quarta-feira, 21 de julho de 2010

DE GOUVÊA NUNES - Niterói

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. OSCAR SEVERIANO BASTOS NUNES. General de Brigada. Nascido em 14 de setembro de 1883, em Fortaleza, no Ceará, às quatro horas e quarenta minutos da manhã. Falecido em 16 de Novembro de 1965, em Niterói. Sepultado no Cemitério do Maruí, em Niterói, no Jazigo da Família.

Filho de Antonio Severiano Nunes e Humbelina Bastos dos Reis. Neto paterno de Severiano Nunes e Ricarda Maria Moreira. Neto materno de Antonio Luís Bastos dos Reis e Emília Praxedes da Costa.

Bisneto paterno de Antonio José Nunes e Maria Raimunda Lopes. Bisneto paterno de índios maranhenses. Bisneto materno de João Baptista Bastos e Genoveva Maria dos Reis. Bisneto materno de João da Costa Carvalho e Úrsula Carolina da Costa. Terceiro neto paterno de Antonio José Nunes e Margarida Teresa. Terceiro neto paterno de Domingos Francisco Lopes e Maria Sipriana. Quarto neto paterno de Antonio Nunes da Silva e Josefa Maria. Quarto neto paterno de João Gonçalves e Teresa Maria. Quarto neto paterno de João Francisco de Carvalho e Quitéria Lopes. Quarto neto paterno de Francisco Pinto de Moraes e Marcelina Antonia de Jesus. Quinto neto paterno de Francisco Nunes e Maria dos Santos. Quinto neto paterno de Domingos Rodrigues e Maria Gomes. Quarto neto paterno de Antonio Francisco e Margarida Marins. Quarto neto paterno de Domingos Lopes e Joana Gonçalves. Quarto neto paterno de Domingos Gaspar e Sipriana Soares. Quarto neto paterno de Manoel Pinto e Catarina Rodrigues. Sexto neto paterno de Antonio Gomes e Maria Francisca.

Comandante da Fortaleza de Itaipus, em São Vicente, em São Paulo.

Prestou serviço em Óbidos, no Pará; Pouso Alegre, Minas; Paranaguá, Paraná; Itaipu, São Vicente, São Paulo; Florianópolis, Santa Catarina e no Rio de Janeiro, sempre em defesa da legalidade.

Participou da Repressão à Revolta do Contestado em 21 de Outubro de 1914 a 4 de Maio de 1915 e de 21 de Março de 1915 a 19 de Abril de 1915.

Participou da Repressão à Revolta Tenentista em São Paulo em 1924, servindo de 26 de Fevereiro de 1924 a 14 de Outubro de 1926 e, nesse mesmo período, perseguiu a Coluna Prestes.

Participou da Revolução Constitucionalista, em 1932, quando era comandante do Forte de Itaipus, em São Vicente.

Era comandante do Forte de Óbidos quando foi houve o levante liderado pelo Cabo Corumbá, tendo contado tempo em dobro por ser o período da 1ª Guerra Mundial.

Papai conheceu Mamãe quando passou de bonde na Praça da Boa Viagem, em Niterói, e a viu em um banco. Apaixonou-se e sempre passava no mesmo horário. Um dia atirou uma rosa para Zélia. Em outro, tomou coragem e se aproximou.

Therezinha de Jesus de Gouvêa Nunes


Casado em 8 de Setembro de 1911, no Oratório particular da casa de Albino Borges Monteiro e de Dona Maria Joana Galhardo das Neves, avós maternos da noiva, na Rua Visconde de Itaboraí, 62, em Niterói, com ZÉLIA BORGES DE GOUVÊA, nascida em 24 de Dezembro de 1889, em Niterói. Falecida em 20 de Agosto de 1976, em Niterói. A lua de Mel foi na Ilha do Mel, em Santa Catarina, para onde Oscar havia sido mandado.

Zélia era sobrinha neta de Cândido Borges Monteiro, Barão e Visconde com Honras de Grandeza de Itaúna, e de Dona Ilydia Maria Cândida Borges Monteiro, Baronesa da Lagoa.
Prima em 2º grau de Ilydia de Freitas, Baronesa de Luso e de Carolina de Freitas, 2ª Baronesa da Lagoa.

Filha de Dr. Manoel Torquato de Gouvêa e América Borges Monteiro. Neta paterna de Domingos Marques de Gouvêa e Cecília Maria Brandão. Neta materna de Albino Borges Monteiro e Maria Joana Galhardo das Neves.

Bisneta paterna de Manoel Marques de Gouvêa e Catarina Narcisa do Rosário. Bisneta paterna do Dr. José da Silva Brandão e Custódia Maria de Aguiar. Bisneta materna de José Borges Monteiro e Gertrudes Joaquina da Conceição. Bisneta materna de João Francisco das Neves e Maria Isabel Galhardo.

Terceira neta paterna de Manoel Marques de Gouvêa e Maria Fernandes. Terceira neta paterna de Antonio Silveira Ramos e Catarina Tomásia. Terceira neta paterna de Antonio da Silva Brandão e Cecília Francisca de Christo. Terceira neta paterna de Luis Francisco Freire de Aguiar e Maria Ignácia da Conceição.

Terceira neta materna de Manoel Borges Monteiro e Maria Vaz. Terceira neta materna de João Antonio Teixeira e Jacinta Maria Cândida. Terceira neta materna de Antonio Francisco das Neves. Terceira neta materna de José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira e Maria Francisca Romana.

Quarta neta paterna de Manoel Marques de Gouvêa e Jerônima Quitéria. Terceira neta paterna de João Fernandes Curto e Quitéria Fernandes. Quarta neta paterna de Antonio Silveira Ramos e Rosa Maria do Nascimento. Quarta neta paterna de Vicente Silveira e Ana Teresa da Conceição. Quarta neta paterna de Francisco Rodrigues de Aguiar e Sebastiana Maria. Quarta neta paterna de Sebastião Félix de Abreu e Custódia da Silva Brandão.

Quarta neta materna de Caetano Borges e Joana Monteiro. Quarta neta materna de Henrique José Maria de Sousa Galhardo e Vicência Maria Rita Xavier do Amor Divino e Oliveira. Quarta neta materna de Félix Francisco Ferreira Fortes e Ana Joaquina Rosa.

Quinta neta paterna de Francisco Marques de Gouvêa e Iria Fernandes. Quinta neta paterna de Manoel João Correia e Maria Dutra. Quinta neta paterna de Pascoal Luís e Catarina Rosa. Quinta neta paterna de Estevão Furtado e Maria da Conceição. Quinta neta paterna de José Rodrigues e Luzia Silveira dos Santos. Quinta neta paterna de Manoel de Abreu e Josefa Gomes. Quinta neta paterna de Pedro da Silva Brandão e Teresa de Jesus.

Quinta neta materna de Carlos Antonio de Sousa e Catarina da Purificação e Azevedo Galhardo. Quinta neta materna de Manoel da Costa e Oliveira e Rita Joaquina. Quinta neta materna de Manoel Ferreira e Ana Maria. Quinta neta materna de Joaquim Alves e Maria Joaquina.

Sexta neta paterna de José Fernandes de Gouvêa e Maria Gomes. Sexta neta paterna de Domingos Fernandes e Hiria Fernandes. Sexta neta paterna de Antonio Correia e Ágada João. Sexta neta paterna de Antonio Manoel e Ágada Dutra. Sexta neta paterna de Antonio Luís e Maria Silveira. Sexta neta paterna de Manoel João Furtado e Maria Alvernaz. Sexta neta paterna de João Nunes da Fonte e Maria Silveira. Sexta neta paterna de Manoel Gomes e Margarida da Almança. Sexta neta paterna de Filipe Duarte e Teresa da Silveira. Sexta neta paterna de Frutuoso Dias e Maria de Abreu. Sexta neta paterna de Domingos Freitas e Maria Luís.

Sexta neta materna de Antonio Francisco e Josefa Maria. Sexta neta materna de Gil Álvares de Azevedo e Maria Teresa Galhardo.

Filha da Pianista América Borges Monteiro, Zélia herdou o seu talento musical e, na juventude, tocava bandolim. Estava sempre assoviando uma canção que quase não ouvíamos de tão baixinho... A sua casa, na Rua Francisco Dutra, 47, em Niterói, em frente à travessa Morgadinha, era lugar de festa para os netos. No quintal, balanço, gangorra, rede e espaço suficiente para brincarmos. Havia muitas árvores que gostávamos de subir para comer goiaba, abiu e manga. Nas datas festivas, a mesa de doces era inesquecível, todos confeitados por Tia Gita e Tia Hilde. Na Páscoa, os ovos de chocolate eram escondidos no jardim para que os procurássemos. Hoje, às vezes, paro e fico olhando o imenso prédio construído no lugar da casa de meus avós... À tarde, sentava-se em sua cadeira de balanço e, enquanto cerzia meias em um ovo de madeira, contava histórias e mais histórias, com graça e ritmo. Era mestra em cama de gato e em cantar cantigas de roda. Na cozinha, era mestra em paciência, sentando-se em um banquinho ao lado do fogão para esperar a carne assada dourar no molho ferrugem, que fazia com pingos de água. Nos dias comuns, na hora do lanche, ela fazia o bolo 1.2.3. e cuca de banana. Aos domingos, pastéis de camarão, verdadeiro milagre da culinária! E na estufa do fogão, sempre havia farofa feita na manteiga, inigualável. Às segundas-feiras, a sobra da carne assada do domingo era transformada em deliciosos croquetes ou fritada recheada. Às seis da tarde, acendia uma palha benta em um pequeno oratório arrumado na cômoda do seu quarto e rezava. Costumava sentar-se na varanda para ver o campanário da Igreja do Salesiano e a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora no alto do morro. Nas datas religiosas, ia às procissões e eu a acompanhava.

Foram Pais de:

1.1 Maria Lygia de Gouvêa Nunes.
1.2 Marcos Vinícius de Gouvêa Nunes.
1.3 Yara de Gouvêa Nunes.
1.4 Gioconda de Gouvêa Nunes.
1.5 Dalmo de Gouvêa Nunes.
1.6 Oscar de Gouvêa Nunes.
1.7 Maria Stella de Gouvêa Nunes, que segue.
1.8 Therezinha de Jesus de Gouvêa Nunes.


2. MARIA STELLA DE GOUVÊA NUNES casada em 2 de Fevereiro de 1947, na Matriz de São João Batista, em Niterói, com o Desembargador JOSÉ BENTO VIEIRA FERREIRA, Patriarcas da Família Nunes Vieira Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário