quinta-feira, 22 de julho de 2010

DUTRA - Castelo Branco - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Ágada Dutra
Avós de Maria Dutra
Bisavós de Antonio Silveira Ramos
Terceiros Avós de Antonio Silveira Ramos
Quartos Avós de Catharina Narciza do Rosário
Quintos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sextos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Sétimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Oitavos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. AMARO DUTRA. Nascido, antes de 1624, na Freguesia de Castelo Branco. Batizado na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecido em 4 de Outubro de 1649 na Freguesia de Castelo Branco. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Nota: O nascimento do Amaro ocorreu antes de 1624, ano a partir do qual é que existem registros de batismo na freguesia de Castelo Branco, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus pais. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Homônimo: Em Pedro Miguel há um do mesmo nome casado com Águeda André, pais de Bárbara Dutra, natural de Pedro Miguel, casada em 7 de Novembro de 1661, com Marcos João, pais de Francisco, Maria, Amaro e Serafina.

Casado com LEONOR FURTADO, natural da Freguesia de Castelo Branco. Filha de Gaspar Furtado. Nota: A ligação da Leonor ao seu progenitor, deve-se a Marcelino de Lima. (Pesquisa em Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Foram Pais de:

2. ÁGADA DUTRA. Nascida em Outubro de 1627 na Freguesia de Castelo Branco. Batizada em Outubro de 1627 na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Nota: Não foi encontrado o registro de óbito da Ágada (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

Casada, por volta de 1655, com ANTONIO MANOEL. Nascido em Março de 1635 na Freguesia de Castelo Branco. Batizado em Março 1635 na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecido em 28 de Agosto de 1669, na Freguesia de Castelo Branco. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Filho de André Manoel e Grácia Rodrigues. Foram Pais de:

2.1 Isabel Dutra. Nascida por volta de 1638 na Freguesia de Cedros. Falecida em 27 de Fevereiro de 1708 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Isabel foi madrinha de ambos sobrinhos batizados com o nome Manuel, filhos de sua irmã Ana e de Francisco Gonçalves. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada em frente da porta principal, do lado da Capelinha dos Batizados. Fez testamento, no qual deixou dito, entre muitas outras coisas, que fosse amortalhada no hábito de São Francisco, acompanhada com todas as Cruzes da igreja, etc. Faleceu com 70 anos pouco mais ou menos, segundo dia o padre. Batizou os dois sobrinhos de nome Manoel, filhos de sua irmã Ana e de Francisco Gonçalves. Casada com Carlos Fernandes, nascido em Setembro de 1640, na Freguesia de Cedros, e aí batizado no mesmo mês e ano, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Aí também falecido em 18 de Maio de 1703. Filho de Domingos Fernandes e Francisca Luís. Neto paterno de Jerônimo Fernandes e Maria Brandão (V. Meus 11º Avós) Foi 1º casado com Catarina Dias. Com Geração.

2.2 Amaro Dutra. Nascido por volta de 1653, na Freguesia de Cedros. Falecido em 8 de Fevereiro de 1704, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Amaro. Foi através do seu registro de óbito, que ficamos sabendo da sua existência e casamento. Recebeu todos os "sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado no corredor de Santo Amaro, abaixo do púlpito, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Faleceu com 50 anos de idade pouco mais ou menos, segundo diz o padre. Casado com Maria Pereira, nascida por volta de 1642, na Freguesia de Cedros, e aí falecida em 9 de Novembro de 1712. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Antonio Vieira Goulart e Mícia Pereira (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Com Geração.

2.3 Antonio Dutra. Nascido em Setembro de 1665 na Freguesia de Castelo Branco. Batizado em 6 de Setembro de 1665 na Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecido em 7 de Abril de 1705 na Freguesia de Cedros. Nota: António recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser notoriamente pobre e foi sepultado na casa dos padres da Igreja Paroquial de Santa Bárbara. O funeral do finado foi grátis. Casado a 19 de Janeiro de 1688, Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Bárbara Pereira, nascida por volta de 1665, na Freguesia de Cedros e aí falecida em 21 de Março de 1705, sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Manuel Pereira e Maria Duarte. Com Geração.

2.4 Ana Dutra. Natural de Cedros. Batizou a sobrinha Maria, filha de sua irmã Isabel: Nota: Ana foi madrinha do batismo da sobrinha Maria, filha de sua irmã Isabel e de Carlos Fernandes. Foi através do registro do citado batismo, que ficamos sabendo da sua ligação aos progenitores. Casada com Francisco Gonçalves, nascido por volta de 1645, na Freguesia de Cedros e aí falecido em 11 de Fevereiro de 1705. Filho de Antonio Gonçalves e Bárbara Jorge. Com Geração.

2.5 Maria Dutra, que segue.

3. MARIA DUTRA. Nascida por volta de 1678, na Freguesia de Cedros. Falecida em 21 de Julho de 1733, na Freguesia de Salão. Sepultada na Igreja Paroquial de N. Sra. do Socorro. Nota: Maria recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhada pelo Colégio e Cruzes da igreja. Foi sepultada junto ao púlpito, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Fez testamento, no qual deixou nomeados 10 mil réis por sua alma. Foi 1º casada com Lourenço Gomes, nascido por volta de 1645 na Freguesia de Cedros, e aí falecido em 15 de Fevereiro de 1705. Filho de Pedro Gomes e Maria Tomé. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Lourenço. Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado na Capela de N. Sª. do Rosário, junto ao altar, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Os herdeiros mandaram fazer meio ofício e dizer 15 missas. Faleceu com 60 anos de idade pouco mais ou menos, segundo informação prestada por terceiros ao padre. Com Geração.

Casada, em 25 de Maio de 1705, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com MANOEL JOÃO CORREIA. Nascido em 6 de Fevereiro de 1681, na Freguesia da Ribeirinha. A data do nascimento foi encontrada na Pesquisa na Freguesia da Ribeirinha. Falecido em 26 de Janeiro de 1727, na Freguesia de Cedros, Ilha do Faial, aos 45 anos. Sepultado em 27 de Janeiro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Manuel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas disse na presença do padre e das testemunhas Domingos Rodrigues, sargento e Pascoal Furtado que queria que fizessem legados por sua alma no valor de 25 mil réis. Foi acompanhado pelo Colégio e Cruzes das Confrarias da igreja e sepultado no "corpo da igreja", junto ao confessionário, do lado da epístola, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Faleceu com 45 anos de idade, segundo diz o padre. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Filho de Antonio Correia e Ágada João. Neto paterno de João Correia e Ana Brás. Neto materno de Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes. Bisneto paterno de Luis Correia e Maria Rodrigues. De Baltazar Furtado e Ana Brás. Foram Pais de:

3.1 Antonio Silveira Ramos, que segue.

3.2 Maria. Nascida em 11 de Abril de 1708 na Freguesia de Cedros. Batizada em 15 de Abril de 1708, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 22 de Abril de 1713, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

3.3 Manoel João Correia. Nascido em 3 de Fevereiro de 1710, na Freguesia de Cedros. Batizado em 9 de Março na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 1ª Núpcias, em 9 de Novembro de 1733, na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro, com Maria Ana da Conceição, nascida em 24 de Maio de 1712, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 26 de Maio, e falecida em 3 de Julho de 1744, na Freguesia do Salão. Filha de Antonio Luis Alvernaz e Maria da Rosa. Com Geração.

3.4 João Silveira. Nascido em 15 de Janeiro de 1713, na Freguesia de Cedros. Batizado a 19 de Janeiro de 1713 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 3 de Fevereiro de 1745, na Freguesia do Salão. Sepultado na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro. Nota: João recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhado pelo pároco, Cruzes e Pendões da igreja. Foi envolto em mortalha branca e sepultado abaixo da "porta travessa (sic)", do lado Sul, na Igreja Paroquial de N ª Sª. do Socorro. Não fez testamento. Casado em 22 de Novembro de 1734, na Igreja Paroquial de N. Sª. do Socorro, com Catarina Garcia, nascida em 3 de Maio de 1709, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 8 de Maio, filha de Manoel Pires de Sousa e de Maria Furtado. Depois de viúva, casou em 8 de Novembro de 1745, com José de Medeiros Pereira. Com Geração.

3.5 José. Nascido em 9 de Dezembro de 1715, na Freguesia de Cedros. Batizado em 15 de Dezembro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecido em 24 de Agosto de 1716 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: José foi sepultado na Ermida de N. Sª. do Socorro/Salão. Manoel Dutra da Rosa Cabeça batizou José, filho de Manuel João e Maria Dutra. Nota: Manuel foi padrinho do batismo do José, filho de Manuel João e de Maria Dutra. Foi através do registro do citado batismo que ficamos sabendo da sua existência e filiação. Recebeu os "sacramentos da penitência e da extrema unção", não tendo recebido o "Sacro Viático" por não terem chamado o padre a tempo. Teve acompanhamento do Colégio e Cruzes. Levou como mortalha o hábito de sayal de São Francisco. Teve 1 ofício de corpo presente e foi sepultado na Capela de N. Sª. dos Remédios. Fez testamento tendo deixado 20 mil réis p/legados.

3.6 Maria. Nascida em 2 de Junho de 1718, na Freguesia de Cedros. Batizado em 7 de Junho na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

3.7 José. Nascido em 23 de Maio de 1772, na Freguesia de Cedros. Batizado em 28 de Maio na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

4. ANTONIO SILVEIRA RAMOS casado com ROSA MARIA DO NASCIMENTO, Patriarcas da Família Silveira Ramos, da Ilha do Faial.

Descendência de Manoel João Correia e Maria Dutra
Pesquisada na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário