quarta-feira, 21 de julho de 2010

ALVERNAZ - Ribeirinha - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Alvernaz
Avós de Estevão Furtado
Bisavós de Vicente Silveira
Terceiros Avós de Catarina Tomásia
Quartos Avós de Catarina Narciza do Rosário
Quintos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sextos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Sétimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Oitavos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MARIA ALVERNAZ. Natural da Freguesia da Ribeirinha. Falecida em 18 de Abril de 1692, em Ribeirinha.

Casada com FRANCISCO FURTADO JOÃO. Natural da Freguesia da Ribeirinha. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho). Nota: Não foi encontrado registro de casamento deste casal, na freguesia da Ribeirinha/Faial, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Foram Pais de:

1.1 Catarina Alvernaz. Nascida na Freguesia da Ribeirinha. Falecida em 27 de Fevereiro de 1705, na Ribeirinha. Casada, em 17 de Julho de 1689, na Igreja Paroquial de São Mateus, com Mateus Luís da Terra, nascido na Freguesia da Ribeirinha e aí falecido em 9 de Março de 1705. Filho de Francisco Luís da Terra e Madalena Alvernaz. (Pesquisa na Freguesia da Ribeirinha – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Com Geração.

1.2 Aurélia Alvernaz. Natural da Freguesia da Ribeirinha. Casada, em 19 de Fevereiro de 1697, na Igreja Paroquial de São Mateus, com Manoel Rodrigues, trabalhador, nascido na Freguesia de Cedros. Filho de André Rodrigues e Maria Rodrigues. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Manuel. Foi através do seu registro de casamento, que ficamos sabendo da sua existência e filiação (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho) Com Geração.

1.3 Francisca Pereira. Nascida por volta de 1649, na Freguesia da Ribeirinha. Falecida em 18 de Abril de 1739, na Freguesia do Salão. Sepultada na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Nota: Francisca recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhada pelo Colégio e Cruzes da igreja. Levou como mortalha o hábito de São Francisco e foi sepultado acima da "porta travessa(sic)", do lado da Epístola, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Fez testamento, no qual deixou dito, que lhe fizessem 1 ofício e dissessem 70 missas rezadas por sua alma, que deixava à Confraria das Almas 2 mil réis em dinheiro e 1 alqueire de terra junto do que Maria Manuel deixou à citada Confraria e 1 anal de responsos (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial) O sobrinho Mateus, que morreu aos sete anos, morava em sua companhia. Nota: Mateus recebeu os "sacramentos da penitência e da extrema unção" e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Foi acompanhado do Colégio e Cruzes de todas as Confrarias. Faleceu com 7 para 8 anos de idade, segundo diz o padre. O finado Mateus vivia com seus tios João Furtado e Francisca Pereira, no lugar do Salão, Cedros. Casada, em 8 de Outubro de 1696, com João Furtado Cabrito, nascido por volta de 1661, na Freguesia de Cedros e falecido em 12 de Janeiro de 1742 na Freguesia do Salão. Filho de João Furtado e Engrácia Manuel. Foi 1º casado com Maria Toste e, depois de viúvo de Francisca Pereira, casou de novo, em 6 de Setembro de 1739, com Bárbara Pereira da Rosa e tiveram: Manuel da Rosa Furtado de Mendonça. Nota: João não recebeu "sacramento" algum, porque não chamaram o padre a tempo. Foi acompanhado pelo pároco e "acompanhamento da sua igreja". Levou como mortalha o hábito de picote de São Francisco e foi sepultado da "porta travessa" para baixo, do lado do Epístola, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Fez testamento, no qual deixou dito, que deixava 12 mil réis. OBS: Logo a seguir ao registro seguinte, o padre repete o óbito do João a 16/1. Nota: A data do casamento foi encontrada na Freguesia da Ribeirinha. (Pesquisa na Freguesia de Cedros – Ilha do Faial)

1.4 Maria Alvernaz, que segue.

1.5 André Alvernaz. Natural da Ribeirinha.

FRANCISCO FURTADO JOÃO foi casado, em 2ª Núpcias, em 5 de Outubro de 1694, com Maria Rodrigues, falecida em 18 de Abril de 1692, na Ribeirinha. Filha de Gabriel Rodrigues e Maria Martins (Pesquisa na Freguesia da Ribeirinha – Ilha do Faial - Universidade do Minho)

2. MARIA ALVERNAZ casada com MANOEL JOÃO, Patriarcas da Família Furtado.


Um comentário:

  1. Eu descendo de LUZIA DA ALMANÇA natural de Cedros, casada com Domingos Fernandes Camacho.
    Luzia Da Almança
    |
    Maria Da Almança
    |
    Catarina Da Almança 1633-1691
    |
    João Rodrigues +1692
    |
    Maria Rodrigues Luís
    |
    Barbara de São José 1708-
    |
    Mateus Da Rosa Machado -*13/02/1738 Salão-Faial
    |
    Manuel da Rosa Machado
    |
    Antonio da Rosa Machado cc Ana Clara do Coração de Jesus
    |
    Maria da Rosa Machado
    |
    Américo Correia de Azevedo
    |
    Dario Correia de Azevedo
    !
    Admário Rocha de Azevedo

    ResponderExcluir