quinta-feira, 22 de julho de 2010

FERNANDES - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Brandão
Avós de Margarida da Almança
Bisavós de Margarida da Almança
Terceiros Avós de José Rodrigues
Quartos Avós de Ana Teresa da Conceição
Quintos Avós de Catarina Tomásia
Sextos Avós de Catharina Narciza do Rozário
Sétimos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Oitavos de Manoel Torquato de Gouvêa
Nonos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Primeiros Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JERÔNIMO FERNANDES. Nascido por volta de 1590, na Freguesia de Cedros.

Casado, por volta de 1610, com MARIA BRANDÃO. Nota: Não foram encontrados os registros de nascimento (batismos) e casamento deste casal, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. Nascida por volta de 1590, na Natural da Freguesia de Cedros. Foram Pais de:

1.1 Domingos Fernandes. Alfaiate. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 29 de Março de 1673 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamentos, nos quais nomeou seu testamenteiro, o genro Manuel Fernandes da Rocha e foi sepultado junto à porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 31 de Agosto de 1631, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Francisca Luís, nascida na Freguesia de Cedros. Filha de Gaspar Luís e Catarina Ribeiro. Com Geração.

1.2 Pedro Fernandes. Natural da Freguesia de Cedros. Falecido antes de 1638. Casado, em 5 de Outubro de 1631, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ventura de Macedo, natural da Freguesia de Cedros. Filha de Sebastião Vieira, o Conde, e Bárbara de Macedo. Depois de viúva, casou 2ª vez com João Fialho e tiveram: Maria Vicente. Casou 3ª vez com Gregório de Freitas. Nota: Não foram encontrados os registros dos 2º e 3º matrimônios da Ventura de Macedo. Foi através do seu registro de óbito, que ficamos sabendo da existência do 3º casamento e através do registro de nascimento (batismo) da filha Maria Vicente, que ficamos sabendo do 2º matrimônio. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada junto do púlpito, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Com Geração.

1.3 Maria Brandão que segue.

1.4 Gaspar Brandão Fernandes. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 31 de Agosto de 1648 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Gaspar foi padrinho do batismo do sobrinho Sebastião, filho de seu irmão Domingos. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas deixou uns apontamentos, nos quais nomeou testamenteira sua mulher. Presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Sta.Bárbara, apesar do padre nada dizer. Casado com Isabel da Rosa, a Velha, nascida na Freguesia de Cedros, e aí falecida em 22 de Março de 1664. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Isabel. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultada de N.Sª.do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Pelo fato de não terem sido encontrados os registros de nascimento (batismo) e casamento da Isabel, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. Com Geração.

1.5 Antonio Fernandes. Natural da Freguesia de Cedros. Casado com Francisca Vicente, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 16 de Abril de 1664. Filha de Gomes Dias Vieira e Catarina Alves. Com Geração.

1.6 Beatriz Fernandes. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 15 de Agosto de 1666 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Beatriz. Recebeu todos os "divinos savramentos", deixou uns apontamento, mas não nomeou testamenteiro e foi sepultada no meio da igreja, entre as mesas do Senhor e de Santa Barbara, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casada com Domingos da Rosa, nascido em Abril de 1632, na Freguesia de Cedros e aí batizado em 1 de Maio de 1632, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, e falecido em 8 de Novembro de 1683. Filho de Mateus da Rosa e Luzia Jorge. Com Geração.

2. MARIA BRANDÃO casada com BRÁS DA ALMANÇA, Patriarcas da 2ª Geração da Família Almança.

Fonte
Universidade do Minho
Ilha do Faial

DUTRA - Castelo Branco - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Ágada Dutra
Avós de Maria Dutra
Bisavós de Antonio Silveira Ramos
Terceiros Avós de Antonio Silveira Ramos
Quartos Avós de Catharina Narciza do Rosário
Quintos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sextos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Sétimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Oitavos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. AMARO DUTRA. Nascido, antes de 1624, na Freguesia de Castelo Branco. Batizado na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecido em 4 de Outubro de 1649 na Freguesia de Castelo Branco. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Nota: O nascimento do Amaro ocorreu antes de 1624, ano a partir do qual é que existem registros de batismo na freguesia de Castelo Branco, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus pais. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Homônimo: Em Pedro Miguel há um do mesmo nome casado com Águeda André, pais de Bárbara Dutra, natural de Pedro Miguel, casada em 7 de Novembro de 1661, com Marcos João, pais de Francisco, Maria, Amaro e Serafina.

Casado com LEONOR FURTADO, natural da Freguesia de Castelo Branco. Filha de Gaspar Furtado. Nota: A ligação da Leonor ao seu progenitor, deve-se a Marcelino de Lima. (Pesquisa em Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Foram Pais de:

2. ÁGADA DUTRA. Nascida em Outubro de 1627 na Freguesia de Castelo Branco. Batizada em Outubro de 1627 na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Nota: Não foi encontrado o registro de óbito da Ágada (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

Casada, por volta de 1655, com ANTONIO MANOEL. Nascido em Março de 1635 na Freguesia de Castelo Branco. Batizado em Março 1635 na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecido em 28 de Agosto de 1669, na Freguesia de Castelo Branco. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Filho de André Manoel e Grácia Rodrigues. Foram Pais de:

2.1 Isabel Dutra. Nascida por volta de 1638 na Freguesia de Cedros. Falecida em 27 de Fevereiro de 1708 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Isabel foi madrinha de ambos sobrinhos batizados com o nome Manuel, filhos de sua irmã Ana e de Francisco Gonçalves. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada em frente da porta principal, do lado da Capelinha dos Batizados. Fez testamento, no qual deixou dito, entre muitas outras coisas, que fosse amortalhada no hábito de São Francisco, acompanhada com todas as Cruzes da igreja, etc. Faleceu com 70 anos pouco mais ou menos, segundo dia o padre. Batizou os dois sobrinhos de nome Manoel, filhos de sua irmã Ana e de Francisco Gonçalves. Casada com Carlos Fernandes, nascido em Setembro de 1640, na Freguesia de Cedros, e aí batizado no mesmo mês e ano, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Aí também falecido em 18 de Maio de 1703. Filho de Domingos Fernandes e Francisca Luís. Neto paterno de Jerônimo Fernandes e Maria Brandão (V. Meus 11º Avós) Foi 1º casado com Catarina Dias. Com Geração.

2.2 Amaro Dutra. Nascido por volta de 1653, na Freguesia de Cedros. Falecido em 8 de Fevereiro de 1704, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Amaro. Foi através do seu registro de óbito, que ficamos sabendo da sua existência e casamento. Recebeu todos os "sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado no corredor de Santo Amaro, abaixo do púlpito, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Faleceu com 50 anos de idade pouco mais ou menos, segundo diz o padre. Casado com Maria Pereira, nascida por volta de 1642, na Freguesia de Cedros, e aí falecida em 9 de Novembro de 1712. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Antonio Vieira Goulart e Mícia Pereira (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Com Geração.

2.3 Antonio Dutra. Nascido em Setembro de 1665 na Freguesia de Castelo Branco. Batizado em 6 de Setembro de 1665 na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecido em 7 de Abril de 1705 na Freguesia de Cedros. Nota: António recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser notoriamente pobre e foi sepultado na casa dos padres da Igreja Paroquial de Santa Bárbara. O funeral do finado foi grátis. Casado a 19 de Janeiro de 1688, Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Bárbara Pereira, nascida por volta de 1665, na Freguesia de Cedros e aí falecida em 21 de Março de 1705, sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Manuel Pereira e Maria Duarte. Com Geração.

2.4 Ana Dutra. Natural de Cedros. Batizou a sobrinha Maria, filha de sua irmã Isabel: Nota: Ana foi madrinha do batismo da sobrinha Maria, filha de sua irmã Isabel e de Carlos Fernandes. Foi através do registro do citado batismo, que ficamos sabendo da sua ligação aos progenitores. Casada com Francisco Gonçalves, nascido por volta de 1645, na Freguesia de Cedros e aí falecido em 11 de Fevereiro de 1705. Filho de Antonio Gonçalves e Bárbara Jorge. Com Geração.

2.5 Maria Dutra, que segue.

3. MARIA DUTRA. Nascida por volta de 1678, na Freguesia de Cedros. Falecida em 21 de Julho de 1733, na Freguesia de Salão. Sepultada na Igreja Paroquial de N. Sra. do Socorro. Nota: Maria recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhada pelo Colégio e Cruzes da igreja. Foi sepultada junto ao púlpito, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Fez testamento, no qual deixou nomeados 10 mil réis por sua alma. Foi 1º casada com Lourenço Gomes, nascido por volta de 1645 na Freguesia de Cedros, e aí falecido em 15 de Fevereiro de 1705. Filho de Pedro Gomes e Maria Tomé. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Lourenço. Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado na Capela de N. Sª. do Rosário, junto ao altar, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Os herdeiros mandaram fazer meio ofício e dizer 15 missas. Faleceu com 60 anos de idade pouco mais ou menos, segundo informação prestada por terceiros ao padre. Com Geração.

Casada, em 25 de Maio de 1705, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com MANOEL JOÃO CORREIA. Nascido em 6 de Fevereiro de 1681, na Freguesia da Ribeirinha. A data do nascimento foi encontrada na Pesquisa na Freguesia da Ribeirinha. Falecido em 26 de Janeiro de 1727, na Freguesia de Cedros, Ilha do Faial, aos 45 anos. Sepultado em 27 de Janeiro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Manuel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas disse na presença do padre e das testemunhas Domingos Rodrigues, sargento e Pascoal Furtado que queria que fizessem legados por sua alma no valor de 25 mil réis. Foi acompanhado pelo Colégio e Cruzes das Confrarias da igreja e sepultado no "corpo da igreja", junto ao confessionário, do lado da epístola, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Faleceu com 45 anos de idade, segundo diz o padre. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Filho de Antonio Correia e Ágada João. Neto paterno de João Correia e Ana Brás. Neto materno de Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes. Bisneto paterno de Luis Correia e Maria Rodrigues. De Baltazar Furtado e Ana Brás. Foram Pais de:

3.1 Antonio Silveira Ramos, que segue.

3.2 Maria. Nascida em 11 de Abril de 1708 na Freguesia de Cedros. Batizada em 15 de Abril de 1708, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 22 de Abril de 1713, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

3.3 Manoel João Correia. Nascido em 3 de Fevereiro de 1710, na Freguesia de Cedros. Batizado em 9 de Março na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 1ª Núpcias, em 9 de Novembro de 1733, na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro, com Maria Ana da Conceição, nascida em 24 de Maio de 1712, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 26 de Maio, e falecida em 3 de Julho de 1744, na Freguesia do Salão. Filha de Antonio Luis Alvernaz e Maria da Rosa. Com Geração.

3.4 João Silveira. Nascido em 15 de Janeiro de 1713, na Freguesia de Cedros. Batizado a 19 de Janeiro de 1713 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 3 de Fevereiro de 1745, na Freguesia do Salão. Sepultado na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro. Nota: João recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhado pelo pároco, Cruzes e Pendões da igreja. Foi envolto em mortalha branca e sepultado abaixo da "porta travessa (sic)", do lado Sul, na Igreja Paroquial de N ª Sª. do Socorro. Não fez testamento. Casado em 22 de Novembro de 1734, na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro, com Catarina Garcia, nascida em 3 de Maio de 1709, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 8 de Maio, filha de Manoel Pires de Sousa e de Maria Furtado. Depois de viúva, casou em 8 de Novembro de 1745, com José de Medeiros Pereira. Com Geração.

3.5 José. Nascido em 9 de Dezembro de 1715, na Freguesia de Cedros. Batizado em 15 de Dezembro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 24 de Agosto de 1716 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: José foi sepultado na Ermida de N. Sª. do Socorro/Salão. Manoel Dutra da Rosa Cabeça batizou José, filho de Manuel João e Maria Dutra. Nota: Manuel foi padrinho do batismo do José, filho de Manuel João e de Maria Dutra. Foi através do registro do citado batismo que ficamos sabendo da sua existência e filiação. Recebeu os "sacramentos da penitência e da extrema unção", não tendo recebido o "Sacro Viático" por não terem chamado o padre a tempo. Teve acompanhamento do Colégio e Cruzes. Levou como mortalha o hábito de sayal de São Francisco. Teve 1 ofício de corpo presente e foi sepultado na Capela de N. Sª. dos Remédios. Fez testamento tendo deixado 20 mil réis p/legados.

3.6 Maria. Nascida em 2 de Junho de 1718, na Freguesia de Cedros. Batizado em 7 de Junho na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

3.7 José. Nascido em 23 de Maio de 1772, na Freguesia de Cedros. Batizado em 28 de Maio na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

4. ANTONIO SILVEIRA RAMOS casado com ROSA MARIA DO NASCIMENTO, Patriarcas da Família Silveira Ramos, da Ilha do Faial.

Descendência de Manoel João Correia e Maria Dutra
Pesquisada na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial
Universidade do Minho

DUARTE - Ribeirinha - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Filipe Duarte
Avós de Luzia Silveira dos Santos
Bisavós de Ana Teresa da Conceição
Terceiros Avós de Catarina Tomásia
Quartos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Quintos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sextos de Manoel Torquato de Gouvêa
Sétimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Oitavos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MANOEL DUARTE. Natural da Ribeirinha. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

Casado com ANA ALVERNAZ. Notas: O casamento foi registrado na Freguesia do Salão, mas sem informação alguma, exceto o filho Filipe. Não foi encontrado o registro de casamento deste casal, na freguesia da Ribeirinha, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Natural da Ribeirinha. Foram Pais de:

2. FILIPE DUARTE. Nascido em Ribeirinha. Falecido em 31 de Janeiro de 1740, em Ribeirinha.

O Apelido: No seu registro de casamento tem o apelido “Goulart”. Tentei encontrar o tal registro para me certificar da informação, pesquisando em todas as freguesias, mas nada encontrei

Casado, em 1ª Núpcias, com Inês de Faria, nascida na Ribeirinha e aí falecida em 8 de Outubro de 1704 (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Foram Pais de:

2.1 Manoel Duarte. Nascido em 11 de Janeiro de 1688, na Ribeirinha. Falecido em 10 de Junho de 1739, na Ribeirinha, aos 51 anos. Casado, em 27 de Novembro de 1713, com Margarida de Almança, nascida em 24 de Abril de 1692, na Ribeirinha e aí falecida em 8 de Abril de 1758, aos 65 anos. Filha de João Duarte e Maria Furtada. Neta paterna de Brás Duarte e Catarina de Almança. Neta materna de Cosme João Borges e Margarida Furtada (V. Meus 9º Avós). Com Geração.

2.2 Domingos Duarte. Nascido em 24 de Outubro de 1689, na Ribeirinha. Falecido em 7 de Julho de 1723, na Ribeirinha, aos 33 anos. Casado, em 1ª Núpcias, em 9 de Janeiro de 1719, com Vitória da Ajuda, nascida em 2 de Agosto de 1694, em Pedro Miguel, e falecida em 8 de Março de 1732, na Ribeirinha, aos 37 anos, filha de Francisco Luis Brandão e Maria Luís. (Depois de viúva, casou-se, em 16 de Agosto de 1732, com José de Medeiros. Nascido em 1 de Abril de 1699, na Ribeirinha, e aí falecido em 19 de Fevereiro de 1778, aos 78 anos, filho de Gaspar João e Catarina de Medeiros, o qual, depois de viúvo também se casou em 2ª Núpcias, com Luzia do Nascimento, e em 3ª Núpcias com Catarina Maria, com geração em todos os casamentos). Com Geração. Casado, em 2ª Núpcias, com Catarina da Terra, natural da Ribeirinha e aí falecida em 2 de Agosto de 1718, filha de Domingos Nunes e Águeda da Terra, em 2ª Núpcias dela que foi 1º casada, em 19 de Agosto de 1696, com Manuel Luís da Silveira, nascido na Ribeirinha e aí falecido em 24 de Outubro de 1715, filho de Antonio Luís e Maria Silveira (V. Meus 8º Avós). Com Geração.

2.3 João. Nascido em 9 de Junho de 1691, na Ribeirinha.

2.4 João Duarte. Nascido em 17 de Julho de 1692, na Ribeirinha. Falecido em 19 de Setembro de 1757, na Ribeirinha, aos 65 anos. Casado, em 8 de Fevereiro de 1723, com Joana do Rosário, nascida em 20 de Junho de 1701, na Ribeirinha, e aí falecida em 8 de Abril de 1764. Filha de Francisco Gonçalves Luís e Joana Pereira. Com Geração.

2.5 Francisco Duarte de Faria. Nascido em 23 de Novembro de 1696, na Ribeirinha. Falecido em 8 de Setembro de 1784, na Ribeirinha, aos 87 anos. Casado, em 1ª Núpcias, em 15 de Janeiro de 1725, com Maria da Conceição, nascida em 20 de Novembro de 1695, na Ribeirinha. Filha de Manuel Pereira Reis e Catarina de Almança. Neta paterna de João Pereira e Águeda Rodrigues. Neta materna de Francisco da Costa e Margarida de Almança (V. Meus 9º Avós). Com Geração. Casado, em 2ª Núpcias, com Teresa Rosa de Jesus, nascida em 10 de Junho de 1712, na Ribeirinha, e aí falecida em 30 de Setembro de 1774, aos 62 anos. Filha de Gaspar João e Catarina de Medeiros. Neta paterna de Cosme João Borges e Margarida Furtada (V. Meus 9º Avós) Com Geração.

2.6 Antonio. Nascido em 15 de Janeiro de 1699, na Ribeirinha.

2.7 José Luís. Nascido em 3 de Agosto de 1701, na Ribeirinha. Casado, em 1ª Núpcias, em 10 de Outubro de 1729, com Maria de Jesus, nascida em 15 de Março de 1698, na Ribeirinha, e aí falecida em 23 de Fevereiro de 1735, aos 36 anos. Filha de Antonio Luís e Isabel de Medeiros. Sem Geração. Casado, em 2ª Núpcias, em 24 de Julho de 1735, com Ana de São José, nascida em 6 de Fevereiro de 1715, na Freguesia de Cedros e falecida em 19 de Janeiro de 1777, na Ribeirinha, aos 61 anos. Filha de Francisco Furtado e Francisca Luís de Freitas. Com Geração.

2.8 ... Nascido em 14 de Março de 1704, na Ribeirinha. Falecido em 14 de Março de 1705, na Ribeirinha, com um ano.

2.9 Maria. Natural da Ribeirinha. Casada, em 9 de Maio de 1718, com Antonio Furtado, natural de Cedros.

FILIPE DUARTE se casou, em 2ª Núpcias, em 17 de Novembro de 1704, com TERESA DA SILVEIRA. Nascida em 17 de Fevereiro de 1686, em Ribeirinha. Filha de João da Silveira Goulart e Maria de Almança do Espírito Santo. Neta paterna de João da Silveira e Águeda Luís. Neta materna de Antonio João e Catarina da Almança. Foram Pais de:

2.10 Teresa de São José da Silveira. Nascida em 26 de Outubro de 1705, na Ribeirinha. Falecida em 29 de Abril de 1767, na Ribeirinha, aos 61 anos. Casada, em 1ª Núpcias, em 30 de Outubro de 1724, com João Rodrigues Dutra, em 2ª Núpcias dele, nascido em 8 de Julho de 1697, na Ribeirinha, filho de Manuel Dutra Bulcão e Águeda Rodrigues. Neto paterno de Antonio Dutra e Maria de Almança. Neto materno de Pedro Gomes e Bárbara Jorge. Bisneto paterno de Pedro Gomes e Maria Rodrigues (V. Meus 9º Avós). João Rodrigues Dutra foi 1º casado em 15 de Novembro de 1723, com Ana de Medeiros e tiveram: Isabel. Sem Geração. Casada, em 2ª Núpcias, em 24 de Maio de 1725, com Manuel Duarte de Lemos, nascido em 16 de Março de 1694, na Ribeirinha, e aí falecido em 10 de Novembro de 1757, aos 63 anos. Filho de José de Lemos e Isabel Jorge. Com Geração.

2.11 Antonio Silveira Goulart. Nascido em 19 de Fevereiro de 1707, na Ribeirinha. Falecido em 27 de Julho de 1783, na Ribeirinha, aos 76 anos. Casado, em 20 de Outubro de 1732, com Luzia Luís, nascida em 14 de Dezembro de 1714, na Ribeirinha, e aí falecida em 3 de Agosto de 1793, aos 78 anos. Filha de Sebastião Furtado de Mendonça e Luzia Luís. Com Geração.

2.12 Luzia Silveira dos Santos que segue.

2.13 Isabel. Nascida em 1 de Novembro de 1708, na Ribeirinha. Falecida em 30 de Julho de 1716, na Ribeirinha, aos 7 anos. Era gêmea de Luzia Silveira dos Santos, minha 7ª avó.

2.14 Mateus. Nascido em 30 de Janeiro de 1711, na Ribeirinha. Falecido em 22 de Março de 1715, na Ribeirinha, aos 4 anos.

2.15 Ana Silveira. Nascida em 4 de Agosto de 1712, na Ribeirinha. Falecida em 13 de Agosto de 1770, na Ribeirinha, aos 58 anos. Casada, em 18 de Janeiro de 1734, com Pascoal da Rosa, nascido em 9 de Outubro de 1715 e aí falecido em 4 de Setembro de 1773, aos 57 anos, filho de João Silveira de Faria e Teresa da Rosa, que foi 2ª mulher de seu avô, João Silveira Goulart (V. Meus 9º Avós). Com Geração.

2.16 Mateus. Nascido em 13 de Junho de 1716, na Ribeirinha. Falecido em 21 de Julho de 1716 – Ribeirinha, com um mês.

2.17 Pascoal Silveira Goulart. Nascido em 25 de Março de 1714, na Ribeirinha. Falecido em 7 de Agosto de 1764, na Ribeirinha, aos 50 anos. Casado, em 1ª Núpcias, em 10 de Junho de 1743 com Teresa Maria Silveira, nascida em 10 de Setembro de 1709, na Ribeirinha e aí faleceu em 20 de Outubro de 1781, aos 72 anos. Filha de Sebastião Furtado de Mendonça e Luzia Luís. Com Geração.

2.18 João. Nascido em 26 de Maio de 1720, na Ribeirinha. Falecido em 26 de Maio de 1725, na Ribeirinha, aos 5 anos.

2.19 Josefa. Nascida em 4 de Junho de 1722, na Ribeirinha.

2.20 Manoel. Nascido em 18 de Março de 1725, na Ribeirinha.

2.21 Mateus Goulart. Nascido na Ribeirinha. Falecido em 5 de Agosto de 1776 – Ribeirinha. Casado, em 20 de Novembro de 1743, com Bárbara Maria, nascida em 18 de Março de 1709, na Ribeirinha e aí falecida em 2 de Maio de 1779, aos 70 anos. Filha de Manuel Pereira Reis e Catarina de Almança. Neta paterna de João Pereira e Águeda Rodrigues. Neta materna de Francisco da Costa e Catarina de Almança (V. Meus 9º Avós). Com Geração.

2.22 Maria. Falecida em 29 de Setembro de 1737, na Ribeirinha.

Quando FILIPE DUARTE morreu, sua viúva TERESA SILVEIRA casou-se, em 2ª Núpcias, em 23 de Janeiro de 1743, com José de Lemos. Sem Geração.
José de Lemos era natural da Ribeirinha, onde faleceu em 11 de Janeiro de 1759, em 2ª Núpcias dele também. Filho de José de Lemos e Isabel Jorge. Foi 1º casado com Maria das Candeias e tiveram: Mateus, Maria,..., Manuel, José Francisco da Silveira, Antonio Francisco da Silveira, Antonio Francisco da Silveira, Teresa da Conceição, Catarina Maria, Francisca, Mateus da Rosa, Francisca, Simão da Rosa e Jorge (Descendências na Ribeirinha – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

3. LUZIA SILVEIRA DOS SANTOS casada com JOSÉ RODRIGUES, Patriarcas da Família Conceição.

DOS SANTOS - Vila de Tarouca

DESCENDÊNCIA
Pais de Antonio Nunes da Silva
Avós de Antonio José Nunes
Bisavós de Antonio José Nunes
Terceiros Avós de Severiano Nunes
Quartos Avós de Antonio Severiano Nunes
Quintos Avós de Oscar Severiano Bastos Nunes
Sextos avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sétimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. MARIA DOS SANTOS. 1ª e única do nome. Nascida por volta 1700, na Vila de São Pedro de Tarouca. De acordo com a Certidão de Casamento de seu filho, é possível que fosse filha de Benedito Antonio (...) dos Santos, uma das Testemunhas da cerimônia.

É possível também que fosse irmã do Padre Antonio Nunes conforme Certidão de Batismo de seu neto Antonio José Nunes:


Aos 7 dias do mês de fevereiro de mil e setecentos e sinquenta e hum annos baptisei aAntonio, filho do primeiro matrimônio do Antonio Nunes e de sua molher Josepha Maria moradores nesta Villa de Tarouca, Freguesia do Bispado do Lamego. Ele natural da mesma villa ella natural de Arcos Freguesia de Sever. Avós paternos Antonio, digo Francisco Nunes e sua molher Maria dos Santos, naturais desta villa. Avós Maternos Domingos Rodrigues natural da villa de Peixeninho e sua molher Maria Gomes natural de Arcos Freguesia de Sever. Foram Padrinhos o Pe. Antonio Nunes e sua irmã Ma. dos Santos desta Freguesia e (...) fiz este (...) e assignei dia mês e ano (...) supra.

Casada nos anos de 1720, na mesma Freguesia, com FRANCISCO NUNES, nascido por volta de 1700, na Vila de Tarouca. Foram Pais de:

2. ANTONIO NUNES DA SILVA casado com MARGARIDA TERESA, Patriarcas da 2ª Geração da Família Nunes.

Pesquisa
Anamaria Nunes
Assentos Paroquiais
Ana Paula Pereira


DOS REIS - Pernambuco

DESCENDÊNCIA
Pais de Antonio Luís Bastos dos Reis
Avós de Humbelina Emília Bastos dos Reis
Bisavós de Oscar Severiano Bastos Nunes
Terceiros Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quartos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. GENOVEVA MARIA DOS REIS. 1ª e única do nome. Nascida por volta de 1810, em Pernambuco. O único filho do casal conhecido se chamava Antonio Luis, e em Pernambuco encontramos um do mesmo nome que pode ser pai Dona Genoveva: em 1747, era Mestre do navio Santo Antonio do Livramento.

Casada, por volta de 1830, com JOÃO BAPTISTA BASTOS, nascido por volta de 1810, em Pernambuco. Foram Pais de:

2. ANTONIO LUÍS BASTOS DOS REIS casado por volta de 1835, com EMÍLIA PRAXEDES DA COSTA, Patriarcas das Famílias Bastos dos Reis e da Costa Bastos, do Rio de Janeiro.

Fonte
Certidão de Nascimento do neto do casal
Acervo de Maria Lygia de Gouvêa Nunes

Pesquisa
Anamaria Nunes

DIAS - Candoso - Vila de Guimarães

DESCENDÊNCIA
Pais de Ana Dias
Avós de André Dias
Bisavós de Catarina Dias
Terceiros Avós de Antonio Dias
Quartos Avós de Frutuoso Dias
Quintos Avós de Manuel de Abreu
Sextos Avós de Sebastião José de Abreu
Sétimos Avós de Maria Ignácia da Conceição
Oitavos avós de Custódia Maria de Aguiar
Nonos Avós de Cecília Maria Brandão
Décimos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Décimos Primeiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Segundos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Terceiros de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MARIA DIAS. 1ª do nome. Nascida por volta de 1510, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Possibilidade: Torre do Tombo: Alvará de quita de 5 réis ao recebedor que foi das sisas de Candoso Afonso Dias, quantia que perdeu no seu recebimento. 18/05/1526. Corpo Cronológico, Parte II, mç. 133, 62.

Casada com DESCONHECIDO. Foram Pais de:

1.1 Vitória Dias. Foi mãe solteira de Catarina Dias, falecida em 18 de Junho de 1622, no Casal do Reboto, Candoso, São Martinho, Vila de Guimarães, também mãe solteira de Pedro, batizado em 30 de Abril de 1618, no Casal do Reboto, Candoso. (Registro de Batismo: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 7 e 7 v., n.º 4). Disseram os padrinhos que seu pai era Francisco de Abreu do Outeiro. Padrinhos: António Fernandes do Reboto e Catarina, filha de António Francisco do Reboto.

1.2 Isabel Dias. Falecida em 5 de Outubro de 1595, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães.
(Registro de Óbito: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 23, n.º 5).

1.3 Ana Dias, que segue.

1.4 Baltazar Dias. Cutileiro. Casado com Senhorinha Gonçalves, fixou residência na vila de Guimarães, na Rua dos Gatos, freguesia de São Sebastião. Em 1580 uma Senhorinha Gonçalves morava no Casal da Freguesia do Mosteiro da Costa (Privilégios de Nossa Senhora da Oliveira - Volume IV - Casa Sarmento) Com Geração.

2. ANA DIAS. Nascida por volta de 1540, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 3 de Maio de 1614.

Casada, por volta de 1565, no Candoso (São Martinho), com ANTONIO PIRES, falecido em 1590. Deixou Testamento: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 22, n.º 4. Fez testamento com obrigação de três missas. Mandaram dizer-lhe 14. Foram Pais de:

2.1 Isabel Dias. Batizada em 6 de Dezembro de 1579, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Salvador Gonçalves, Galego, e Vitória filha de Maria Dias do Reboto.

2.2 Apolônia Dias. Batizada em 14 de Novembro de 1582, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 25 de Maio de 1635, solteira, sem Testamento. Registro de Batismo: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 5 v., n.º 4. Padrinhos: João Gonçalves do Carvalhal e Isabel filha de Maria Dias do Reboto. Registro de Óbito: «Seu irmão André Dias lhe arrecadou alguns bens que tinha». AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 61 v., n.º 3.

2.3 André Dias, que segue.

3. ANDRÉ DIAS. Batizado em 19 de Março de 1581, no Casal do Reboto, Candoso. Falecido em 3 de Setembro de 1652, no mesmo lugar. (Registro de Batismo: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 4, n.º 4. Registro de Óbito: [1] AMAP: Misto 3, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 183, fl. 66 v., n.º 1. Recebeu todos os sacramentos, dele constou mandar sepultar-se dentro da igreja, teve o primeiro ofício com nove lições e oferta costumada de 150 reis, o mesmo se fez ao mês e ao ano).

Casado, em 1ª Núpcias, em 18 de Abril de 1616, com MARIA DE ABREU, batizada em 9 de Novembro de 1583, no Casal do Outeiro, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 8 de Outubro de 1622, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Filha de Francisco Fontes e de sua mulher Violante de Abreu. Neta materna de Salvador Gonçalves e de Dona Joana da Silva. Foram Pais de:

3.1 Francisco de Abreu. Batizado em 11 de Novembro de 1615, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Francisco de Abreu e Catarina do Outeiro.

3.2 Catarina Dias, que segue.

ANDRÉ DIAS foi casado, em 2ª Núpcias, por volta de 1624, com Margarida Lopes, falecida em 10 de Maio de 1621, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Foram Pais de:

3.3 Maria. Batizada em 9 de Maio de 1626, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: João de Abreu e Apolônia Luís do Outeiro.

ANDRÉ DIAS foi casado, em 3ª Núpcias, por volta de 1627, com Antónia Fernandes. Foram Pais de:

3.4 Apolônia. Batizada em 30 de Janeiro de 1628, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Francisco de Abreu do Outeiro e Maria Fernandes do casal da Cruz, freguesia de Santo Estêvão de Barrosas.

3.5 Domingos. Batizado em 15 de Abril de 1630, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Amaro Gonçalves e Maria Fernandes do Reboto.

3.6 Antonio Dias. Batizado em 5 de Outubro de 1631, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro de Abreu do Outeiro e Ana Duarte do Reboto.

3.7 João Dias. Batizado em 21 de Outubro de 1635, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecido em 21 de Agosto de 1656. Registro de Batismo: Padrinhos: Salvador Gonçalves alfaiate de Bugalhos e Maria Vaz da Batoca desta freguesia. Registro de Óbito: AMAP: Misto 3, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 183, fl. 70, n.º 2. Recebeu todos os sacramentos. Tinha a legítima que lhe ficou por morte de seu pai que seria de 15 mil reis. Fez-se lhe o primeiro ofício com dez padres e nove lições, o segundo ofício com oito padres.

4. CATARINA DIAS. Batizada por volta de 1617, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 7 de Agosto de 1684, no Casal da Pipe, Candoso.


Não encontramos o seu baptismo em virtude de um sub-registo deste acto, responsabilidade do padre Pedro Fernandes. Para dificultar ainda mais o deslinde de sua ascendência, o casamento omite os pais dos nubentes, mencionando apenas os seus locais de origem. Fundamos esta ligação familiar nas seguintes referências documentais: O baptismo de Domingos filho de Isabel, solteira, do Reboto, a 23-Maio-1635, «(…) foraõ padrinhos António Frz de Candoso e Catarina Dias filha de André Dias do Reboto (…)». Volta a apadrinhar a 29-Set-1641, o baptismo de António, filho de António Teixeira, desta vez em parceria com seu futuro marido, «(…) foraõ padrinhos Cosme, criado de Francisco Gonçalves de Samas e Catarina filha de André Dias (…)». Quanto à filiação paterna, creio que estas referências são significativas, contudo relativamente à materna surge a dúvida. De qual das mulheres de André Dias seria ela filha? Uma outra referência documental vem lançar alguma luz sobre o assunto. O rol dos crismados inclui dois filhos de André Dias, Francisco e Catarina. Apesar do acto não ter apenso qualquer data, o facto de apenas serem crismados dois dos filhos, indicia que se tratem dos filhos mais velhos de André Ribeiro, uma vez que Francisco foi o primogénito, e como tal, irmãos inteiros, filhos de sua primeira mulher Maria de Abreu. Para reforçar ainda mais esta hipótese, uma das filhas de Catarina Dias adopta o apelido Abreu, factos que agregados parecem dissipar quaisquer dúvidas quanto à filiação materna.

Rui Faria
Universidade do Minho

Casada, em 28 de Março de 1642. com COSME GONÇALVES, nascido por volta de 1620, na Freguesia de Joane, São Salvador, Concelho da Vila Nova de Famalicão. Falecido em 5 de Janeiro de 1683, no Casal de Pipe, Candoso, São Martinho, Guimarães. Privilégio: Senhor do Prazo do Casal da Pipe, em Candoso. Mudança para Candoso: Veio para Candoso servir como criado de Francisco Gonçalves de Samas e aqui se enamorou com Catarina Dias. Irmãos: Pedro Gonçalves e de Ângela Gonçalves. (Registro de Casamento: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 75 v, n.º 1). Foram Pais de:

4.1 Domingas. Batizada em 15 de Novembro de 1643, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 20 de Novembro de 1643, no mesmo lugar. (Registro de Batismo: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 48 v., n.º -- Padrinhos: António Fernandes, solteiro de Candoso por ser baptizado em casa por necessidade e Catarina Fernandes mulher de Francisco Gonçalves de Samas.) (Registro de Óbito: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 48 v., n.º -- )

4.2 Catarina Dias. Batizada em 6 de Novembro de 1644, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 5 de Novembro de 1713, no mesmo lugar. Registro de Batismo: Padrinhos: António Fernandes, solteiro, filho de Catarina Pires de Candoso e madrinha Catarina Francisca mulher de Francisco Gonçalves de Samas. Viuvez: Em 5 de Novembro de 1673 era já viúva quando apadrinha, juntamente com seu irmão António Dias de Pipe, a António filho de Cosme Gonçalves morador na Barroca e de sua mulher Domingas Dias. Vida Religiosa: Tornou-se então religiosa Terceira, tomando o nome de Catarina das Chagas. Apadrinha a 26 de Novembro de 1679 a Mariana filha de sua irmã Maria de Abreu e de seu cunhado João de Oliveira moradores em Pipe.

4.3 Maria de Abreu. Batizada em 25 de Agosto de 1647, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 31 de Outubro de 1712, em Cancela de Moure, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro Gonçalves seu irmão de Joane e Catarina Gonçalves de Samas. Casada com João de Oliveira, falecido em 26 de Setembro de 1715, em Cancela de Moure, Candoso (São Martinho), Guimarães. Com Geração.

4.4 Antonio Dias, que segue.

4.5 Jacinto. Batizado em 16 de Agosto de 1653, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Jacinto de Samas, solteiro e Ângela, solteira, irmã de Cosme Gonçalves, moradora no Miradouro.

5. ANTONIO DIAS. Tecelão. Batizado em 25 de Março de 1650, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecido em 29 de Março de 1717, no mesmo lugar. Registro de Batismo: Padrinhos: António Dias, solteiro, filho de André Dias do Reboto e Apolônia Luís mulher de Francisco Abreu do Outeiro. Tecelão, segundo Carlos da Silva, em postagem no fórum de Genealogia do Geneall. Net.

Casado, em 12 de Maio de 1670, no Casal da Pipe, Candoso, São Martinho, com CATARINA FERNANDES. Registro de Casamento: 12/05/1670 (S. M. Candoso). Antonio Dias c.c. Catarina Fernandes. Ele filho de Cosme Gonçalves de Pipe. Ela filha de Joào Gonçalves, da Teixeira e de Catarina Fernandes. Presentes: Cosme Glz, Joào Tabora, Frco Correia (Carlos Silva) Batizada em 3 de Maio de 1642, no Casal do Candoso, Candoso. Falecida em 21 de Outubro de 1714, no Casal de Pipe, Candoso. Árvore de Costados: Filha primogênita de João Gonçalves e de sua mulher Catarina Fernandes, que após o seu nascimento se fixaram no casal da Teixeira da dita freguesia de Candoso (São Martinho). Foram Pais de:

5.1 João. Batizado em 17 de Julho de 1672, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: Padrinhos: João de Oliveira e Catarina Luís mulher de Pedro Fernandes da Teixeira.

5.2 Domingos Dias. Batizado em 22 de Março de 1674, no Casal da Pipe, Candoso.Registro de Batismo: Padrinhos: Domingos Vaz morador em São Lázaro e Catarina Dias viúva sua irmã. Casal da Pipe: Sucessor de seu pai no Casal da Pipe, arranjou esposa em casa de lavrador rico, dos principais da freguesia. Casado, em 19 de Junho de 1693 com Ângela Dias, filha de António Dias, já defunto, e de sua mulher Maria Gonçalves, Senhores da Casa do Carvalhal. Com Geração no Casal e casa de Pipe.

5.3 Jerônima Dias. Batizada em 26 de Janeiro de 1676, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro de Abreu viúvo e Jerónimo de Abreu. Casada, em 13 de Fevereiro de 1692 (ou 99) com Pedro de Abreu, de Candoso, filho de Domingos Dias e de Ana de Abreu. Dispensados no 3° e 4° grau de consangüinidade. Testemunha: Cônego Diogo Lopes Vaz. Com Geração.


Pedro de Abreu era tecelão de Guardanapos e toalhas, também tinha umas terrinhas ou uma fazendinha. Filho dos lavradores Domingos Dias, de S. T. Candoso, lugar de Crestim, e de Ana de Abreu, de S. M. Candoso, Outeiro
Carlos Silva
Destaques na Descendência:
Domingos de Abreu, os Visconde de Serpa Pinto, Abade de Penha José Antonio de Abreu,
Padre Antonio José Lemos de Abreu, Sargento Mor José Joaquim de Abreu de Lemos, da Casa do Carrapatelo.

5.4 Ana. Batizada em 2 de Agosto de 1677, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: “(…) que me disseraõ não pegava nos peitos por isso a enxopiarão” Padrinhos: Pedro Francisco da Teixeira e Maria de Abreu mãe do pai da baptizada.

5.5 Frutuoso Dias, que segue.

5.6 Catarina Dias. Batizada em 25 de Março de 1682, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo:
Padrinhos: João de Oliveira morador no mesmo lugar e Catarina das Chagas irmã da Ordem Terceira.

5.7 Antonia Dias. Batizada em 4 de Maio de 1683, no Casal da Pipe, Candoso. Falecida em 6 de Maio de 1736, em São Cristóvão de Selho (Geneall.Net) Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro Francisco morador no casal da Batoca e Antónia, solteira, filha de Ana Nogueira moradora na Rua dos Gatos em Guimarães. Casada com Antonio de Castro, falecido em 18 de Agosto de 1744, em São Cristóvão de Selho. Filho de João de Castro, nascido em 25 de Abril de 1640, e Maria de Abreu, nascida por volta de 1650, em Candoso. Neto materno de Miguel Lopes, nascido em 14 de Abril de 1618, e Jerônima de Abreu, nascida por volta de 1620, em São Martinho de Candoso. Bisneto materno de Francisco de Abreu, nascido por volta de 1590, em São Martinho de Candoso, e Maria Vaz, nascida por volta de 1590 e falecida em 6 de Setembro de 1664, em Candoso, Casal de Batoca (Geneall.Net). Com Geração.

5.8 Jerônimo Dias. Batizado em 4 de Outubro de 1685, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: Padrinhos: Jerónimo da Silva e Catarina Ribeiro mulher de Francisco Ribeiro todos do lugar da Feiteira.

6. FRUTUOSO DIAS. Tecelão. Batizado em 18 de Abril de 1680, no lugar de Pipe. Falecido em 27 de Setembro de 1749.


Certidão de Batismo: «Aos desoito dias do mês de Abril de mil e seiscentos e oitenta baptizei a Frutuoso filho / legítimo de Ant.o Dias e de sua molher Caterina / Dias mor.s no lugar de Pipe foraõ padrinhos / João soltr.o da Teixr.a e Catarina solteira filha de Maria / Fernandes solte.ra em fé do que fiz este termo oje dia / e mês, e ano ut supra ho cura desta igr.a / o pdr.e Paulo da Silva o escrevi». Paroquial n.º 183, Misto 3, Candoso (São Martinho), fl. 44 n.º 1
Rui Faria
Universidade do Minho
Citado como Tecelão da Rua de Gatos no Livro dos Privilégios da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Volume IV, nº 4.

Casal na Freguesia de São Tiago do Candoso
Em 20 de Setembro de 1710, comprou o Casal e Lavras dentro da Igreja da Freguesia de São Tiago do Candoso, no Ofício de Agostinho Teixeira da Silva: (2) Ora Antonio da Silva, cutileiro da Rua dos Gatos, aos 18 de Janeiro de 1666, ora Diogo da Silva, seu filho, aos 12 de Setembro de 1701, ora Frutuoso Dias tecelão da Rua de Gatos aos 20 de Setembro de 1710 por compra no ofício de Agostinho Teixeira da Silva. Ora Francisco de Faria, morador na sua Quinta de Povedrains, da Freguesia de São Miguel dentre ambas as Aves, aos 4 de Janeiro de 1717, ora Senhorinha Josefa Machado moradora na Freguesia de São Martinho do Campo, termo do Porto, em 3 de Setembro de 1769, ora José Machado da Cunha e Almeida, de São Martinho do Campo, termo do Porto, por doação que lhe fez sua mãe, pr.ª vida no dito prazo e não pagou a Luctuosa, em 14 de Agosto de 1781 (Livro dos Privilégios da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Volume IV - Nº 4 – Página 24 - Nota de Rodapé - Casa Sarmento)
Anamaria Nunes

Frutuoso Dias, por volta de 1706, manteve relação marital com MARIA DE ABREU:


Usurpou o dito Frutuoso Dias a honra e virgindade a Maria de Abreu, moça solteira, moradora à Conceição na freguesia de Fermentões (Santa Eulália). Não conseguimos apurar a sua filiação, todavia não estranharíamos se a origem do apelido radicasse no casal Francisco Fontes e Violante de Abreu. Cremos que Maria de Abreu seria também natural de Candoso (São Martinho) e viera servir à soldada para Fermentões, conhecia Frutuoso Dias desde a infância, facto que poderá ajudar a explicar a relação entre ambos. Apesar de nenhuma confirmação documental estas são hipóteses possíveis, e pistas a explorar para, de futuro, escrutinar a sua origem. Nos apadrinhamentos de seus netos, filhos de Manuel de Abreu, encontramos dois indivíduos de apelido Abreu, um José de Abreu cuja origem não identificamos, outro foi o padre António de Abreu, filho de António de Abreu e de Rosa de Freitas ambos naturais de Candoso (São Martinho). Dever-se-iam estes apadrinhamentos a uma relação familiar por parte de Maria de Abreu? A confirmar-se não restam dúvidas que também Maria de Abreu foi uma dos milhares de descendentes do casal Francisco Fontes e Violante de Abreu, uma vez que a ascendência do padre António de Abreu também se radica neste casal. Consequentemente, caso se confirme tal hipótese, Maria de Abreu seria parente afastada de Frutuoso de Dias por parte de sua bisavó materna Maria de Abreu.

Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

6.1 Manoel de Abreu, que segue.

FRUTUOSO DIAS se casou, em 7 de Fevereiro de 1706, com Maria da Costa, batizada em 28 de Março de 1683, na Rua dos Gatos, São Paio, Guimarães. Falecida no mesmo lugar em 14 de Novembro de 1770. Filha de Jacinto da Costa e de sua mulher Ana Marques. Era irmã inteira de Bento da Costa Guimarães, mercador de grosso trato, Senhor da Quinta de Agra, em São Torcato, pelo seu casamento com Dona Maria dos Reis Abreu, herdeira da dita Quinta. Dona Maria dos Reis Abreu era sua parente afastada por ambos descenderem do Casal Francisco Fontes e Violante de Abreu supra mencionados.


Certidão de Casamento
(Paroquial n.º 425, Casamento 1, São Paio fl. 46 v e 47. Aos sete dias do mês de Fevereiro / do anno de mil e setesentos e seis / se reseberaõ em minha prezença / e das testemunhas abaixo nomea/das Fruitozo Dias filho de Antó/nio Dias e de sua m.er Catarina Frz // (fl. 47) do lugar de Pipe São Marti/nho de Candozo com Maria da Costa / filha de Jacinto da Costa e de sua m.er / Anna Marques moradores em Rua de / Gatos estando por testemunhas Pedro / Lopes merquador e Manuel Machado / escrivão e Manuel de Baladares sirieiro / que todos assinaraõ aje 7 de Fe.ro de 1706. Pedro Lopes – António d’Araújo – Manuel Valadares – Manuel Machado Gomes).
Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

6.2 Antonia. Nascida em 13 de Junho de 1708, em São Paio.

6.3 Maria Costa. Nascida em 16 de Setembro de 1710, em São Paio. Falecida, aos 72 anos, em 23 de Outubro de 1782.

6.4 Antonia Dias. Nascida em 25 de Setembro de 1712, em São Paio. Falecida, aos 32 anos, em 1 de Março de 1745. Casada, em 30 de Maio de 1742, com Francisco Pereira, nascido em 1717 e falecido em 1753. Com Geração.

6.5 João. Nascido em 18 de Agosto de 1714, em São Paio.

6.6 Catarina. Nascida em 24 de Novembro de 1716, em São Paio. Falecida, aos 13 anos, em 23 de Novembro de 1730.

6.7 Mariana. Nascida em 3 de Setembro de 1719, em São Paio.

6.8 Benta. Nascida em 22 de Julho de 1722, em São Paio.

6.9 Bento Dias Costa. Nascido em 15 de Fevereiro de 1725, em São Paio. Falecido, aos 27 anos, em 14 de Julho de 1752.

6.10 Joana. Nascida em 26 de Outubro de 1728, em São Paio. Falecida, aos 18 anos, em 8 de Outubro de 1747.

7. MANOEL DE ABREU casado com JOSEFA GOMES, Patriarcas da Família de Abreu, de Guimarães.


A Árvore de Costados de Manoel de Abreu me foi oferecida, como presente de Natal,
Por Rui Faria, da Universidade do Minho.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DE SOUSA GALHARDO E OLIVEIRA - Rio de Janeiro

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Isabel Galhardo
Avós de Maria Joana Galhardo das Neves
Bisavós de América Borges Monteiro
Terceiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quartos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quintos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO E OLIVEIRA. Capitão Tenente. Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo. Nascido em 27 de Julho de 1790, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa. Batizado em 9 de Agosto de 1790, na Freguesia da Ajuda. Falecido depois de 1850, no Rio de Janeiro.

A sua Madrinha de Batismo foi Dona Mariana Joaquina Apolônia de Vilhena Pereira Coutinho, afilhada de Dona Maria I, de alcunha Armânia, a Sereia de Olhos Verdes, que foi casada com Dr. Miguel de Arriaga Brum da Silveira, natural da Ilha do Faial.

O seu padrinho de Batismo foi o Mercador Sebastião Antonio da Cruz Sobral, Conselheiro do Príncipe Regente. Veio para o Brasil, em 1808, com a Família Imperial.

Em 1810, era Porteiro da Câmara de Cavalo de Número, e em 1845 era Porteiro da Cana, e como tal aposentado em 1847. Em 1826 esteve na Bahia, integrando Guarda de Honra, levando carta do punho do Chalaça.

Casado, em 15 de Agosto de 1810, na Capela Imperial (Cap. Imperial 1º , 13) com Dona MARIA FRANCISCA ROMANA, Criada de Sua Alteza Real, batizada em 17 de Março de 1792, na Freguesia de Nossa Senhora do Socorro, Patriarcado de Lisboa.


Afilhada de Batismo de Dona Maria I, a Louca e do Príncipe Regente, Dom João VI.

Filha de Felix Francisco Ferreira Fortes e Antonia Joaquina Rosa. Neta paterna de Manuel Ferreira e Anna Maria. Neta materna de Joaquim Alves e Joaquina Maria.

Em 1826 teve a tutela de seus filhos menores.

Pensionista do Império recebia algumas pensões e tenças, pensionista também da Real Bolsinha de Dom João VI, seu padrinho de batismo.

O seu Inventário, com data de 1853, está arquivado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas ainda não tivemos acesso. Foram Pais de:

1.1 José Maria de Sousa Galhardo. Capitão de Mar e Guerra. Cavaleiro da Imperial Ordem de Aviz, Comendador da Imperial Ordem da Rosa, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro. Nascido em 1811, no Rio de Janeiro. É possível que tenha falecido em 1874 porque deixa de ser citado no Almanak. Ainda menor teve a serventia de Porteiro e Guarda Mor da Chancelaria Mor do Império e das Três Ordens Militares. Assentou praça de cadete no 1º Batalhão de Caçadores em 21 de novembro de 1817, tendo seis anos de idade. Lutou na Balaiada, em 1839 e 1840, e na Sabinada, destacando-se pela bravura, que lhe valeu as Ordens Militares. Em 1866, já se encontrava residente em Niterói. Casado com Dona... (Existe uma indicação de que seria casado com uma filha do Visconde de Itaúna, mas ainda não localizei tal documento) e teve sete filhos, sendo o mais velho José Maria de Sousa Galhardo, o Neto, que herdou a serventia de Porteiro e Guarda Mor da Chancelaria Mor do Império.

1.2 Maria Isabel Galhardo, que segue.

1.3 João Carlos Galhardo. Tenente, nascido em 1816, e falecido em batalha da Guerra do Paraguai. Segundo documento que está sendo pesquisado, o Visconde de Itaúna, sogro do seu irmão, José Maria, tentou afastá-lo do campo de batalha, mas já era tarde demais (Arquivo Nacional - Ana Carolina Nunes). Casado com Dona Júlia Cândida de Macedo, que teve pensão de viúva concedida em 1868 (Almanak Laemmert, 1868, Suplemento, Página 21).

1.4 Francisco Maria Galhardo. 2º Tenente. Em 1840, era 2o Tenente e Comandante da Lancha Armada Atrevida, que em 17 de Maio, conduziu a reboque do Vapor Fluminense, parte da tropa que combateu os revoltosos do Maranhão, em Meritiba.

1.5 Miguel.

1.6 Leopoldina Josefa Galhardo. Pensionista do Império recebia duas pensões.

2. MARIA ISABEL GALHARDO casada com o Marechal de Campo JOÃO FRANCISCO DAS NEVES, Patriarcas da Família Galhardo das Neves.

Pesquisa
Anamaria Nunes


Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Público
Biblioteca Nacional
Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes

DE SOUSA GALHARDO - Portugal - Rio de Janeiro

DESCENDÊNCIA
Pais de José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira
Avós de Maria Isabel Galhardo
Bisavós de Maria Joana Galhardo das Neves
Terceiros Avós de América Borges Monteiro
Quartos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quintos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sextos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO. Escrivão e Criado Particular do Imperador. Fidalgo Cavaleiro por Alvará de 12 de Novembro de 1812. Nascido por volta de 1770, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, em Portugal.

Filho de Carlos Antonio de Sousa e Catharina Rosa da Purificação e Azevedo Galhardo. Neto paterno de Antonio Francisco e Josefa Maria. Neto materno de Gil Álvares de Azevedo e Maria Thereza Galhardo. Bisneto materno de Francisco Álvares e Francisca Simoa. Bisneto materno de Estevão Galhardo e Páscoa Maria Machado. Terceiro neto materno de Matias Garcia e Maria Galhardo. Terceiro neto materno de João Rodrigues e Marta Machado.

Em Portugal, em 1790, residia na Freguesia de N. Sra. da Ajuda e era Escrivão do Ofício Judicial e Notas da Cidade de Leiria, tendo recebido alvará em 14 de Junho de 1790 para nomear serventuário.

Veio para o Brasil em 1811, em companhia da mulher Vicência Rita e de seu cunhado João da Costa e Oliveira, a pedido do Imperador, embarcados na charrua São João Magnânimo.

Na Casa Real era Porteiro da Câmara de Cavalo de Número. Era Proprietário de Cartório no Rio de Janeiro.

Casado, em 1ª Núpcias, por volta de 1788, com VICÊNCIA RITA MARIA XAVIER DO AMOR DIVINO E OLIVEIRA, nascida por volta de 1770, em Portugal, e falecida antes de 25 de Fevereiro de 1813, no Rio de Janeiro. Filha de Manuel da Costa e Oliveira e Rita Joaquina. Em 14 de Março de 1788, Dona Vicência Rita recebeu Alvará para o ofício de Escrivão do Judicial e Notas da cidade de Leiria, cargo ocupado pelo seu marido.

HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO foi casado, em 2ª Núpcias, em 25 de Fevereiro de 1813, com Dona Laurentina Luiza Dimichelis Rio (Cap. Imperial 1º, 23), em casa de José Maria Raposo de Andrade e Souza, sem Geração conhecida.

HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO e VICÊNCIA RITA MARIA XAVIER DO AMOR DIVINO E OLIVEIRA foram Pais de:

2. JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO E OLIVEIRA casado, em 15 de Agosto de 1810, na Capela Imperial (Cap. Imperial 1º , 13) com Dona MARIA FRANCISCA ROMANA, Patriarcas da Família de Sousa Galhardo e Oliveira.

Pesquisa
Anamaria Nunes

Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Público
Biblioteca Nacional
Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes

DE SOUSA - São Salvador - Bombaral - Vila de Óbidos

DESCENDÊNCIA
Pais de Carlos Antonio de Sousa
Avós de Henrique José Maria de Sousa Galhardo
Bisavós de José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira
Terceiros Avós de Maria Isabel Galhardo
Quartos Avós de Maria Joana Galhardo das Neves
Quintos Avós de América Borges Monteiro
Sextos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Sétimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Oitavos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. ANTONIO FRANCISCO. Nascido por volta de 1710. Falecido antes de 1775.

Prova Documental: Certidão de Casamento de seu filho:

Aos vinte e seis dias do mes de Junho de mil e sette centos secenta e cinco em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas se receberão por marido e mulher como manda a Santa Madre Igreja Romana, na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituiçoens deste Patriarchado; Carlos Antonio de Sousa Cavalleiro professo na Ordem de Christo, filho legitimo de Antonio Francisco e de Josefa Maria ja defuntos, natural e baptizado na Freguesia do Salvador do lugar do Bombaral Termo da Vila de Ovidos deste Patriarchado, morador na Freguezia de Santa Izabel desta Cidade de Lisboa aonde se tem dezobrigado as quaresmas passadas do... Com D. Catharina Roza da Purificação e Azevedo filha legitima de Gil Alves de Azevedo e de Maria Thereza ja defuntos, natural e baptizada na Freguezia do Santissimo Sacramento de Lisboa e moradora nesta de Nossa Senhora da Ajuda de Bellem aonde se dezobrigou as Quaresmas passadas do ...... e com hum Decreto do Exmo. Senhor Cardeal Patriarcha em que despençava estes Contrahentes dos banhos e mais papeis do costume, o qual fica no Cartorio desta Igreja e de como se receberão na forma sobredita sem impedimento, fiz este assento sendo testemunhas prezentes Antonio Gomes Denis morador na dita Freguezia de Santa Izabel e o Sargento Mor Joam Teixeira Pilão morador nesta de Nossa Senhora da Ajuda
(Lisboa – Freguesia de St, Maria da Madalena - Rolo 934 – Livro 7-C – F.86)

Casado, por volta de 1730, com JOSEFA MARIA. Nascida por volta de 1710. Falecida antes de 1775. Foram Pais de:

2. CARLOS ANTONIO DE SOUSA. Nascido por volta de 1730. Natural e batizado na Freguesia do Salvador de Bombaral, termo da Vila de Ovidos, Lisboa.

Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo, segundo sua Certidão de Casamento: Torre do Tombo. 19/04/1760. Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.14, fl.464. Carta de Padrão. Tença de 18$000 rs. // 08/05/1760. Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.14, fl.464. Carta de Padrão. Tença de 12$000 rs. // 16/08/1764. Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.14, fl.464. Carta. Hábito de Cristo.


Morador na Freguesia de Santa Isabel, em Lisboa.

É possível que tenha vindo para o Brasil em companhia de sua mulher e do filho, este com certeza, sim, integrando a comitiva da Família Real, como outros da sua família.

Contribuinte de Donativos ao Real Erário: Relação das Pessoas que entregaram no Real Erário Donativos Gratuitos: Em lista de contribuintes, publicada em O Investigador Portuguez, em Dezembro de 1817, encontramos: Carlos Antonio de Sousa - 12,800...

Citações: Encontramos 4 referências: Habilitações nas Ordens Militares – Ordem de Cristo - Tomo I, página 297. // Mordomia-Mor da Casa Real – Foros e Ofícios – Tomos I, página 651, Tomo II, páginas 576 e 588.

Casado, em 26 de Junho de 1775, com Dona CATHARINA ROSA DA PURIFICAÇÃO E AZEVEDO GALHARDO.

Certidão de Casamento
Aos vinte e seis dias do mes de Junho de mil e sette centos secenta e cinco em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas se receberão por marido e mulher como manda a Santa Madre Igreja Romana, na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituiçoens deste Patriarchado; Carlos Antonio de Sousa Cavalleiro professo na Ordem de Christo, filho legitimo de Antonio Francisco e de Josefa Maria ja defuntos, natural e baptizado na Freguesia do Salvador do lugar do Bombaral Termo da Vila de Ovidos deste Patriarchado, morador na Freguezia de Santa Izabel desta Cidade de Lisboa aonde se tem dezobrigado as quaresmas passadas do... Com D. Catharina Roza da Purificação e Azevedo filha legitima de Gil Alves de Azevedo e de Maria Thereza ja defuntos, natural e baptizada na Freguezia do Santissimo Sacramento de Lisboa e moradora nesta de Nossa Senhora da Ajuda de Bellem aonde se dezobrigou as Quaresmas passadas do ...... e com hum Decreto do Exmo. Senhor Cardeal Patriarcha em que despençava estes Contrahentes dos banhos e mais papeis do costume, o qual fica no Cartorio desta Igreja e de como se receberão na forma sobredita sem impedimento, fiz este assento sendo testemunhas prezentes Antonio Gomes Denis morador na dita Freguezia de Santa Izabel e o Sargento Mor Joam Teixeira Pilão morador nesta de Nossa Senhora da Ajuda
(Lisboa – Freguesia de St, Maria da Madalena - Rolo 934 – Livro 7-C – F.86)
Batizada em 18 de Outubro de 1736, na Freguesia do S. Sacramento, do Patriarcado de Lisboa.

Certidão de Batismo
Aos dezoito dias do mes de Dez de mil e sette centos e trinta e seis annos nesta Igrª fregª do SSmo Sacramento eu o Padre Antonio . da mesma Igrª bauptizei a Catharina fª de Gil Alves bauptizado na fregª de Nª Sª da Graça da Villa de Benavente Arcebispado de Evora e de sua mulher Maria Thereza bauptizada na fregª da Encarnação deste Patriarchado Recebidos nesta mres na travessa de Estevão Galhardo Padrinho Antonio Tavares e Madrinha por ..... Mª Thereza e por verde fiz e asignei (Lisboa – Freg. de Santíssimo Sacramento - Rolo 1053 – Livro 5-B – F. 53)
Filha de Gil Álvares de Azevedo e Maria Thereza Galhardo. Neta paterna de Francisco Álvares e Francisca Simoa. Neta materna de Estevão Galhardo e Páscoa Maria Machado. Bisneto materno de Matias Garcia e Maria Galhardo. Bisneto materno de João Rodrigues e Marta Machado.

Prova Documental: Certidão de Casamento de seu filho Henrique:

Capela Imperial - Livro 1 - Fl. 23 AP1200A. Henrique José Maria de Sousa Galhardo:
Aos 25 do mez de fevereiro de 1813 no Oratório Particular de José Maria Raposo de Andrade e Sousa, sem que houvesse impedimento algum, por Despacho de S. Exª Remª o qual fica guardado no Cartório desta Igreja, pelas sinco horas, e meia da tarde, assisti ao Sacramento do Matrimonio Solenemente que perante mim celebrou, Henrique José Maria de Sousa Galhardo filho legítimo de Carlos Antonio de Sousa e de D. Catharina Roza da Purificação Azevedo Galhardo, natural e baptizada na Freguesia de N. S. D’Ajuda, do Patriarchado de Lisboa. Com D. Laurentina Luiza Dimichelis , natural e baptizada na Freguesia de Loreto da Cidade de Lisboa, e viúvo de D. Vivencia Rita Maria do amor Divino, e lhes dei as bênçãos nupciaes na forma do Ritual Romano, sendo antes confessados, e estas presentes alem de outras, os abaixo comigo assignados, de que fiz este assento, no dia mez e anno vt. Supra. Cônego Cura Antonio Pedro Teixeira. João de Sousa Motta. Francisco Antonio Dimichelis

Pesquisa de Ana Carolina Nunes

Irmão: Era irmã de José Joaquim Galhardo, Bispo de Beja (Torre do Tombo - José Joaquim Galhardo - 18/09/1752 - Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.4, fl.195 - Alvará. Capela de Paulo de Oliveira em Beja. Filiação: Gil Álvares de Azevedo// 24/10/1752 - Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.4, fl.195 - Alvará. Capela Barbané Farelões em Beja// 12/07/1753 - Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.4, fl.498v - Alvará. Capela de Catarina Inês em Beja). O Bispo era Reitor da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda onde os filhos de Dona Catharina foram batizados. E um dos filhos de Dona Catharina leva o nome “Gil”, mesmo nome do pai do Bispo: Gil Álvares de Azevedo.

Administradora de Capelas: Confirmando o parentesco de Dona Catharina Rosa com José Joaquim Galhardo, encontramos o seguinte registro, em 1777: D. Catarina Rosa de Purificação de Azevedo - 07/07/1777 - Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.1, fl.55v - Carta. Administração de duas Capelas instituídas em Beja por Catarina Anes e Barnabé de Farelães.

Foram Pais de:

2.1 Henrique José Maria de Sousa Galhardo, que segue.

2.2 Francisco Amaro de Sousa Galhardo. Escrivão da Correição da Comarca de Torres Vedras. Nascido em 15 de Janeiro de 1770, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, de Belém. Batizado em 22 de Janeiro de 1770, na mesma Freguesia.


Registro de Batismo
Em cumprimento do presente despacho, certifico que, vendo o Livro 2 dos Batizados desta freguesia, achei um assento à folha 210 que é do teor seguinte: Aos 22 dias do mês de Janeiro de 1770, de minha licença, batizou o Padre Pedro Pires Nunes, a Francisco, que nasceo a 15 do corrente, filho de Carlos Antonio de Sousa e de Dona Catharina Rosa da Purificação e Azevedo, recebidos nesta Freguezia e nella moradores. Forão padrinhos Francisco de Assis por seu procurador o Reverendo Reitor desta José Joaquim Galhardo e Nossa Senhora do Cabo. O Reitor José Joaquim Galhardo. E mais não se continha no assento no qual passei a presente que assignei. Nossa Senhora da Ajuda, 2 de Novembro de 1810. Reverendo Encomendado Antonio Sutil.

Pesquisa de Ana Carolina Nunes


Casa Real: Criado Particular de Sua Alteza Real, no Rio de Janeiro.

(As gavetas da Torre do Tombo - Página 400 de Centro de Estudos Históricos Ultramarinos (Portugal), Centro de Estudos Históricos Ultramarinos – 1960 - ... dar testemunho e certeza o padre Francisco actual prior da Igreja Nova Francisco Amaro de Sousa Galhardo e Luiz Machado ambos meus criados particulares).

Distinção: Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo

(Habilitação: Certifico que por sentença do Tribunal da Mesa de Consciência e Ordens, de 1º de Agosto corrente foi habilitado Francisco Amaro de Sousa Galhardo, creado particular de S. Majestade, para receber e professar o Hábito da Ordem de Cristo de que o Ilustríssimo Senhor lhe fez Mercê. Rio de Janeiro, 2 de Agosto de 1817) Dispensa de Provanças e Habilitações: Atendendo ao que o Suplicante representa: Hei por bem dispensar nas Provanças e Habilitações de sua pessoa e há velo por habilidade, para receber e o Habito da Ordem de Christo, de que lhe fiz Mercê: Dispensando o fim da aprezentação de qualquer Certidões e Folhas corridas, que deveria juntar e para saber que na Santa Igreja Cathedral desta cidade possa qualquer pessoa constituída em Dignidade Eclesiástica lançar- lhe o mesmo Hábito e admitillo logo a Profissão delle sem embargo dos Estatutos e Definições da dita Ordem (...) A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido e lhe manda passar em despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro em dous de junho de mil oitocentos e dez.

Vida Profissional: Escrivão da Correição da Comarca de Torres Vedras

(Torre do Tombo: 21 de Fevereiro de 1799 - Registo Geral das Mercês, Dona Maria I, Livro 30, Fls. 66v. - Alvará. Ofício de Escrivão da Correição da Comarca de Torres Vedras. // 06 de Maio de 1799. Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.29, fl.187. Alvará. Para nomear serventuário ao ofício de Escrivão da Vila de Torres Vedras. // 11 de Maio de 1826. Registo Geral das Mercês, D. João VI, Livro 21, Fls. 180v. Provisão para renunciar o ofício de Escrivão da Correição da Comarca de Torres de Vedras. Filiação: Carlos Antonio de Sousa)

Pelo texto abaixo, acreditamos que fosse Escrivão no Rio de Janeiro:

Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais - Página 101 de Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto historico e ethnographico do Brasil, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (Brazil) - Geography – 1977 - Assinou-ao já mencionado Francisco Amaral de Sousa Galhardo (18) . OS BENS DE D. CARLOTA, DEPOIS DE SEU REGRESSO A PORTUGAL Regressando D. Carlota.

Dívida: Em 1820 estava inscrito em declaração de débito (Biblioteca Nacional - Francisco Amaral de Sousa Galhardo - Maço XLV – No. 2054 – 25 de Novembro de 1820 – Declaração de Débito).

Casado, por volta de 1818, com Dona Rita Lúcia Casemira. Com Geração.

2.3 Gil de Sousa Galhardo. Tesoureiro da Real Capela do Rio de Janeiro e Padre. Nascido em 2 de Dezembro de 1770, na Freguesia da Ajuda, e aí batizado em 8 de Dezembro de 1770, pelo seu tio materno Bispo e Reitor José Joaquim Galhardo.

Registro de Batismo
Aos oito dias do mês de dezembro de mil sete centos e setenta e um batizei Gil, que nasceo em dois do corrente, filho de Carlos Antonio de Sousa e de Dona Catharina Rosa da Purificação e Azevedo, recebidos e moradores nesta freguesia. Forão padrinhos o Ilustríssimo e Excelentíssimo Dom Frei Manoel do Cenáculo, Bispo de Beija e Nossa Senhora das Dominações. O Reitor José Joaquim Galhardo. Lisboa, aos doze de fevereiro de 1810.

Pesquisa de Ana Carolina Nunes
A Medalha de Ouro com a Efígie do Rei

O padre Gil Manoel de Sousa Galhardo, Thesoureiro do Thesouro da Santa Igreja Patriarcal, tendo a honra de beijar a Régia Mão de Sua Magestade no dia cinco de Maio, em o Real Paço da Ajuda, Lhe pedio a Graça de poder usar da Medalha de Ouro de sua Real Effigie; foi o mesmo Augusto Senhor Servido anuir à sua supplica.

Gazeta de Lisboa

Distinção: Cavaleiro da Torre e Espada

(O Campeão Portuguez, ou O amigo do rei e do povo - Página 108 - editado por José Liberato Freire de Carvalho – 1819 - Vemos despachado em Cavalleiro da Torre e Espada o Padre Gil Manoel de Sousa Galhardo, Ora nós sempre ouvimos dizer que esta ordem havia sido positivamente ...)

O Padrinho: Frei Manoel do Cenáculo Villas Boas, Bispo de Beja.

Pequena Biografia
Frei Manoel do Cenáculo Villas Boas nasceu em Lisboa em 1º de março de 1724, falecendo em Évora a 26 de janeiro de 1814, aos 90 anos. Doutorou-se em Teologia pela Universidade de Coimbra em 1749, e regeu uma cadeira da faculdade entre 1751 e 1755. Ao longo de sua vida recebeu títulos e ocupou cargos importantes como o de Provincial da Ordem Terceira em Portugal, deputado da Mesa Censória em 21 de abril de 1768 e bispo de Beja em 1770. Destacou-se, sobretudo, durante o reinado de D. José (1750-1777), como pedagogo e reformador estreitamente sintonizado com a política do então ministro do rei, marquês de Pombal, a quem auxiliou no projeto de desenvolvimento da instrução pública. Gozando de prestígio e do respeito da família Real, foi nomeado em março de 1769 confessor do príncipe D. José e, a partir de 1770, seu preceptor. Procurou imprimir ao jovem príncipe uma educação de orientação marcadamente iluminista, associando o conhecimento ao exercício do poder. Com a morte de D. José e a demissão do marquês de Pombal, em 1777, Frei Manoel do Cenáculo retornou a seu bispado, onde residiu por 25 anos, dedicando-se aos seus estudos e à contribuição para criação de bibliotecas, como a do Convento de Jesus em Lisboa (hoje da Academia real das Ciências), e a Biblioteca Pública de Lisboa. Em 3 de março de 1802 foi nomeado pelo príncipe regente D. João, Arcebispo da Santa Igreja Metropolitana de Évora onde continuou promovendo a instrução do clero e da sociedade até o seu falecimento.

3. HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO casado com VICÊNCIA RITA MARIA XAVIER DO AMOR DIVINO E OLIVEIRA, Patriarcas da Família Galhardo, no Rio de Janeiro.

Pesquisa
Ana Carolina Nunes
Anamaria Nunes

DE SOUSA - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Francisco da Costa
Avós de Margarida da Almança
Bisavós de José Rodrigues
Terceiros Avós de Ana Teresa da Conceição
Quartos Avós de Catarina Tomásia
Quintos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Sextos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sétimos de Manoel Torquato de Gouvêa
Oitavos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Nonos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. MARGARIDA DE SOUSA. Nascida na Freguesia de Cedros.

Casada com FRANCISCO DA COSTA. Nascido na Freguesia de Cedros. Nota: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.




Considerando o apelido dos filhos, essa possibilidade abaixo é bem razoável, embora o casamento citado seja outro: Francisco da Costa: Filho de João Ferreira e Maria de São José. Casado com Maria Rosa. Pais de: Antonio Maria Rosa, Antonio da Rosa, Jacinta Rosa, José Francisco da Rosa e Catarina (Pesquisa na Freguesia de Feteira– Ilha do Faial - Universidade do Minho) Foram Pais de:

1.1 Francisco da Costa que segue.

1.2 Manoel Ferreira “Pequenino”. Natural da Freguesia de Cedros. Nota: Não foram encontrados os registros de nascimento (batismo) e óbito do Manuel. Foi através do registro de óbito da mulher, que ficamos sabendo que à data do falecimento já era viúva do Manuel. No registro de óbito da mulher, surge pela 1ª vez a provável alcunha "Pequenino". Casado com Isabel Rodrigues, nascida em Dezembro de 1639 na Freguesia de Cedros, aí batizada em 30 de Dezembro de 1639 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara e falecida a 2 de Julho de 1714. Filha de João Rodrigues e Isabel Alvernaz. Nota: Isabel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foi sepultada no corredor do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Teve acompanhamento do padre grátis. Faleceu com 74 anos de idade e não 60(!) anos, como refere o padre. Com Geração.

1.3 Antonio. Nascido em Julho 1638 na Freguesia de Cedros. Batizado em Julho 1638 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.
Nota: António não recebeu os "santos óleos", por não existirem na igreja à data do batismo. Não nos foi possível saber o dia do batismo do António, porque o padre diz que foi batizado "no próprio dia do dito mês e ano acima dito" e o registro anterior falta a parte da folha onde estava lavrado o dia.

2. FRANCISCO DA COSTA. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido a 2 de Novembro de 1692 - Freguesia de Cedros. Enterrado em 3 de Novembro de 1692 - Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Francisco. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado na Ermida de N. Sª. do Socorro/Salão.

Casado com MARGARIDA DA ALMANÇA, nascida em Outubro de 1630 na Freguesia de Cedros. Batizada em 5 de Novembro de 1630 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 15 de Dezembro de 1680 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Margarida recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultada junto das grades da pia batismal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Brás da Almança e Maria Brandão. Neta paterna de Brás da Almança e Maria Pinheiro. Neta materna de Jerônimo Fernandes e Maria Brandão. Foram Pais de:

2.1 Manoel Ferreira. Natural da Freguesia de Cedros. Casado com Serafina Pereira, natural da Freguesia de Cedros. Filha de João Pereira e Bárbara Luís. Casou 2ª vez com João Nunes. Com Geração.

2.2 Isabel Ferreira. Nascida por volta de 1660, na Freguesia de Cedros. Falecida em 6 de Fevereiro de 1705, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Isabel. Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado na Capela de N.Sª.dos Remédios, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Teve acompanhamento do Colégio e Cruzes da igreja e os herdeiros mandaram fazer 1 ofício e dizer 12 missas. Faleceu com 45 anos de idade pouco mais ou menos, segundo informação prestada por terceiros ao padre. Casada, em 1ª Núpcias, em 27 de Abril de 1687, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Gaspar Rodrigues, nascido por volta de 1648, na Freguesia de Cedros e aí falecido em 16 de Novembro de 1701. Filho de João Miguel e Maria Rodrigues. Com Geração. Casada, em 2ª Núpcias, em 12 de Fevereiro de 1702, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Manuel Pereira, o Zagaia, nascido na Freguesia da Praia do Almoxarife. Filho de Miguel Rodrigues e Maria Luís. Ao enviuvar, casou-se, em 3 de Maio de 1705, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria Alvernaz e tiveram: Manuel Pereira, Ana, Maria, Catarina, João da Rosa Zagaia e Antonio Pereira.

2.3 Antonio Ferreira. Sapateiro. Natural da Freguesia de Cedros. Nota: Não foram encontrados os registros de nascimento (batismo) e óbito do António. Casado, em 1ª Núpcias, com Maria Rodrigues, nascida por volta de 1665, na Freguesia de Cedros e aí falecida em 30 de Março de 1715. Filha de Mateus Rodrigues e Catarina Vaz. Com Geração. Casado, em 2ª Núpcias, em 16 de Novembro de 1722, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ágada Jorge, nascida em Dezembro de 1693, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 10 de Dezembro, falecida em 16 de Janeiro de 1745, na Freguesia do Salão. Filha de Sebastião Pereira de Escobar e Ágada Jorge. Ao enviuvar, casou de novo, em 7 de Fevereiro de 1732, na Igreja Paroquial de N.S. do Socorro com João Rodrigues Alvernaz. Nota: Ágada recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhada pelo pároco, Cruzes e Pendões da igreja. Foi envolta em mortalha branca e sepultada abaixo das "portas travessas", do meio da igreja para o lado da Epístola, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Não fez testamento. Com Geração.

2.4 Domingos Ferreira. Nascido por volta de 1674, na Freguesia de Cedros. Falecido em 8 de Julho de 1714 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Domingos foi padrinho do batismo do sobrinho Manuel, filho de seu irmão António e de Maria Rodrigues. Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado na Capela do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Foi acompanhado pelo padre grátis. Faleceu com 40 anos de idade, segundo diz o padre. Casado, em 5 de Fevereiro de 1690, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ana Luís, nascida por volta de 1661, na Freguesia de Cedros e falecida em 12 de Setembro de 1742, na Freguesia do Salão. Filha de João Rodrigues e Ana Luís. Com Geração.

2.5 Apolônia Ferreira. Natural da Freguesia de Cedros. Casada com Manuel de Freitas, natural de Cedros. Filho de Francisco Luís Soro e Maria de Freitas. Com Geração.

2.6 Margarida da Almança, que segue.

2.7 Maria da Almança. Nascida em 10 de Setembro de 1656, na Ribeirinha. Falecida em 8 de Janeiro de 1685 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Maria foi madrinha do batismo da Maria, filha de João Gonçalves e Ágada Pereira. Foi através do registro do citado batismo, que ficamos sabendo da sua ligação ao progenitor. Maria foi também madrinha do batismo da sobrinha Isabel, filha de sua irmã Isabel e de Gaspar Rodrigues. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, junto do confessionário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota 2: A data de nascimento foi encontrada na pesquisa na Freguesia da Ribeirinha. Casada com Francisco Duarte, nascido em Julho de 1640, na Freguesia de Cedros e aí falecido em 4 de Abril de 1696. Filho de Gaspar Duarte e Catarina Gonçalves. Nota: Francisco recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado "acima da pia principal, no corpo da igreja", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Com Geração.

2.8 Catarina de Almança. Natural de Cedros. Falecida em 26 de Agosto de 1745, na Ribeirinha. Nota 2: Essa filha só consta da pesquisa da Ribeirinha. Casada, em 1ª Núpcias, em 4 de Janeiro de 1693, com Pedro Gomes. Com Geração. Casada, em 2ª Núpcias, em 14 de Fevereiro de 1695, com Manuel Pereira Reis, nascido em Cedros e aí falecido em 22 de Julho de 1714. Filho de João Pereira e Águeda Rodrigues. Com Geração.

3. MARGARIDA DA ALMANÇA casada com MANOEL GOMES, Patriarcas da Família Rodrigues.


Fonte
Universidade do Minho

DE JESUS - Freguesia dos Anjos - Lisboa

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Raimunda Lopes
Avós de Severiano Nunes
Bisavós de Antonio Severiano Nunes
Terceiros Avós de Oscar Severiano Bastos Nunes
Quartos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quintos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***

Carvalho da Vila de Guimarães
Segundo os Nobiliários não temos razão para duvidar de que Domingos Lopes e sua mulher Joana Gonçalves fossem ligados aos ilustres “Carvalho” de Guimarães. A filha do casal era Quitéria Lopes casada com João Francisco de Carvalho, todos naturais de São Jorge de Abadim. Não sabemos se o neto do casal, Domingos Francisco Lopes de Carvalho, nascido em 1746, também em São Jorge de Abadim, levava o apelido antigo “Lopes de Carvalho” apenas pelo casamento dos pais ou se por algum ancestral da ilustre família “Lopes de Carvalho”.

Anamaria Nunes

1. MARIA SIPRIANA DE JESUS. Batizada em 8 de Janeiro de 1764, na Freguesia dos Anjos. Filha de Francisco Pinto de Moraes e Marcelina Antonia de Jesus.

Casada, em 3 de Março de 1782, em Vila de Fuente, Espanha, com DOMINGOS FRANCISCO LOPES DE CARVALHO. O casamento foi revalidado em 6 de Abril de 1782, na Freguesia de Santa Maria Madalena, em Lisboa, Portugal. Nascido em 20 de Março de 1746, na Freguesia de São Jorge de Abadim, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga.


Batizado em 26 de Março de 1746, no mesmo lugar. Foram padrinhos Domingos Carvalho e Catarina Lopes Ferreyra. Foram Testemunhas o Padre Manoel Marins e o Padre Joam Marins de Carvalho, todos do lugar de Redondinho, dessa freguesia de São Jorge de Abadim.

Filho de João Francisco de Carvalho e Quitéria Lopes. Neto paterno de Antonio Francisco e Margarida Marins. Neto materno de Domingos Lopes e Joana Gonçalves. Foram Pais de:

2. MARIA RAIMUNDA LOPES casada , em 10 de Julho de 1802, em Lisboa, com ANTONIO JOSÉ NUNES, Patriarcas da 4ª geração da Família Nunes.

Pesquisa
Anamaria Nunes
Assentos Paroquiais
Ana Paula Pereira

DE GOUVÊA NUNES - Niterói

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. OSCAR SEVERIANO BASTOS NUNES. General de Brigada. Nascido em 14 de setembro de 1883, em Fortaleza, no Ceará, às quatro horas e quarenta minutos da manhã. Falecido em 16 de Novembro de 1965, em Niterói. Sepultado no Cemitério do Maruí, em Niterói, no Jazigo da Família.

Filho de Antonio Severiano Nunes e Humbelina Bastos dos Reis. Neto paterno de Severiano Nunes e Ricarda Maria Moreira. Neto materno de Antonio Luís Bastos dos Reis e Emília Praxedes da Costa.

Bisneto paterno de Antonio José Nunes e Maria Raimunda Lopes. Bisneto paterno de índios maranhenses. Bisneto materno de João Baptista Bastos e Genoveva Maria dos Reis. Bisneto materno de João da Costa Carvalho e Úrsula Carolina da Costa. Terceiro neto paterno de Antonio José Nunes e Margarida Teresa. Terceiro neto paterno de Domingos Francisco Lopes e Maria Sipriana. Quarto neto paterno de Antonio Nunes da Silva e Josefa Maria. Quarto neto paterno de João Gonçalves e Teresa Maria. Quarto neto paterno de João Francisco de Carvalho e Quitéria Lopes. Quarto neto paterno de Francisco Pinto de Moraes e Marcelina Antonia de Jesus. Quinto neto paterno de Francisco Nunes e Maria dos Santos. Quinto neto paterno de Domingos Rodrigues e Maria Gomes. Quarto neto paterno de Antonio Francisco e Margarida Marins. Quarto neto paterno de Domingos Lopes e Joana Gonçalves. Quarto neto paterno de Domingos Gaspar e Sipriana Soares. Quarto neto paterno de Manoel Pinto e Catarina Rodrigues. Sexto neto paterno de Antonio Gomes e Maria Francisca.

Comandante da Fortaleza de Itaipus, em São Vicente, em São Paulo.

Prestou serviço em Óbidos, no Pará; Pouso Alegre, Minas; Paranaguá, Paraná; Itaipu, São Vicente, São Paulo; Florianópolis, Santa Catarina e no Rio de Janeiro, sempre em defesa da legalidade.

Participou da Repressão à Revolta do Contestado em 21 de Outubro de 1914 a 4 de Maio de 1915 e de 21 de Março de 1915 a 19 de Abril de 1915.

Participou da Repressão à Revolta Tenentista em São Paulo em 1924, servindo de 26 de Fevereiro de 1924 a 14 de Outubro de 1926 e, nesse mesmo período, perseguiu a Coluna Prestes.

Participou da Revolução Constitucionalista, em 1932, quando era comandante do Forte de Itaipus, em São Vicente.

Era comandante do Forte de Óbidos quando foi houve o levante liderado pelo Cabo Corumbá, tendo contado tempo em dobro por ser o período da 1ª Guerra Mundial.

Papai conheceu Mamãe quando passou de bonde na Praça da Boa Viagem, em Niterói, e a viu em um banco. Apaixonou-se e sempre passava no mesmo horário. Um dia atirou uma rosa para Zélia. Em outro, tomou coragem e se aproximou.

Therezinha de Jesus de Gouvêa Nunes


Casado em 8 de Setembro de 1911, no Oratório particular da casa de Albino Borges Monteiro e de Dona Maria Joana Galhardo das Neves, avós maternos da noiva, na Rua Visconde de Itaboraí, 62, em Niterói, com ZÉLIA BORGES DE GOUVÊA, nascida em 24 de Dezembro de 1889, em Niterói. Falecida em 20 de Agosto de 1976, em Niterói. A lua de Mel foi na Ilha do Mel, em Santa Catarina, para onde Oscar havia sido mandado.

Zélia era sobrinha neta de Cândido Borges Monteiro, Barão e Visconde com Honras de Grandeza de Itaúna, e de Dona Ilydia Maria Cândida Borges Monteiro, Baronesa da Lagoa.
Prima em 2º grau de Ilydia de Freitas, Baronesa de Luso e de Carolina de Freitas, 2ª Baronesa da Lagoa.

Filha de Dr. Manoel Torquato de Gouvêa e América Borges Monteiro. Neta paterna de Domingos Marques de Gouvêa e Cecília Maria Brandão. Neta materna de Albino Borges Monteiro e Maria Joana Galhardo das Neves.

Bisneta paterna de Manoel Marques de Gouvêa e Catarina Narcisa do Rosário. Bisneta paterna do Dr. José da Silva Brandão e Custódia Maria de Aguiar. Bisneta materna de José Borges Monteiro e Gertrudes Joaquina da Conceição. Bisneta materna de João Francisco das Neves e Maria Isabel Galhardo.

Terceira neta paterna de Manoel Marques de Gouvêa e Maria Fernandes. Terceira neta paterna de Antonio Silveira Ramos e Catarina Tomásia. Terceira neta paterna de Antonio da Silva Brandão e Cecília Francisca de Christo. Terceira neta paterna de Luis Francisco Freire de Aguiar e Maria Ignácia da Conceição.

Terceira neta materna de Manoel Borges Monteiro e Maria Vaz. Terceira neta materna de João Antonio Teixeira e Jacinta Maria Cândida. Terceira neta materna de Antonio Francisco das Neves. Terceira neta materna de José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira e Maria Francisca Romana.

Quarta neta paterna de Manoel Marques de Gouvêa e Jerônima Quitéria. Terceira neta paterna de João Fernandes Curto e Quitéria Fernandes. Quarta neta paterna de Antonio Silveira Ramos e Rosa Maria do Nascimento. Quarta neta paterna de Vicente Silveira e Ana Teresa da Conceição. Quarta neta paterna de Francisco Rodrigues de Aguiar e Sebastiana Maria. Quarta neta paterna de Sebastião Félix de Abreu e Custódia da Silva Brandão.

Quarta neta materna de Caetano Borges e Joana Monteiro. Quarta neta materna de Henrique José Maria de Sousa Galhardo e Vicência Maria Rita Xavier do Amor Divino e Oliveira. Quarta neta materna de Félix Francisco Ferreira Fortes e Ana Joaquina Rosa.

Quinta neta paterna de Francisco Marques de Gouvêa e Iria Fernandes. Quinta neta paterna de Manoel João Correia e Maria Dutra. Quinta neta paterna de Pascoal Luís e Catarina Rosa. Quinta neta paterna de Estevão Furtado e Maria da Conceição. Quinta neta paterna de José Rodrigues e Luzia Silveira dos Santos. Quinta neta paterna de Manoel de Abreu e Josefa Gomes. Quinta neta paterna de Pedro da Silva Brandão e Teresa de Jesus.

Quinta neta materna de Carlos Antonio de Sousa e Catarina da Purificação e Azevedo Galhardo. Quinta neta materna de Manoel da Costa e Oliveira e Rita Joaquina. Quinta neta materna de Manoel Ferreira e Ana Maria. Quinta neta materna de Joaquim Alves e Maria Joaquina.

Sexta neta paterna de José Fernandes de Gouvêa e Maria Gomes. Sexta neta paterna de Domingos Fernandes e Hiria Fernandes. Sexta neta paterna de Antonio Correia e Ágada João. Sexta neta paterna de Antonio Manoel e Ágada Dutra. Sexta neta paterna de Antonio Luís e Maria Silveira. Sexta neta paterna de Manoel João Furtado e Maria Alvernaz. Sexta neta paterna de João Nunes da Fonte e Maria Silveira. Sexta neta paterna de Manoel Gomes e Margarida da Almança. Sexta neta paterna de Filipe Duarte e Teresa da Silveira. Sexta neta paterna de Frutuoso Dias e Maria de Abreu. Sexta neta paterna de Domingos Freitas e Maria Luís.

Sexta neta materna de Antonio Francisco e Josefa Maria. Sexta neta materna de Gil Álvares de Azevedo e Maria Teresa Galhardo.

Filha da Pianista América Borges Monteiro, Zélia herdou o seu talento musical e, na juventude, tocava bandolim. Estava sempre assoviando uma canção que quase não ouvíamos de tão baixinho... A sua casa, na Rua Francisco Dutra, 47, em Niterói, em frente à travessa Morgadinha, era lugar de festa para os netos. No quintal, balanço, gangorra, rede e espaço suficiente para brincarmos. Havia muitas árvores que gostávamos de subir para comer goiaba, abiu e manga. Nas datas festivas, a mesa de doces era inesquecível, todos confeitados por Tia Gita e Tia Hilde. Na Páscoa, os ovos de chocolate eram escondidos no jardim para que os procurássemos. Hoje, às vezes, paro e fico olhando o imenso prédio construído no lugar da casa de meus avós... À tarde, sentava-se em sua cadeira de balanço e, enquanto cerzia meias em um ovo de madeira, contava histórias e mais histórias, com graça e ritmo. Era mestra em cama de gato e em cantar cantigas de roda. Na cozinha, era mestra em paciência, sentando-se em um banquinho ao lado do fogão para esperar a carne assada dourar no molho ferrugem, que fazia com pingos de água. Nos dias comuns, na hora do lanche, ela fazia o bolo 1.2.3. e cuca de banana. Aos domingos, pastéis de camarão, verdadeiro milagre da culinária! E na estufa do fogão, sempre havia farofa feita na manteiga, inigualável. Às segundas-feiras, a sobra da carne assada do domingo era transformada em deliciosos croquetes ou fritada recheada. Às seis da tarde, acendia uma palha benta em um pequeno oratório arrumado na cômoda do seu quarto e rezava. Costumava sentar-se na varanda para ver o campanário da Igreja do Salesiano e a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora no alto do morro. Nas datas religiosas, ia às procissões e eu a acompanhava.

Foram Pais de:

1.1 Maria Lygia de Gouvêa Nunes.
1.2 Marcos Vinícius de Gouvêa Nunes.
1.3 Yara de Gouvêa Nunes.
1.4 Gioconda de Gouvêa Nunes.
1.5 Dalmo de Gouvêa Nunes.
1.6 Oscar de Gouvêa Nunes.
1.7 Maria Stella de Gouvêa Nunes, que segue.
1.8 Therezinha de Jesus de Gouvêa Nunes.


2. MARIA STELLA DE GOUVÊA NUNES casada em 2 de Fevereiro de 1947, na Matriz de São João Batista, em Niterói, com o Desembargador JOSÉ BENTO VIEIRA FERREIRA, Patriarcas da Família Nunes Vieira Ferreira.