quarta-feira, 21 de julho de 2010

BORGES DE GOUVÊA - Niterói - São Gonçalo

DESCENDÊNCIA
Pais de Zélia Borges de Gouvêa
Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Bisavós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. Dr. MANOEL TORQUATO DE GOUVÊA. Médico Ilustre de Niterói e São Gonçalo.

Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina. Pertenceu à Comissão Sanitária de Santa Rosa em 1885. Em 1886, o eleitorado de Niterói apresentou seu nome como candidato a vereador, mas não aceitou a indicação. Faria o mesmo em 1892, quando convidado a concorrer à 2a. Assembléia Estadual Constituinte. Serviu nos Corpos Médicos Legalistas durante a Revolta da Armada (1893/94). Desportista, aficionado pelo turfe, foi fundador do Hipódromo Guanabara, que chegou a dispor de prado próprio em Neves e promover corridas com grande assistência, inclusive de cariocas. Era casado com América Borges de Gouveia, sobrinha do Visconde de Itaúna (Cândido Borges Monteiro), médico do Imperador Pedro II

Figuras e Fatos da Medicina em Niterói
Emmanuel de Macedo Soares
Nascido em 26 de Fevereiro de 1852, em São Gonçalo. Falecido em Niterói a 17 de Abril de 1900. Está sepultado no Cemitério do Maruí, Barreto, Niterói, no Jazigo 177, Capela do Santíssimo, adquirido em 1877, por seu sogro, Albino Borges Monteiro.

Nota de Falecimento:
"Faleceu ontem, 17 de Abril de 1900, na vizinha cidade de Niterói e sepultou-se as 5h no cemitério de Maruí, o Dr. Manoel Torquato de Gouveia. O finado era um médico distinto e muito lhe deve em solicitude, cuidados e socorros prestados a pobreza daquela cidade, que o estimava sinceramente. Morto aos 40 anos de idade, prestou durante longo tempo, não só serviços inerentes a clínica civil, que ele exercia com grande mérito, como desempenhou com brilho, várias comissões médicas, que lhe confiou por vezes o Governo do Estado em épocas anormais. Era formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro."
Jornal O PAIZ, 18 de Abril de 1900
Guilherme Serra Alves Pereira

Filho de Domingos Marques de Gouvêa e Cecília Maria Brandão. Neto paterno de Manoel Marques de Gouvêa e Catharina Narcisa do Rosário. Neto materno de José da Silva Brandão e Custódia Maria de Aguiar. Bisneto paterno de Manoel Marques de Gouvêa e Maria Fernandes. Bisneto paterno de Antonio Silveira Ramos e Catharina Tomásia. Bisneto materno de Antonio da Silva Brandão e Cecília Francisco de Cristo. Bisneto materno de Luis Francisco Freire de Aguiar e Maria Ignácia da Conceição. Terceiro neto materno de Francisco Rodrigues de Aguiar e Sebastiana Maria de Jesus.

Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Pertenceu à Comissão Sanitária de Santa Rosa, em 1885 e ao Corpo Médico do Quadro da Marinha na Revolta da Armada.

Segundo o Almanak de 1880, à Página 23 e o de 1885, da Província, Artigos 16, 19 e 26, era Inspetor da Paróquia de São João Batista, 1o. Distrito. Médico Adjunto do Hospital de São João Batista de Nictheroy.

Sabido e contado por sua filha Zélia, os botões de sua camisa eram brilhantes. Ia de carruagem até Cabo Frio onde tinha clientes e amizades, e sempre vaticinava que, um dia, seria mais fácil chegar ao seu destino a pé, porque os automóveis iam ser em tal quantidade que iam ficar parados, sem ter como transitar.

Fundador do Hipódromo Guanabara, em Neves:

Como divertimentos no século passado em Niterói, podemos mencionar, ainda, as reuniões esportivas no Club Olímpico Guanabarense, em Santa Rosa, com festas mensais, e as corridas de cavalos no Hippodromo Guanabara, no arrabalde de Neves, em São Gonçalo. Lembramos ao leitor, que na explosão da barca Especuladora, ocorrida em 23 de maio de 1844, mencionamos que muitos de seus duzentos passageiros se dirigiam às cavalhadas em São Gonçalo. (...) O já citado Hipódromo Guanabara, a despeito de ficar um pouco afastado da cidade, possuía, ainda nos anos oitenta, no seu quadro social, elementos de destaque na sociedade: aí encontramos o Dr. Francisco Luís Tavares, o Comendador Ernesto Possolo, o Dr. Paulo César de Andrade, o Dr. João A S. Rodarte, o Dr. Carlos de Azevedo, o Dr. Torquato de Gouveia, Francisco Avelino de Oliveira, o Cônsul Geral do Uruguai, D. Érico Augusto Peña e muitos outros nomes importantes.
Niterói, a História de um Lugar, Páginas 291, 292.
Carlos Wehrs
Segundo o Almanak, de 1880, à Página 37, da Província, era Médico em Niterói, assinando Dr. Torquato de Gouvêa, residindo na Rua Marques de Caxias, 29 com consultório na Rua de São João, 49.

Casado, por volta de 1882, em Niterói, com a Pianista AMÉRICA BORGES MONTEIRO,


Sobrinha materna do Barão e Visconde com Grandeza de Itaúna Cândido Borges Monteiro e da Baronesa da Lagoa,
Ilidia Maria Cândida Borges Monteiro.
Prima irmã da 2ª Baronesa da Lagoa, Carolina de Freitas, e da Baronesa do Luso, Ilidia Maria de Freitas.

Nascida em 1863, em Niterói. Falecida, às 15 h, em 26 de Setembro de 1939, na Rua Mário Viana, 684, Santa Rosa, Niterói, aos 76 anos de idade. Sepultada no Jazigo da Família Rocha Pereira, no Cemitério do Maruí, Niterói.

Filha de Albino Borges Monteiro e Maria Joana Galhardo das Neves. Neta paterna de José Borges Monteiro e Gertrudes Maria da Conceição. Neta materna do Marechal de Campo João Francisco das Neves e Maria Isabel Galhardo.


Bisneta paterna de Manuel Borges Monteiro e Maria Vaz. Bisneta paterna de João Antonio Teixeira e Josefa Maria Cândida. Bisneta materna de Antonio Francisco. Bisneta materna do Capitão de Fragata José Maria de Sousa Galhardo e Oliveira e Maria Francisca Romana. Terceira neta paterna de Caetano Borges e Joana Monteiro. Terceira neta materna de Henrique José Maria de Souza Galhardo e Vicência Maria Xavier do Amor Divino e Oliveira. Terceira neta materna de Félix Francisco Ferreira Fortes e Antonia Joaquina Rosa. Quarta neta materna de Carlos Antonio de Sousa e Catharina Rosa da Purificação e Azevedo Galhardo. Quarta neta materna de Manoel da Costa e Oliveira e Rita Joaquina. Quarta neta materna de Manuel Ferreira e Ana Maria. Quarta neta materna de Joaquim Alves e Joaquina Maria. Quinta neta materna de Antonio Francisco e Josefa Maria. Quinta neta materna de Gil Álvares de Azevedo e Maria Thereza Galhardo. Sexta neta materna de Francisco Álvares e Francisca Simoa. Sexta neta materna de Estevão Galhardo e Páscoa Maria Machado. Sétima neta materna de Matias Garcia e Maria Galhardo. Sétima neta materna de João Rodrigues e Marta Machado.

Pianista de talento, América fazia parte da Sociedade Niteroiense de Música. Fez o seu primeiro recital aos 13 anos sob a regência do Maestro Guanabarino.

Era amiga de Artur Azevedo, o famoso escritor e dramaturgo maranhense.

Os Amigos de toda a vida foram os seus escravos Eduardo e sua mulher Sá Maria, que viveram em sua casa até os anos 20 do século passado.

Alguns netos de América lembram dela contando detalhes do Baile da Ilha Fiscal, levada por seus tios, o Visconde com Grandeza de Itaúna, Cândido Borges Monteiro e os Barões da Lagoa, Dona Ilidia Maria Cândida Borges Monteiro e Bernardino Casimiro de Freitas.

Depois de viúva, mudou-se para a Rua Mário Viana, 39, ao lado da Travessa Santa Rosa, onde morava sua filha Zélia. Nos últimos anos de sua vida viveu na Rua Mário Viana, 149.

(...) Quanto à música, uma das agremiações de maior prestígio foi a Sociedade Philarmonica Nitheroyense “que por muito tempo dava seus concertos no Salão Lavignasse, à Rua Visconde de Uruguai, em prédio que ainda hoje existe (o relato é de 1935) e serviu ao senado estadual e, depois, ao 1º Tribunal de Contas do Estado”. Em concertos que aí se realizaram, tomou parte, entre outros, o professor Oscar Guanabarino que, aos 21 anos, regia a orquestra, acompanhando suas discípulas, entre as quais, as sras. América Borges e Eugênia Caffarena. Aí também se fizeram ouvir os professores Pereira da Costa, White, Queirós e a sra. Luísa Regadas. (...)
Niterói, Cidade Sorriso
Carlos Wehrs

Foram Pais de:

1.1 Irene Borges de Gouvêa. Pianista. Nascida a 15 de Setembro de 1883, em Niterói. Falecida em 19 de Setembro de 1978, em Niterói, aos 95 anos. Solteira, sem geração.

1.2 Dr. Adalberto Borges de Gouvêa. Médico, casado com Dona América, de origem índia paraguaia, viviam em Petrópolis e não tiveram filhos. Adotaram Irene, mãe da atriz Míriam Pérsia.

1.3 Cecília Borges de Gouvêa. Nascida em 1884, em Niterói. Falecida em 28 de Novembro de 1962, no Rio de Janeiro. Casada, em 15 de Maio de 1909, com o seu primo Dr. Antonio Benevenuto Paula Fonseca, Médico, nascido em 22 de Março de 1881, no Rio de Janeiro e falecido em 16 de Junho de 1946, filho do Conselheiro e Médico da Imperial Câmara Antonio Gabriel de Paula Fonseca, e de Dona Maria Josephina de Aguiar. Com Geração.

1.4 Zélia Borges de Gouvêa, que segue.

1.5 Cora Borges de Gouvêa. Nascida por volta de 1891. Casada, em 1911, com o Dentista Dr. Carlos Alves da Costa, carioca, filho de Dona Leonor, estudou no Colégio Salesiano, em Santa Rosa. Com Geração.

1.6 Sílvio Borges de Gouvêa. Nascido por volta de 1893. Alto funcionário do Banco do Brasil. Casado com Dona Altair Coutinho, de importante família do Espírito Santo. Com Geração.

1.7 Célio Borges de Gouvêa. Funcionário da Prefeitura de Niterói. O casal morava em Niterói, mas mamãe tem lembrança de um belo sítio no Fonseca, na Rua dos Telhados, onde costumava passar férias, tendo ficado lá, inclusive, por um longo período, na infância, para se restabelecer de uma anemia, diagnosticada pelo Dr. Alédio Oberlander. Em busca da Rua dos Telhados, a pedido de mamãe, descobri que hoje a antiga Rua dos Telhados leva seu nome, embora grafado errado: Célio Gouveia! Casado com Dona Maria Alves. Com Geração.

1.8 Domingos Borges de Gouvêa. De apelido Mingote, Comerciário. Casado com Zulmira viviam na Tijuca, na Rua do Bispo. Sem Geração.

1.9 João Batista Borges de Gouvêa. Marinheiro. Participou da 1ª Guerra Mundial, na França. Na volta, vítima da gripe espanhola faleceu em alto mar e foi enterrado em Verdun, na França.

1.10 América Borges de Gouvêa. Nascida em 1894. Falecida, aos dez anos de idade, em 24 de Abril de 1904, em Niterói.


"Faleceu ontem, em 24 de Abril de 1904, em Niterói a Srta. América de Gouveia, filha da Exma. Sra. América Borges de Gouveia, viúva do Dr. Torquato de Gouveia"
Jornal O Paiz, Biblioteca Nacional
Guilherme Serra Alves Pereira

2. ZÉLIA BORGES DE GOUVÊA casada em 8 de Setembro de 1811, em Niterói, no Oratório Particular de Albino Borges Monteiro, na Rua Visconde de Itaboraí, 62, em Niterói, com OSCAR SEVERIANO BASTOS NUNES, Patriarcas da Família de Gouvêa Nunes.

Um comentário:

  1. Anamaria, como posso contactá-la? Sou Luiz Roberto Coutinho de Gouvêa, neto de Altair e Sylvio Gouvêa. Meu email é luirto@gmail.com
    abs
    Luiz

    ResponderExcluir