sexta-feira, 30 de julho de 2010

MARQUES DE GOUVÊA - Ilha da Madeira

DESCENDÊNCIA
Pais de Manoel Marques de Gouvêa
Avós de Manoel Marques de Gouvêa
Bisavós de Manuel Marques de Gouvêa
Terceiros Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Quartos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Quintos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Sextos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sétimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. FRANCISCO MARQUES DE GOUVÊA. Nascido por volta de 1700, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira.

Filho de José Fernandes de Gouvêa e Maria Gomes, moradores na Banda do Sol.

Registrado na Certidão de casamento de seu filho como Francisco Marques de Gouvêa do Farrobo. Farrobo é um sítio povoado da freguesia de Gaula, concelho de Santa Cruz, Ilha da Madeira, limitada ao norte pela Freguesia de Santana.

Arquivo Regional da Madeira, Livro 683, fl. 75.
Em os vinte e cinco dias do mês de Novembro de mil e setesentos e quarenta e nove annos eu o P.e Fran.co Marques de Mendonça, Vigário nesta ig.a de S. Jorge, nella assisti ao matrimónio que vallidam.te e sem impedim.to cellebrou com palavras de prezente Manuel Marques Gouvea filho de Fran.co Marques Gouvea do Farrobo e de sua m.er Hiria Frz, e netto paterno de Jozé Frz de Gouvea e de sua m.er Maria Gomes moradores na banda do sol, netto materno de Domingos Fernandes e de sua mulher Hiria Fernandes todos desta Igr.a com Hirónima Quitéria filha de Brás Frz natoral da Boa Ventura, e de sua molher Maria Frz, netta paterna de Vicente Frz, e de sua molher Lianor Francisca, natorais e moradores na Boa Vntura da Ponta Delgada, e materna de Manoel Frz de alcunha o Branco, e de sua molher Maria Frz moradores no Lombo da Cunha, todos moradores e natorais nesta igr.a sendo-lhe procorridos os banhos na forma do Sagd. Conc. Tride. e Const. do bispado, e não aver denuncia algua nem impedim.to que me conste excepto o 3º e 4º grao de consanguinida de por hua via em que foraõ despensados por sua Ex.a Rss.ma testemunhas que foraõ prezentes António Frz Gouvea e João Frz de Matos que este termo que eu fiz comigo assinaraõ. O vig.ro Fran.co Marques de M.ca. De + António Frz Gouvea – De Jozé + Frz Matos

Rui Faria
Universidade do Minho

Casado, em 1716, em Santana, Freguesia de São Jorge (Livro 682 Fls. 113 – Arquivo Regional da Madeira), com HIRIA FERNANDES, nascida por volta de 1700, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira.

Filha de Domingos Fernandes e Hiria Fernandes.

Foram Pais de:

1.1 Manoel Marques de Gouvêa que segue.

1.2 Iria Fernandes de Gouvêa. Seu casamento é citado nos Índices dos Registos Paroquiais dos Casamentos de Santana (1542 – 1893), Volume 14. Casada com Manoel Nunes. Com Geração.

2. MANOEL MARQUES DE GOUVÊA. Nascido por volta de 1720, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira.

Casado, em 25 de Novembro de 1749, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira, com sua parenta em 3º e 4º JERÔNIMA QUITÉRIA, nascida por volta de 1730, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira.


Filha de Brás Fernandes e Maria Fernandes, neta paterna de Vicente Fernandes e Lianor Francisca. Neta materna de Manoel Fernandes, o Branco, e Maria Fernandes.

Foram Pais de:

3. MANOEL MARQUES DE GOUVÊA. Nascido por volta de 1760, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira.

Não sabemos se veio para o Brasil acompanhando os filhos que se estabeleceram no Rio de Janeiro e em São Gonçalo. A grafia do nome muda de "Gouveia" para "Gouvêa" nessa geração que vem para o Brasil. É um apelido comum, ainda hoje, na Ilha da Madeira e em Portugal.

Casado, em 1773, em Santana, na Freguesia de São Jorge, na Ilha da Madeira, com MARIA FERNANDES (Livro 684, Fls. 11v – Arquivo Regional da Madeira), nascida por volta de 1755, na Freguesia de São Jorge, na Ilha da Madeira.


Filha de João Fernandes Curto e Quitéria Fernandes.

Foram Pais de, pelo menos:

3.1 Manoel Marques de Gouvêa, que segue;

3.2 Agostinho Marques de Gouvêa. Conselheiro de S. Majestade, Monsenhor, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo, por mercê de 1813. Em 1813, era Vigário na Igreja de São Luiz de Mostardas do Continente do Rio Grande do Sul. Em 1844, era Reverendo. Em 1848 era Cônego Efetivo, Em 1851, é citado como Cônego Efetivo, residente na Rua da Ajuda, 191. Em 1853 é citado como Monsenhor e Conselheiro de Sua Majestade:


Agostinho Marques de Gouvêa - Nascido entre os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século atual, faleceu no Rio de Janeiro em 1853 ou 1854. Era Presbítero Secular do Habito de São Pedro, Monsenhor da Capela Imperial, do Conselho de Sua Magestade O Imperador e exerceu muito tempo o magistério, como professor público de latim na corte. Escreveu: Novo Cathecismo Geográfico Brasileiro, oferecido aos pais de família e professores de ambos os sexos.Rio de Janeiro, 1832.
Sacramento Blake
Volume I, Página 17

Nomeado por Carta em 7 de Junho de 1831 Professor de Gramática Latina, na Corte. No Almanak de 1825, do Ministério da Fazenda, à Página 229, como Professor Público da Vila de Magé, com salário de 240$000.

3.3 José Marques de Gouvêa. Boticário. A partir de 1844 é citado no Almanak Laemmert como Boticário na Rua da Alfândega, no Rio de Janeiro e em Niterói. Em 1846 era Inspetor de Quarteirão, no Rio de Janeiro. Em 1848 é citado como ex-Definidor da Ordem 3ª de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte. É possível que fosse casado com Dona Maria Fernandes de Gouvêa, Definidora por Devoção da mesma 3ª Ordem.

3.4 Joaquim Marques de Gouvêa. Na dúvida. Casado, em 1ª Núpcias, em 1805, com Dona Constança Maria do Céo. Casado, em 2ª Núpcias, em 1ª de Agosto de 1814, com Dona Joaquina da Conceição. (Santa Rita, Livro 2º, Fls. 140).

4. MANOEL MARQUES DE GOUVÊA. Casado em 3 de Janeiro de 1804, em São Gonçalo, com Dona CATARINA NARCISA DO ROSÁRIO, Patriarcas da Família Marques de Gouvêa no Brasil.

Pesquisas na Ilha da Madeira
Rui Faria

Universidade do Minho

Colégio Brasileiro de Genealogia
Cartórios e Cemitérios de Niterói e São Gonçalo
Ana Carolina Nunes


Jornal do Comércio
Jornal O Paiz
Assentos Paroquiais
Guilherme Alves Serra Pereira


Almanak Laemmert
Registro de Terras
Torre do Tombo
Arquivo Ultramarino
Anamaria Nunes

Um comentário:

  1. Sou Maxwell Moraes Gouvea filho de Manoel Marques Gouvea neto de Manoel Marques Gouvea e bisneto de Antonio Marques Gouvea Natural de S.Joanhinha Concelho de Santa Coimbra,Nascido em 12 de Fevereiro de 1876.Elvira Bernardes Marques Gouveia e seu filho Amadeu Rodrigues ficarao em Adiça Tondela Portugal no ano de 1949.MaxwellGouvea@yahoo.com.br

    ResponderExcluir