quarta-feira, 21 de julho de 2010

DE SOUSA - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Francisco da Costa
Avós de Margarida da Almança
Bisavós de José Rodrigues
Terceiros Avós de Ana Teresa da Conceição
Quartos Avós de Catarina Tomásia
Quintos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Sextos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sétimos de Manoel Torquato de Gouvêa
Oitavos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Nonos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. MARGARIDA DE SOUSA. Nascida na Freguesia de Cedros.

Casada com FRANCISCO DA COSTA. Nascido na Freguesia de Cedros. Nota: Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.




Considerando o apelido dos filhos, essa possibilidade abaixo é bem razoável, embora o casamento citado seja outro: Francisco da Costa: Filho de João Ferreira e Maria de São José. Casado com Maria Rosa. Pais de: Antonio Maria Rosa, Antonio da Rosa, Jacinta Rosa, José Francisco da Rosa e Catarina (Pesquisa na Freguesia de Feteira– Ilha do Faial - Universidade do Minho) Foram Pais de:

1.1 Francisco da Costa que segue.

1.2 Manoel Ferreira “Pequenino”. Natural da Freguesia de Cedros. Nota: Não foram encontrados os registros de nascimento (batismo) e óbito do Manuel. Foi através do registro de óbito da mulher, que ficamos sabendo que à data do falecimento já era viúva do Manuel. No registro de óbito da mulher, surge pela 1ª vez a provável alcunha "Pequenino". Casado com Isabel Rodrigues, nascida em Dezembro de 1639 na Freguesia de Cedros, aí batizada em 30 de Dezembro de 1639 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara e falecida a 2 de Julho de 1714. Filha de João Rodrigues e Isabel Alvernaz. Nota: Isabel recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foi sepultada no corredor do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Teve acompanhamento do padre grátis. Faleceu com 74 anos de idade e não 60(!) anos, como refere o padre. Com Geração.

1.3 Antonio. Nascido em Julho 1638 na Freguesia de Cedros. Batizado em Julho 1638 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara.
Nota: António não recebeu os "santos óleos", por não existirem na igreja à data do batismo. Não nos foi possível saber o dia do batismo do António, porque o padre diz que foi batizado "no próprio dia do dito mês e ano acima dito" e o registro anterior falta a parte da folha onde estava lavrado o dia.

2. FRANCISCO DA COSTA. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido a 2 de Novembro de 1692 - Freguesia de Cedros. Enterrado em 3 de Novembro de 1692 - Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Francisco. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado na Ermida de N. Sª. do Socorro/Salão.

Casado com MARGARIDA DA ALMANÇA, nascida em Outubro de 1630 na Freguesia de Cedros. Batizada em 5 de Novembro de 1630 na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Falecida em 15 de Dezembro de 1680 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Margarida recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultada junto das grades da pia batismal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Filha de Brás da Almança e Maria Brandão. Neta paterna de Brás da Almança e Maria Pinheiro. Neta materna de Jerônimo Fernandes e Maria Brandão. Foram Pais de:

2.1 Manoel Ferreira. Natural da Freguesia de Cedros. Casado com Serafina Pereira, natural da Freguesia de Cedros. Filha de João Pereira e Bárbara Luís. Casou 2ª vez com João Nunes. Com Geração.

2.2 Isabel Ferreira. Nascida por volta de 1660, na Freguesia de Cedros. Falecida em 6 de Fevereiro de 1705, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Isabel. Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado na Capela de N.Sª.dos Remédios, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Teve acompanhamento do Colégio e Cruzes da igreja e os herdeiros mandaram fazer 1 ofício e dizer 12 missas. Faleceu com 45 anos de idade pouco mais ou menos, segundo informação prestada por terceiros ao padre. Casada, em 1ª Núpcias, em 27 de Abril de 1687, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Gaspar Rodrigues, nascido por volta de 1648, na Freguesia de Cedros e aí falecido em 16 de Novembro de 1701. Filho de João Miguel e Maria Rodrigues. Com Geração. Casada, em 2ª Núpcias, em 12 de Fevereiro de 1702, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Manuel Pereira, o Zagaia, nascido na Freguesia da Praia do Almoxarife. Filho de Miguel Rodrigues e Maria Luís. Ao enviuvar, casou-se, em 3 de Maio de 1705, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Maria Alvernaz e tiveram: Manuel Pereira, Ana, Maria, Catarina, João da Rosa Zagaia e Antonio Pereira.

2.3 Antonio Ferreira. Sapateiro. Natural da Freguesia de Cedros. Nota: Não foram encontrados os registros de nascimento (batismo) e óbito do António. Casado, em 1ª Núpcias, com Maria Rodrigues, nascida por volta de 1665, na Freguesia de Cedros e aí falecida em 30 de Março de 1715. Filha de Mateus Rodrigues e Catarina Vaz. Com Geração. Casado, em 2ª Núpcias, em 16 de Novembro de 1722, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ágada Jorge, nascida em Dezembro de 1693, na Freguesia de Cedros, aí batizada em 10 de Dezembro, falecida em 16 de Janeiro de 1745, na Freguesia do Salão. Filha de Sebastião Pereira de Escobar e Ágada Jorge. Ao enviuvar, casou de novo, em 7 de Fevereiro de 1732, na Igreja Paroquial de N.S. do Socorro com João Rodrigues Alvernaz. Nota: Ágada recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi acompanhada pelo pároco, Cruzes e Pendões da igreja. Foi envolta em mortalha branca e sepultada abaixo das "portas travessas", do meio da igreja para o lado da Epístola, na Igreja Paroquial de N.Sª. do Socorro. Não fez testamento. Com Geração.

2.4 Domingos Ferreira. Nascido por volta de 1674, na Freguesia de Cedros. Falecido em 8 de Julho de 1714 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Domingos foi padrinho do batismo do sobrinho Manuel, filho de seu irmão António e de Maria Rodrigues. Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado na Capela do Bom Jesus, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Foi acompanhado pelo padre grátis. Faleceu com 40 anos de idade, segundo diz o padre. Casado, em 5 de Fevereiro de 1690, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ana Luís, nascida por volta de 1661, na Freguesia de Cedros e falecida em 12 de Setembro de 1742, na Freguesia do Salão. Filha de João Rodrigues e Ana Luís. Com Geração.

2.5 Apolônia Ferreira. Natural da Freguesia de Cedros. Casada com Manuel de Freitas, natural de Cedros. Filho de Francisco Luís Soro e Maria de Freitas. Com Geração.

2.6 Margarida da Almança, que segue.

2.7 Maria da Almança. Nascida em 10 de Setembro de 1656, na Ribeirinha. Falecida em 8 de Janeiro de 1685 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Maria foi madrinha do batismo da Maria, filha de João Gonçalves e Ágada Pereira. Foi através do registro do citado batismo, que ficamos sabendo da sua ligação ao progenitor. Maria foi também madrinha do batismo da sobrinha Isabel, filha de sua irmã Isabel e de Gaspar Rodrigues. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser pobre e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, junto do confessionário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota 2: A data de nascimento foi encontrada na pesquisa na Freguesia da Ribeirinha. Casada com Francisco Duarte, nascido em Julho de 1640, na Freguesia de Cedros e aí falecido em 4 de Abril de 1696. Filho de Gaspar Duarte e Catarina Gonçalves. Nota: Francisco recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e foi sepultado "acima da pia principal, no corpo da igreja", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Com Geração.

2.8 Catarina de Almança. Natural de Cedros. Falecida em 26 de Agosto de 1745, na Ribeirinha. Nota 2: Essa filha só consta da pesquisa da Ribeirinha. Casada, em 1ª Núpcias, em 4 de Janeiro de 1693, com Pedro Gomes. Com Geração. Casada, em 2ª Núpcias, em 14 de Fevereiro de 1695, com Manuel Pereira Reis, nascido em Cedros e aí falecido em 22 de Julho de 1714. Filho de João Pereira e Águeda Rodrigues. Com Geração.

3. MARGARIDA DA ALMANÇA casada com MANOEL GOMES, Patriarcas da Família Rodrigues.


Fonte
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário