quarta-feira, 21 de julho de 2010

CORREIA - Ilha Graciosa - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Luis Correia
Avós de João Correia
Bisavós de Antonio Correia
Terceiros Avós de Manuel João Correia
Quartos Avós de Antonio Silveira Ramos
Quintos Avós de Antonio da Silveira Ramos
Sextos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Sétimos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Oitavos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Nonos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Primeiros Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


***


A presença dos Correia na Ilha da Madeira remonta aos anos de 1400:Já consagramos um pequeno artigo a João Afonso, companheiro de Zarco, que nesta ilha foi tronco duma nobre e distinta família. Também teve o apelido de Correia, que transmitiu aos seus descendentes, e foram estes os primeiros que o usaram nesta ilha. Teve João Afonso um filho por nome Antonio Correia, que nasceu na Madeira em 1457 e que vários linhagistas afirmam ter morrido em 1572, contando aproximadamente 115 anos. Foi este Antonio Correia um esforçado cavaleiro que militou valorosamente em África, principalmente em Arzila e Safim, tendo ali mantido á sua custa um numero avultado de homens e cavalos. A ele se referem com alevantado elogio as antigas crônicas madeirenses.

Elucidário Madeirense


A Família Silveira Ramos tem origem nos Correia, da Ilha da Madeira que, desde os primórdios de sua povoação, já se entrelaçava com os Silveira, os Furtado e os Dutra.

Os Correia:
Soeiro Pais Correia, 1º do nome, nascido por volta de 1150, filho de Paio Ramiro, casado com Urraca Hueriz, que foram pais de Paio Soares Correia, casado 1º por volta de 1175, com Gotinha Godiz e em 2º com Dona Maria Gomes da Silva, e de Gontrade Soares casada com Paio Ramires.

Nobiliário das Famílias de Portugal
Felgueiras Gayo


Correia

Já consagramos um pequeno artigo a João Afonso, companheiro de Zarco, que nesta ilha foi tronco duma nobre e distinta família. Também teve o apelido de Correia, que transmitiu aos seus descendentes, e foram estes os primeiros que o usaram nesta ilha. Teve João Afonso um filho por nome Antonio Correia, que nasceu na Madeira em 1457 e que vários linhagistas afirmam ter morrido em 1572, contando aproximadamente 115 anos. Foi este Antonio Correia um esforçado cavaleiro que militou valorosamente em África, principalmente em Arzila e Safim, tendo ali mantido á sua custa um numero avultado de homens e cavalos. A ele se referem com alevantado elogio as antigas crônicas madeirenses.

Elucidário Madeirense


1. ... CORREIA. Nascido por volta de 1570.


Casado, por volta de 1590, com DESCONHECIDA. Foram Pais de:

1.1 Luís Correia que segue.

1.2 Manoel Correia. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 25 de Novembro de 1688, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Manuel e a cunhada Luzia, foram padrinhos do batismo da Ana, filha Gaspar Francisco e Ana Luís. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu todos os "divinos sacramentos", fez testamento, no qual no qual nomeou sua testamenteira a filha Maria Correia, deixou uma missa "todo o ano" de perpétuo e foi sepultada junto às grades da Capela-Mor, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Batizou Ana, filha de Gaspar Francisco e Ana Luís. Casado com Bárbara Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e Maria Furtado. Com grande Geração.

2. LUÍS CORREIA. Nascido por volta de 1600, na Freguesia de Cedros. Falecido em 16 de Setembro de 1648, na Freguesia de Cedros, aos 40 e poucos anos. Sepultado em 17 de Setembro na Igreja Paroquial de Santa Bárbara Notas: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais do Luís. Todavia, tudo indica que o Luís fosse irmão de Manuel Correia. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu os "divinos sacramentos", "de palavra disse o que queria se fizesse por sua alma". Presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer. Luís era irmão do Manuel Correia, casado com Bárbara Gonçalves (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

Casado com MARIA RODRIGUES, nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 8 de Janeiro de 1664, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Pedro Rodrigues Roça e Madalena de Freitas. Neta paterna de Pedro Rodrigues da Cruz e Bárbara Luiz. Neta materna de João de Freitas, o Velho, e Catarina João. Foram Pais de:

2.1 João Correia, que segue.

2.2 Antonio Correia. Natural da Freguesia de Cedros. Casado, antes de Fevereiro de 1687, com Maria Pereira, natural de Cedros, filha de Gonçalo Pereira Machado e Ana Fernandes. Com Geração.

2.3 Madalena de Freitas. Nascida por volta de 1640, na Freguesia de Cedros. Falecida em 7 de Agosto de 1700, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Deixou Testamento. Casada com Francisco Garcia. Com Geração.

2.4 Domingos. Nascido em Janeiro 1640, na Freguesia de Cedros. Batizado em 2 de Fevereiro de 1640, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.

3. JOÃO CORREIA. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 11 de Abril de 1667, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara (Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do João. Foi através do registro de óbito da mulher, que ficamos sabendo da existência deste casal. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultado "no corpo da igreja, do meio para baixo", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara - Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Filho de Luís Correia e Maria Rodrigues.

Casado com ANA BRÁS, nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 30 de Janeiro de 1667, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara (Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Ana. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultada em frente da porta principal da Igreja Paroquial de Santa Bárbara - Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Filha de Baltazar Furtado e Ana Brás. Também citada como Ana Rodrigues em registro encontrado na Freguesia da Matriz, Horta. Foram Pais de:

3.1 Domingos de Castro. Nascido em 8 de Fevereiro de 1651, na Ribeirinha (Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos. Foi através do seu registro de casamento, que ficamos sabendo da sua existência efiliação - Pesquisa na Freguesia da Ribeirinha – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Na Freguesia da Matriz, Horta, Domingos de Castro é referido como filho de João Correia e Ana Rodrigues, coincidindo os outros nomes – dele e da mulher Maria Gonçalves, assim como as datas. Casado, em 3 de Julho de 1673, na Igreja Matriz da Horta, com Maria Gonçalves, nascida na Freguesia da Matriz da Horta. Filha de Belchior Furtado e Ninfa Gonçalves.

3.2 Isabel. Nascida em 16 de Julho de 1653, na Ribeirinha.

3.3 Antonio Correia, que segue.

3.4 Manoel. Nascido em 25 de Agosto de 1658, na Ribeirinha.

4. ANTONIO CORREIA. Nascido em 12 de Setembro de 1655, na Ribeirinha, Ilha do Faial. Filho de João Correia e Ana Brás. Neto paterno de Luis Correia e Maria Rodrigues. Neto materno de Baltazar Furtado e Ana Brás.

Casado, em 1ª Núpcias, com Maria Dutra, natural da Freguesia da Ribeirinha, foram Pais de:

4.1 Beatriz Dutra Correia. Nascida na Ribeirinha. Falecida em 1 de Abril de 1697, na Freguesia da Ribeirinha. Casada, em 5 de Novembro de 1679, com Francisco Furtado Vaz, natural da Ribeirinha, filho de Antonio Vaz e Maria Figueira. Com Geração.

Casado, em 2ª Núpcias, em 2 de Fevereiro de 1677, na Igreja Paroquial de São Mateus, com ÁGADA JOÃO, nascida por volta de 1650. Natural da Ribeirinha, Ilha do Faial (Nota: O padre provavelmente por lapso, deixou os nomes dos pais da nubente no tinteiro, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os progenitores da Ágada - Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Filha de Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes. Foram Pais de:

4.2 Manoel. Nascido em 24 de Setembro de 1679, na Freguesia da Ribeirinha.

4.3 Manoel João Correia, que segue.

4.4 Águeda Rodrigues. Nascida em 9 de Outubro de 1682, na Ribeirinha, Ilha do Faial. Falecida em 14 de Janeiro de 1730, na Ribeirinha, aos 47 anos. Foi madrinha de batismo do seu sobrinho Antonio, filho do seu irmão Manoel João e Maria Dutra. Casada, em 1ª Núpcias, com Manuel Dutra Bulcão, natural da Ribeirinha. Com Geração. Dona Águeda Rodrigues foi casada, em 2ª Núpcias, em 1 de Novembro de 1706, com Manuel de Freitas, nascido em 15 de Janeiro de 1683, na Ribeirinha, e aí falecido em 27 de Agosto de 1728, aos 45 anos. Filho de Manuel de Freitas e Catarina de Mendonça. Com Geração.

4.5 Francisco. Nascido em 8 de Outubro de 1684, na Freguesia da Ribeirinha.

5. MANOEL JOÃO CORREIA casado, em 25 de Maio de 1705, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com MARIA DUTRA, Patriarcas da Família Silveira Ramos.

Pesquisa no site da Universidade do Minho
Anamaria Nunes
Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes
Jornal do Comércio
Jornal O Paiz
Guilherme Serra Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário