quarta-feira, 21 de julho de 2010

ALMANÇA - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Brás da Almança
Avós de Margarida da Almança
Bisavós de Margarida da Almança
Terceiros Avós de José Rodrigues
Quartos Avós de Ana Teresa da Conceição
Quintos Avós de Catarina Tomásia
Sextos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Sétimos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Oitavos de Manoel Torquato de Gouvêa
Nonos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Primeiros Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Origem do Apelido
O mais antigo que encontrei foi Diogo Ramires Almança, nascido por volta de 1228, em Portugal, casado com Joana Rodrigues, filha de Afonso Roiz Carrilho e Sancha de Estrada.

1. BRÁS DA ALMANÇA. Nascido por volta de 1580, na Freguesia de Cedros. Falecido em 20 de Maio de 1657, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Brás. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado na Capela de N.Sª.dos Remédios, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal (Freguesias da Feteira e Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

Casado, por volta de 1610, com MARIA PINHEIRO, Matriarca dos Almança, segundo informação em sua certidão de óbito: Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Maria. Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultada, presume-se que o tenha sido na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar do padre nada dizer. Todavia, há um pormenor interessante no registro de óbito da Maria, em que o padre diz que a finada era mãe dos "Almança". Natural da Freguesia de Cedros. Falecida em 17 de Setembro de 1648, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Foram Pais de:

1.1 Gregório da Almança. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 2 de Novembro de 1667, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Gregório. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamentos e foi sepultado debaixo da mesa do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado com Ana Brandão, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 13 de Abril de 1669. Filha de Manuel Brandão “O Velho” e de Maria de Freitas. Com Geração.

1.2 Brás da Almança, que segue.

1.3 João da Almança. Nascido na Freguesia de Cedros. Batizou as duas sobrinhas de nome Maria: Nota: João foi padrinho dos batismos das sobrinhas Maria, filha do irmão Francisco, e Maria, filha da irmã Bárbara. Casado com Madalena de Mendonça, natural da Freguesia de Cedros. Filha de Belchior Pereira de Mendonça e Inês Alves. Nota: Madalena foi madrinha do batismo do sobrinho Agostinho, filho de seu cunhado Gregório da Almança e de Ana Brandão. Com Geração.

1.4 Francisco da Almança. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido a 16 de Junho de 1680 - Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Francisco. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado junto ao púlpito, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 28 de Abril de 1630, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ágada Jorge, natural da Freguesia de Cedros e aí falecida em 27 de Janeiro de 1686. Filha de Miguel João e Catarina de Oliveira. Com Geração.

1.5 Luzia da Almança. Natural da Freguesia de Cedros. Falecida em 16 de Abril de 1681, na Freguesia de Cedros. Casada com Sebastião Alvernaz, natural da Freguesia de Cedros e aí falecido em 25 de Abril de 1681. Filho de Domingos Fernandes Alvernaz. Irmão de Antonio Fernandes e Isabel. Origem deste Ramo da Família Alvernaz: A matriarca que encontramos foi Margarida Correia, casada com Martim Afonso Picanço. Foram Pais de: Diogo Afonso. Natural de Faro. Casado com Maria Afonso de Medeiros. Pais de: Sebastião Dias Picanço. Casado com Desconhecida. Pais de: Maria de Medeiros. Casada com Gonçalo Pereira Sarmento. Pais de: Gaspar Pereira Sarmento. Natural da Freguesia de Cedros. Falecido em 1622. Casado com Ana Luís, a Velha. Pais de: Gaspar Francisco. Casado com Ana Luís. Pais de: Maria Francisca. Casada com Tomé Luís. Pais de: 1. Manoel; 2. Antonio Luís, o Persigo, casado, em 12 de Janeiro de 1693, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria Alvernaz, natural de Cedros, filha de Domingos Alvernaz e Ana Rodrigues Henriques, neta paterna de Sebastião Alvernaz e Luzia da Almança. Pais de: Maria Francisca. Com Geração.

1.6 Antonio da Almança. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 8 de Agosto de 1664, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do António. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou testamento e presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer. Casado com Maria de Oliveira, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 2 de Dezembro de 1655. Filha de Miguel João e Catarina de Oliveira. Com Geração.

1.7 Bárbara da Almança. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 24 de Abril de 1686, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Bárbara. O padre no registro de óbito da Bárbara, não refere se recebeu ou não os "sacramentos", limita-se a dizer que não fez testamento por ser pobre e que foi sepultada na Ermida de N. Sª. do Socorro/Salão. Casada, em 15 de Junho de 1631, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Gregório Furtado, natural da Freguesia de Cedros e aí falecido em 10 de Julho de 1657. Filho de Jorge Anes e Maria Furtado. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Gregório. Não recebeu os "divinos sacramentos" por não terem chamado o padre a tempo, não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado, presume-se que o tenha sido na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar do padre nada dizer. Com Geração.

1.8 Isabel Marques. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 1 de Fevereiro de 1695, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Isabel foi madrinha do batismo do sobrinho Lourenço. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultada no corredor de Jesus, em frente da Pia Batismal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casada, em 13 de Setembro de 1632, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Manuel Garcia de Mendonça, natural da Freguesia de Cedros e aí falecido em 1 de Agosto de 1689. Filho de Lázaro Manuel e Maria de Mendonça. Com Geração.

1.9 Maria da Almança. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 18 de Janeiro de 1679 - Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Foi através do registro de batismo da sobrinha Margarida, que ficamos a saber da ligação da Maria aos progenitores,porque o padrinho foi o avô paterno Brás da Almança. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultada sob o púlpito, para o lado da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casada, em 1ª Núpcias, com Antonio Ferreira, natural de Cedros. Nota: Foi através do registro de óbito da mulher, que ficamos a saber, não só da existência do casamento com o António, mas também que este já havia falecido. Casada, em 2ª Núpcias, com Manuel Gonçalves “O Ruivo”, nascido em Dezembro de 1637, na Freguesia de Cedros, aí batizado em 16 de Dezembro e falecido em 13 de Janeiro de 1712. Filho de Brás Gonçalves e Catarina Alves. Ao enviuvar casou-se com Maria Luís e tiveram: Maria Gonçalves. Nota: Manuel recebeu todos os "divinos sacramentos", fez testamento, no qual deixou dito, que só tinha dívidas, pelo que não deixava legado algum e foi sepultado na 1ª sepultura da... (não conseguimos decifrar a palavra) "para dentro na parte do Evangelho”, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Foi acompanhado pelo padre grátis. Faleceu com 75 anos de idade e não 60 a 65 anos, segundo o parecer do padre (vigário) António da Silveira Goulart. Com Geração.

2. BRÁS DA ALMANÇA. 2º do Nome. Nascido por volta de 1600, na Freguesia de Cedros. Falecido em 27 de Novembro de 1684 - Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Brás. Recebeu todos os "divinos sacramentos", exceto o da "extrema unção", porque quando chamaram o padre, o Brás faleceu antes da chegada. Fez testamento verbal e foi sepultado da pia de água-benta, da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

Casado, por volta de 1620, com MARIA BRANDÃO, nascida por volta de 1600, na Freguesia de Cedros, Ilha do Faial. Filha de Jerônimo Fernandes e Maria Brandão. Foram Pais de:


2.1 Gaspar da Almança. Natural da Freguesia de Cedros. Casado, em 1ª Núpcias, em 19 de Outubro de 1649, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria Manuel, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 27 de Setembro de 1650. Filha de Belchior Fialho e Maria Manuel. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Maria. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamento e foi sepultada no meio da igreja, em frente da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 2ª Núpcias, com Ágada de Sousa, nascida por volta de 1643, na Freguesia de Cedros e aí falecida em 25 de Agosto de 1703. Filha de Domingos Pereira e Luzia de Sousa. Depois de viúva, casou 2º com João Tomé. Com Geração.

2.2 Maria de Almança. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 11 de Dezembro de 1675, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Maria. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultada na Capela de N. Sª.do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casada com Brás Duarte, nascido na Freguesia de Cedros e aí falecido em 26 de Novembro de 1695. Filho de Antonio Duarte e Isabel Jorge. Com Geração.

2.3 Margarida da Almança, que segue.

2.4 Francisco. Nascido em Maio de 1634, na Freguesia de Cedros. Batizado em 31 de Maio de 1634, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

2.5 Catarina. Nascida em Fevereiro de 1637, na Freguesia de Cedros. Batizada em 15 de Fevereiro de 1637, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

2.6 Francisco da Almança. Nascido em Março 1639 - Freguesia de Cedros. Batizado em 20 de Março de 1639 - Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 11 de Abril de 1700, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Francisco foi 2º de nome. Recebeu os "divinos sacramentos" e foi sepultado junto à pia de água-benta da porta principal, na deste casamento, Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Fez testamento, no qual deixou dito que lhe dissessem 5 missas cantadas. Faleceu com 61 anos de idade e não 60 anos como refere o padre. Casado com Maria Alves, nascida por volta de 1635, na Freguesia de Cedros e aí falecida em 28 de Outubro de 1705. Filha de Antonio Jorge e Catarina Alves. Com Geração.

2.7 João. Nascido em Agosto de 1641, na Freguesia de Cedros. Batizado em 25 de Agosto de 1641, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

3. MARGARIDA DA ALMANÇA casada com FRANCISCO DA COSTA, Patriarcas da Família Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário