
Avós de Antonio Correia
Bisavós de Manuel João Correia
Terceiros Avós de Antonio Silveira Ramos
Quartos Avós de Antonio da Silveira Ramos
Quintos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Sextos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sétimos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Oitavos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Nonos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
MENDONÇA
O primeiro desta família que houve no Faial, onde residia no primeiro quartel do Século XVI, foi Fernão Albernoz de Mendonça, filho de Martim Albernoz de Mendonça e de Brazia da Câmara. Dele descendem, sem dúvida alguma, os outros Furtados de Mendonça que se disseminaram daí em diante por toda a Ilha. Mas de onde procede Fernão Albernoz de Mendonça?

Dois ramos dos Furtado de Mendonça, com origem conhecida, se estabeleceram nos Açores, durante o maior influxo de sua colonização, uma na Ilha das Flores, e do qual me ocupo no Capítulo XIX, o outro na Ilha Graciosa. Não possuo provas que me dêem foros de autoridade à opinião. Todavia, prende-me sobremaneira a tal respeito a circunstância do cognome Albernoz (Albernaz, depois Alvernaz) comum aos Mendonça graciosenses e faialenses.

Diversos são os ramos desta família que encontrei dispersos por toda a ilha, sem que de algum modo me fosse possível determinar-lhes os pontos de contato ou de ligação. Nesta condição os apresento.

Mas muitos mais descobri, aqui e ali, solitários, em datas desconexas, parte na obscuridade vilã, parte destacando-se mais ou menos, e para a maioria dos quais nem a filiação, pelo menos, eu consegui por a limpo. Deixei-os na sombra. Era gente sem arrumação. Investigadores mais competentes, mais pacientes, ou mais felizes, que os nobilitem perante às exigências genealógicas.

Famílias Faialenses
Marcelino Lima
Gentilmente cedido por Helder Oliveira


1. BALTAZAR FURTADO. Nascido, por volta de 1610, na Freguesia de Cedros.

Casado, por volta de 1630, com ANA BRÁS. Nota: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal. Nascida por volta de 1610, na Freguesia de Cedros. Falecida em 20 de Dezembro de 1643, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Ana recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, mas o padre não diz onde. Foram Pais de:

1.1 Domingos Brás. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 2 de Maio de 1665 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos. Não recebeu os "divinos sacramentos", por não terem chamado o padre, não fez testamento, nem deixou apontamentos e acrescenta o padre "mas antes lhe fiz dar o jazigo por amor de Deus, por não ter com que pagar" e nada mais consta. Presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado com Maria Luís, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em Outubro de 1646. Nota: A existência deste casal foi conhecida através do registro de batismo do Manuel, filho de Domingos Gonçalves e Bárbara Rodrigues, do qual foi madrinha a Maria Luís, mãe da futura mulher do afilhado. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultada, presume-se que na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar do padre nada dizer, assim como não disse o dia do falecimento, disse apenas que faleceu no mês de Outubro de 1646. Com Geração.

1.2 Ana Brás, que segue.

1.3 Manoel Brás. Natural da Freguesia de Cedros. Falecido em 14 de Janeiro de 1690, na Freguesia de Cedros. Casado com Ana Pereira, natural da Freguesia de Cedros, onde faleceu em 31 de Outubro de 1666. Filha de Francisco Gonçalves e Bárbara Pereira. Neta materna de Francisco Luís “Formiga” Brandão e Maria Fialho. Com Geração.

1.4 Isabel Brás. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 29 de Dezembro de 1657, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.
Nota: A existência da Isabel e dos progenitores, foi conhecida através do registro de batismo do Gaspar, filho de António Pereira e Margarida Alvernaz,
do qual foi madrinha. Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Isabel. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e nada mais diz o padre(!).
Casada com Mateus de Mendonça, natural da Freguesia de Cedros e aí falecido em 17 de Janeiro de 1671. Filho de Belchior Pereira de Mendonça e Inês Alves. Com Geração.

2. ANA BRÁS casada com JOÃO CORREIA, Patriarcas da 3º Geração da Família Correia.

Fonte:
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário