quarta-feira, 21 de julho de 2010

DE SOUSA GALHARDO - Portugal - Rio de Janeiro

DESCENDÊNCIA
Pais de José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira
Avós de Maria Isabel Galhardo
Bisavós de Maria Joana Galhardo das Neves
Terceiros Avós de América Borges Monteiro
Quartos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quintos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sextos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO. Escrivão e Criado Particular do Imperador. Fidalgo Cavaleiro por Alvará de 12 de Novembro de 1812. Nascido por volta de 1770, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, em Portugal.

Filho de Carlos Antonio de Sousa e Catharina Rosa da Purificação e Azevedo Galhardo. Neto paterno de Antonio Francisco e Josefa Maria. Neto materno de Gil Álvares de Azevedo e Maria Thereza Galhardo. Bisneto materno de Francisco Álvares e Francisca Simoa. Bisneto materno de Estevão Galhardo e Páscoa Maria Machado. Terceiro neto materno de Matias Garcia e Maria Galhardo. Terceiro neto materno de João Rodrigues e Marta Machado.

Em Portugal, em 1790, residia na Freguesia de N. Sra. da Ajuda e era Escrivão do Ofício Judicial e Notas da Cidade de Leiria, tendo recebido alvará em 14 de Junho de 1790 para nomear serventuário.

Veio para o Brasil em 1811, em companhia da mulher Vicência Rita e de seu cunhado João da Costa e Oliveira, a pedido do Imperador, embarcados na charrua São João Magnânimo.

Na Casa Real era Porteiro da Câmara de Cavalo de Número. Era Proprietário de Cartório no Rio de Janeiro.

Casado, em 1ª Núpcias, por volta de 1788, com VICÊNCIA RITA MARIA XAVIER DO AMOR DIVINO E OLIVEIRA, nascida por volta de 1770, em Portugal, e falecida antes de 25 de Fevereiro de 1813, no Rio de Janeiro. Filha de Manuel da Costa e Oliveira e Rita Joaquina. Em 14 de Março de 1788, Dona Vicência Rita recebeu Alvará para o ofício de Escrivão do Judicial e Notas da cidade de Leiria, cargo ocupado pelo seu marido.

HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO foi casado, em 2ª Núpcias, em 25 de Fevereiro de 1813, com Dona Laurentina Luiza Dimichelis Rio (Cap. Imperial 1º, 23), em casa de José Maria Raposo de Andrade e Souza, sem Geração conhecida.

HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO e VICÊNCIA RITA MARIA XAVIER DO AMOR DIVINO E OLIVEIRA foram Pais de:

2. JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO E OLIVEIRA casado, em 15 de Agosto de 1810, na Capela Imperial (Cap. Imperial 1º , 13) com Dona MARIA FRANCISCA ROMANA, Patriarcas da Família de Sousa Galhardo e Oliveira.

Pesquisa
Anamaria Nunes

Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Público
Biblioteca Nacional
Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário