quarta-feira, 21 de julho de 2010

ABREU III - São Gonçalo - Neves

DESCENDÊNCIA
Pais de Sebastiam José de Abreu
Avós de Maria Ignácia da Conceição
Bisavós de Custódia Maria de Aguiar
Terceiros Avós de Cecília Maria Brandão
Quartos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Quintos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Sextos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sétimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
1. MANOEL DE ABREU. Nascido em 27 de Agosto de 1707. Batizado em 1 de Setembro de 1707. Falecido em 10 de Fevereiro de 1776, no lugar da Calçada, Fermentões, Santa Eulália, Vila de Guimarães.

«Ao primeiro dia do mês de Setembro de setecentos e sete / annos baptizei Manoel filho de Maria, solteira, mora/dora na Conceição desta freguesia nasceo aos vinte e / sete do mês de Agosto foraõ padrinhos Basílio Gonçal/ves mercador morador na Rua dos Mercadores freg.a de / Nossa Sr.a da Oliveira da villa de Guimarães e Marta / Francisca solteira moradora em Borgas fregue/sia de São Paio da villa de Guimarães e por verda/de assinei este era ut supra. O P.e João Gomes da Costa coadjutor desta freg.a».

Filho de Frutuoso Dias e de Maria Abreu. Neto paterno de Antonio Dias e de Catarina Fernandes. Bisneto paterno de Cosme Gonçalves e de Catarina Dias. Terceiro neto paterno de André Dias e de Maria de Abreu. Quarto neto paterno de Antonio Pires e de Ana Dias. De Francisco Fontes e de Dona Violante de Abreu. Quinto neto paterno de Dona Maria Dias. De Salvador Gonçalves e de Joana da Silva.

Casado, em 3 de Março de 1726, em Fermentões, Santa Eulália, Vila de Guimarães, com JOSEFA GOMES.

«Manoel de Abreu filho natural de Frutuoso Dias da freguezia / de São Paio da Villa de Guimarães, e elegítimo filho / de Maria de Abreu, moradora no bairro de Caneiros / limite desta freguesia de Santa Eulália de Fermentões com Josepha Gomes filha legítima / de Domingos de Freitas, já defunto e de sua molher / Maria Luís moradores no lugar de Roldes, também // (fl. 173 v) também desta freguezia de Santa Eulá/lia feitas as denunciaçoens na forma do sagrado / Concílio Tridentino e Constituição deste Arce/bispado, e por ordem do Muito Reverendo Doutor / Joseph de Sá Souto Maior juiz dos cazamentos / na cidade de Braga e suas comarquas nem / resultando impedimento nenhum se receber/em por palavras de prezente no arco desta / sobredita Igreja em prezença de mim o pad/re Manuel Gomes vigário da sobredita Igr/eja em os três dias do mês de Março de mil / e sette centos e vinte e seis annos, e lhe dei / as bençans de que tudo foram testemun/has que prezente estavam Sebastiam de Passos Barbosa e Estêvão de Carvalho / ambos desta freguesia, e outros muitos mais / que estavam presentes, e por verdade fiz / este termo que assinei dia e era ut supra. Sebastiam de Passos Barbosa – Estêvão de Carvalho – O padre Manuel Gomes vigário da sobredita Igreja». AMAP: Misto 3, Paroquial n.º 288, fl. 173 e v.
Nascida em 14 de Fevereiro de 1714, no Casal das Curadeiras, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Batizada em 19 de Fevereiro de 1714. Falecida em 18 de Março de 1785, no Casal de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães.
AMAP: Nascimentos 1, Fermentões Santa Eulália paroquial n.º 290. fl. 15 v., n.º 1: «Josepha filha legítima de Domingos de Freitas / e de sua mulher Maria Luís, moradores nas Cu/radeiras nasceo aos quatrorze dias do mês de Feve/reiro deste anno de mil setecentos e quatrorze; foi baptizada por mim o padre Miguel / de Freitas da Silva de licença do reverendo viga/rio desta igreja de Santa Eulália de Feramon/taos por estar de cama sangrado; aos dezano/ve dias do dito mês de Fevereiro do dito anno / asima. Foram padrinhos Francisco Pereira filho / de Miguel Pereira da freguesia de Sam Martinho / de Moreira de Rei e madrinha Josepha solteira / filha legítima de André Fernandes do lugar das / Curadeiras todos desta freguezia de Santa Eulá/lia e por verdade fiz este assento que asignei / dia, mês e anno ut supra. O padre Miguel de Freitas da Silva».
Filha de Domingos de Freitas e de Maria Luís. Neta paterna de João de Freitas e de sua 1ª mulher Cecília Gomes. Neta materna de Jacinto Luís e Catarina Fernandes.

Foram Pais de:

1.1 José Antonio de Abreu. Nascido em 9 de Dezembro de 1729, no lugar de Roldes, Fermentões, Santa Eulália, Vila de Guimarães. Certidão de Batismo: Baptizado a 13. Padrinhos: Matias do Vale Peixoto do lugar das Curadeiras e Catarina Josefa mulher de José de Abreu do lugar de Caneiros. Batizou sua irmã Josefa Teresa. Registro de Batismo: Baptizada a 30. Padrinhos José António de Abreu irmã da baptizada e Joana Teresa Correia mulher de seu irmão António José de Abreu.

1.2 Antonio José de Abreu. Nascido em 6 de Setembro de 1732, no lugar de Roldes, Fermentões, Santa Eulália, Guimarães. Certidão de Batismo: Baptizado em casa no mesmo dia por necessodade pelo padre Alexandre de Carvalho que foi padrinho com sua irmã Mariana, solteira, ambos de Roldes. Foi padrinho de sua irmã Joana Teresa: Registro de Batismo: Baptizado a 9. Padrinhos: António José de Abreu irmão da dita baptizada e Joana Teresa Correia filha de João de Oliveira da Rua de Santa Luzia freguesia de Azurém (São Pedro). Casado, em 16 de Janeiro de 1762, em Azurém, São Pedro, Guimarães, com Joana Teresa Correia de Oliveira, nascida no mesmo lugar e falecida em 14 de Março de 1777, em São Paio, Guimarães. Com Geração em São Paio e Azurém.

1.3 Maria Teresa de Abreu. Nascida em 12 de Abril de 1738, no lugar de Roldes, Fermentões, Santa Eulália, Guimarães. Falecida em 6 de Novembro de 1790, aos 52 anos. Registro de Batismo: AMAP: Misto 3, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães, Paroquial n.º 289, fl. 56 v., e 57, n.º 4. Baptizada a 15 pelo padre Manuel Gomes. Padrinhos: Manuel Lopes, morador em Roldes e Teresa Maria mulher de Geraldo Machado moradores na Fazenda de Selho, todos desta freguesia de Fermentões. Casada, em 18 de Novembro de 1761, com Jerônimo Silva Freitas, nascido em 27 de Novembro de 1740, em Creixomil, São Miguel, Guimarães que, depois de viúvo, casou novamente em 26 de Maio de 1793, em São Paio. Com Geração.

1.4 Sebastião Felix de Abreu, que segue.

1.5 João Manoel. Nascido em 12 de Abril de 1742, no lugar de Roldes, Fermentões, Santa Eulália, Guimarães. Registro de Batismo: Baptizado a 15. Padrinhos: Geraldo Machado, morador na Rua de Infesta, freguesia da Oliveira (Santa Maria), Guimarães e Josefa, solteira, filha de Domingos da Costa do lugar das Curadeiras.

1.6 Teresa Maria. Nascida em 28 de Agosto de 1744, no Lugar de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Registro de Batismo: Baptizada a 30. Padrinhos: Estêvão Carvalho de Roldes, vizinho dos pais do baptizado e Maria de Vilas Boas mulher de Manuel Francisco das Neves do Casal de Antemil, da freguesia Pencelo (São João Baptista)

1.7 Josefa. Nascida em 25 de Abril de 1747, no Lugar de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Registro de Batismo: Baptizada a 26. Padrinhos: o padre António de Abreu da Rua da Cruz de Pedra, freguesia de Creixomil (São Miguel), Guimarães, e sua irmã Josefa, solteira.

1.8 Manoel Antunes de Abreu. Nascido em 18 de Fevereiro de 1749, no lugar de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Registro de Batismo: [Baptizado a 23. Padrinhos Manuel Mendes Paraíso do lugar de Souto dos Mortos da freguesia de Creixiomil (São Miguel) e Paula Josefa Caetana moradora na Rua de São Domingos da freguesia de São Paio da vila de Guimarães].

1.9 Joana Teresa. Nascida em 3 de Janeiro de 1752, no Lugar de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Registro de Batismo: Baptizado a 9. Padrinhos: António José de Abreu irmão da dita baptizada e Joana Teresa Correia filha de João de Oliveira da Rua de Santa Luzia freguesia de Azurém (São Pedro).

1.10 Joana Quitéria Maria. Nascida em 22 de Abril de 1756, no Lugar de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Falecida em 13 de Agosto de 1800, aos 44 anos. Registro de Batismo: Baptizada a 25. Padrinhos: Agostinho Ribeiro morador na vila de Guimarães e sua cunhada Quitéria moradora à Cruz de Pedra. Casada, em 20 de Novembro de 1774, com Cosme José Francisco. Com Geração.

1.11 Josefa Teresa. Nascida em 27 de Dezembro de 1758, no Lugar de Roldes, Fermentões (Santa Eulália), Guimarães. Registro de Batismo: [Baptizada a 30. Padrinhos José António de Abreu irmã da baptizada e Joana Teresa Correia mulher de seu irmão António José de Abreu].

2. SEBASTIÃO FÉLIX DE ABREU. 1º do nome no Brasil. Capitão. Nascido em 7 de Fevereiro de 1740, em Fermentões, Guimarães.

Filho de Manoel de Abreu e Josefa Gomes. Neto paterno de Frutuoso Dias e Maria Abreu. Neto materno de Domingos Freitas e Maria Luís. Bisneto paterno de Antonio Dias e Catarina Fernandes. Bisneto materno de João de Freitas e de sua 1ª mulher Cecília Gomes. Bisneto materno de Jacinto Luís e Catarina Fernandes. Terceiro paterno de Cosme Gonçalves e Catarina Dias. Quarto neto paterno de André Dias e Maria de Abreu. Quinto neto paterno de Antonio Pires e Ana Dias. De Francisco Fontes e Violante de Abreu. Sexto neto paterno de Dona Maria Dias. Sexto neto paterno de Salvador Gonçalves e de Dona Joana da Silva

No registro de Batismo encontramos todos os dados coincidentes, data, local, nome dos pais, mas o seu nome aparece como “Sebastião Felix” e não como "Sebastião José" como consta da Certidão de Casamento de sua filha Maria Ignácia da Conceição. Veio para o Brasil antes de 1760, quando se casa em São Gonçalo. Segundo o registro de terras, em 1856, em São Gonçalo havia outro do mesmo nome, seu neto, talvez.

Casado, por volta de 1760, em São Gonçalo, com CUSTÓDIA DA SILVA BRANDÃO, nascida por volta de 1740, em São Gonçalo. Filha de Pedro da Silva Brandão, natural da Vila de Guimarães, e Thereza de Jesus, exposta na Sé da mesma Vila. Foram Pais de:

3. MARIA IGNÁCIA DA CONCEIÇÃO, casada em 1803, em São Gonçalo, com LUÍS FRANCISCO FREIRE DE AGUIAR, Patriarcas da Família Freire de Aguiar.

Pesquisa
Assentos Paroquiais da Vila de Guimarães
Universidade do Minho
Rui Faria
Registro de Terras
Anamaria Nunes
Assentos Paroquiais no Rio de Janeiro
Guilherme Serra Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário