quarta-feira, 21 de julho de 2010

DA COSTA CARVALHO - Bahia

DESCENDÊNCIA
Pais de Emília Praxedes da Costa
Avós de Humbelina Emília Bastos dos Reis
Bisavós de Oscar Severiano Bastos Nunes
Terceiros Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quartos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOÃO DA COSTA CARVALHO. 1º do nome. 1º Tenente da Armada. Nascido por volta de 1810, na Bahia.

Este nosso avô tem sido um dos mais complicados para pesquisar... A Família “da Costa Carvalho”, da Bahia, é uma só, com ramificações em Portugal. O nome “João da Costa Carvalho” se repete à exaustão. É difícil precisar quem é quem!

Ainda procuramos a ligação do nosso João da Costa Carvalho com os membros da ilustre Família Baiana e, agora, com a ajuda do grande Genealogista Dalmiro da Mota Buys, alguma coisa nova surge.

Prezada Anamaria,
Tenho alguma notícia para conversarmos, finalmente.
Bem, o seu avoengo João da Costa de Carvalho não pode ser filho do Manuel da Costa de Carvalho e da Mariana, que o João Monteiro lhe enviou, porque os filho deste casal nasceram de 1764 a 1772. Pode ser um neto, filho de outro Manuel da Costa de Carvalho, porque encontrei um João nascido em 1808, então seria sobrinho do Patrão-mor da Barra da Bahia e isto explicaria ele ter vindo para a companhia dos parentes. Estes, Ana, são todos do Porto. Tenho de encontrar o casamento dele com a D. Úrsula Carolina da Costa. Este sobrenome Costa que ela usa tanto pode ser do marido como dela mesmo, visto que muitos se casaram endogamicamente. Vou continuar a pesquisa, embora leve tempo. Só queria lhe dar esta notícia que, enfim, encontrei um João que pode ser o seu. E como eu suspeitava, é dos nossos!!! Só tenho de confirmar.

Um abraço
Dalmiro
Oi Anamaria,
É só para lhe dizer que se o João foi Carpinteiro, isso quer dizer que ele teve o ofício de carpinteiro, ou seja, licença para trabalhar com carpintaria. Também quer dizer que ele teve carpintaria montada e que era o dono do negócio. Veja só, como as coisas vão se encaixando, ele montou um negócio para poder trabalhar com os parentes, um negócio afim, que tem a ver com a construção de navios. Talvez tenha sido o início da vida dele e ele decidiu, depois, entrar para a Marinha Imperial. Se conseguirmos comprovar que este João é o João que encontrei nascendo no Porto, sobrinho do Patrão mor da Barra da Bahia, então a sua ascendência Costa Carvalho estará resolvida.
Ainda não pude ir ao Arquivo da Marinha, porque ainda estou com os problemas da coluna e do pé esquerdo, ando com dificuldade e me transporto sempre que posso de táxi ou Metrô. O calor intenso daqui do Rio tem me afastado das pesquisas nos arquivos públicos, mas na Internet estou direto.

Abraços
Dalmiro
Casado, por volta de 1830, com ÚRSULA CAROLINA DA COSTA, nascida por volta de 1810, na Bahia, talvez. Foram Pais de:

2. EMÍLIA PRAXEDES DA COSTA casada, por volta de 1850, com o Capitão de Fragata ANTONIO LUÍS BASTOS DOS REIS, Patriarcas das Famílias Bastos dos Reis e da Costa Bastos.

Pesquisa
Anamaria Nunes
Certidões de Batismo de Oscar Severiano Bastos Nunes e
Humbelina Emília Bastos dos Reis
Acervo de Maria Lygia de Gouvêa Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário