quarta-feira, 21 de julho de 2010

DE SOUSA GALHARDO E OLIVEIRA - Rio de Janeiro

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Isabel Galhardo
Avós de Maria Joana Galhardo das Neves
Bisavós de América Borges Monteiro
Terceiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quartos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quintos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO E OLIVEIRA. Capitão Tenente. Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo. Nascido em 27 de Julho de 1790, na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa. Batizado em 9 de Agosto de 1790, na Freguesia da Ajuda. Falecido depois de 1850, no Rio de Janeiro.

A sua Madrinha de Batismo foi Dona Mariana Joaquina Apolônia de Vilhena Pereira Coutinho, afilhada de Dona Maria I, de alcunha Armânia, a Sereia de Olhos Verdes, que foi casada com Dr. Miguel de Arriaga Brum da Silveira, natural da Ilha do Faial.

O seu padrinho de Batismo foi o Mercador Sebastião Antonio da Cruz Sobral, Conselheiro do Príncipe Regente. Veio para o Brasil, em 1808, com a Família Imperial.

Em 1810, era Porteiro da Câmara de Cavalo de Número, e em 1845 era Porteiro da Cana, e como tal aposentado em 1847. Em 1826 esteve na Bahia, integrando Guarda de Honra, levando carta do punho do Chalaça.

Casado, em 15 de Agosto de 1810, na Capela Imperial (Cap. Imperial 1º , 13) com Dona MARIA FRANCISCA ROMANA, Criada de Sua Alteza Real, batizada em 17 de Março de 1792, na Freguesia de Nossa Senhora do Socorro, Patriarcado de Lisboa.


Afilhada de Batismo de Dona Maria I, a Louca e do Príncipe Regente, Dom João VI.

Filha de Felix Francisco Ferreira Fortes e Antonia Joaquina Rosa. Neta paterna de Manuel Ferreira e Anna Maria. Neta materna de Joaquim Alves e Joaquina Maria.

Em 1826 teve a tutela de seus filhos menores.

Pensionista do Império recebia algumas pensões e tenças, pensionista também da Real Bolsinha de Dom João VI, seu padrinho de batismo.

O seu Inventário, com data de 1853, está arquivado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas ainda não tivemos acesso. Foram Pais de:

1.1 José Maria de Sousa Galhardo. Capitão de Mar e Guerra. Cavaleiro da Imperial Ordem de Aviz, Comendador da Imperial Ordem da Rosa, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro. Nascido em 1811, no Rio de Janeiro. É possível que tenha falecido em 1874 porque deixa de ser citado no Almanak. Ainda menor teve a serventia de Porteiro e Guarda Mor da Chancelaria Mor do Império e das Três Ordens Militares. Assentou praça de cadete no 1º Batalhão de Caçadores em 21 de novembro de 1817, tendo seis anos de idade. Lutou na Balaiada, em 1839 e 1840, e na Sabinada, destacando-se pela bravura, que lhe valeu as Ordens Militares. Em 1866, já se encontrava residente em Niterói. Casado com Dona... (Existe uma indicação de que seria casado com uma filha do Visconde de Itaúna, mas ainda não localizei tal documento) e teve sete filhos, sendo o mais velho José Maria de Sousa Galhardo, o Neto, que herdou a serventia de Porteiro e Guarda Mor da Chancelaria Mor do Império.

1.2 Maria Isabel Galhardo, que segue.

1.3 João Carlos Galhardo. Tenente, nascido em 1816, e falecido em batalha da Guerra do Paraguai. Segundo documento que está sendo pesquisado, o Visconde de Itaúna, sogro do seu irmão, José Maria, tentou afastá-lo do campo de batalha, mas já era tarde demais (Arquivo Nacional - Ana Carolina Nunes). Casado com Dona Júlia Cândida de Macedo, que teve pensão de viúva concedida em 1868 (Almanak Laemmert, 1868, Suplemento, Página 21).

1.4 Francisco Maria Galhardo. 2º Tenente. Em 1840, era 2o Tenente e Comandante da Lancha Armada Atrevida, que em 17 de Maio, conduziu a reboque do Vapor Fluminense, parte da tropa que combateu os revoltosos do Maranhão, em Meritiba.

1.5 Miguel.

1.6 Leopoldina Josefa Galhardo. Pensionista do Império recebia duas pensões.

2. MARIA ISABEL GALHARDO casada com o Marechal de Campo JOÃO FRANCISCO DAS NEVES, Patriarcas da Família Galhardo das Neves.

Pesquisa
Anamaria Nunes


Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Público
Biblioteca Nacional
Cúria Metropolitana
Ana Carolina Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário