quinta-feira, 22 de julho de 2010

DIAS - Candoso - Vila de Guimarães

DESCENDÊNCIA
Pais de Ana Dias
Avós de André Dias
Bisavós de Catarina Dias
Terceiros Avós de Antonio Dias
Quartos Avós de Frutuoso Dias
Quintos Avós de Manuel de Abreu
Sextos Avós de Sebastião José de Abreu
Sétimos Avós de Maria Ignácia da Conceição
Oitavos avós de Custódia Maria de Aguiar
Nonos Avós de Cecília Maria Brandão
Décimos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Décimos Primeiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Segundos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Terceiros de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MARIA DIAS. 1ª do nome. Nascida por volta de 1510, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Possibilidade: Torre do Tombo: Alvará de quita de 5 réis ao recebedor que foi das sisas de Candoso Afonso Dias, quantia que perdeu no seu recebimento. 18/05/1526. Corpo Cronológico, Parte II, mç. 133, 62.

Casada com DESCONHECIDO. Foram Pais de:

1.1 Vitória Dias. Foi mãe solteira de Catarina Dias, falecida em 18 de Junho de 1622, no Casal do Reboto, Candoso, São Martinho, Vila de Guimarães, também mãe solteira de Pedro, batizado em 30 de Abril de 1618, no Casal do Reboto, Candoso. (Registro de Batismo: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 7 e 7 v., n.º 4). Disseram os padrinhos que seu pai era Francisco de Abreu do Outeiro. Padrinhos: António Fernandes do Reboto e Catarina, filha de António Francisco do Reboto.

1.2 Isabel Dias. Falecida em 5 de Outubro de 1595, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães.
(Registro de Óbito: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 23, n.º 5).

1.3 Ana Dias, que segue.

1.4 Baltazar Dias. Cutileiro. Casado com Senhorinha Gonçalves, fixou residência na vila de Guimarães, na Rua dos Gatos, freguesia de São Sebastião. Em 1580 uma Senhorinha Gonçalves morava no Casal da Freguesia do Mosteiro da Costa (Privilégios de Nossa Senhora da Oliveira - Volume IV - Casa Sarmento) Com Geração.

2. ANA DIAS. Nascida por volta de 1540, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 3 de Maio de 1614.

Casada, por volta de 1565, no Candoso (São Martinho), com ANTONIO PIRES, falecido em 1590. Deixou Testamento: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 22, n.º 4. Fez testamento com obrigação de três missas. Mandaram dizer-lhe 14. Foram Pais de:

2.1 Isabel Dias. Batizada em 6 de Dezembro de 1579, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Salvador Gonçalves, Galego, e Vitória filha de Maria Dias do Reboto.

2.2 Apolônia Dias. Batizada em 14 de Novembro de 1582, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 25 de Maio de 1635, solteira, sem Testamento. Registro de Batismo: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 5 v., n.º 4. Padrinhos: João Gonçalves do Carvalhal e Isabel filha de Maria Dias do Reboto. Registro de Óbito: «Seu irmão André Dias lhe arrecadou alguns bens que tinha». AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 61 v., n.º 3.

2.3 André Dias, que segue.

3. ANDRÉ DIAS. Batizado em 19 de Março de 1581, no Casal do Reboto, Candoso. Falecido em 3 de Setembro de 1652, no mesmo lugar. (Registro de Batismo: AMAP: Misto 1, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 181, fl. 4, n.º 4. Registro de Óbito: [1] AMAP: Misto 3, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 183, fl. 66 v., n.º 1. Recebeu todos os sacramentos, dele constou mandar sepultar-se dentro da igreja, teve o primeiro ofício com nove lições e oferta costumada de 150 reis, o mesmo se fez ao mês e ao ano).

Casado, em 1ª Núpcias, em 18 de Abril de 1616, com MARIA DE ABREU, batizada em 9 de Novembro de 1583, no Casal do Outeiro, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 8 de Outubro de 1622, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Filha de Francisco Fontes e de sua mulher Violante de Abreu. Neta materna de Salvador Gonçalves e de Dona Joana da Silva. Foram Pais de:

3.1 Francisco de Abreu. Batizado em 11 de Novembro de 1615, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Francisco de Abreu e Catarina do Outeiro.

3.2 Catarina Dias, que segue.

ANDRÉ DIAS foi casado, em 2ª Núpcias, por volta de 1624, com Margarida Lopes, falecida em 10 de Maio de 1621, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Foram Pais de:

3.3 Maria. Batizada em 9 de Maio de 1626, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: João de Abreu e Apolônia Luís do Outeiro.

ANDRÉ DIAS foi casado, em 3ª Núpcias, por volta de 1627, com Antónia Fernandes. Foram Pais de:

3.4 Apolônia. Batizada em 30 de Janeiro de 1628, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Francisco de Abreu do Outeiro e Maria Fernandes do casal da Cruz, freguesia de Santo Estêvão de Barrosas.

3.5 Domingos. Batizado em 15 de Abril de 1630, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Amaro Gonçalves e Maria Fernandes do Reboto.

3.6 Antonio Dias. Batizado em 5 de Outubro de 1631, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro de Abreu do Outeiro e Ana Duarte do Reboto.

3.7 João Dias. Batizado em 21 de Outubro de 1635, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecido em 21 de Agosto de 1656. Registro de Batismo: Padrinhos: Salvador Gonçalves alfaiate de Bugalhos e Maria Vaz da Batoca desta freguesia. Registro de Óbito: AMAP: Misto 3, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 183, fl. 70, n.º 2. Recebeu todos os sacramentos. Tinha a legítima que lhe ficou por morte de seu pai que seria de 15 mil reis. Fez-se lhe o primeiro ofício com dez padres e nove lições, o segundo ofício com oito padres.

4. CATARINA DIAS. Batizada por volta de 1617, no Casal do Reboto, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 7 de Agosto de 1684, no Casal da Pipe, Candoso.


Não encontramos o seu baptismo em virtude de um sub-registo deste acto, responsabilidade do padre Pedro Fernandes. Para dificultar ainda mais o deslinde de sua ascendência, o casamento omite os pais dos nubentes, mencionando apenas os seus locais de origem. Fundamos esta ligação familiar nas seguintes referências documentais: O baptismo de Domingos filho de Isabel, solteira, do Reboto, a 23-Maio-1635, «(…) foraõ padrinhos António Frz de Candoso e Catarina Dias filha de André Dias do Reboto (…)». Volta a apadrinhar a 29-Set-1641, o baptismo de António, filho de António Teixeira, desta vez em parceria com seu futuro marido, «(…) foraõ padrinhos Cosme, criado de Francisco Gonçalves de Samas e Catarina filha de André Dias (…)». Quanto à filiação paterna, creio que estas referências são significativas, contudo relativamente à materna surge a dúvida. De qual das mulheres de André Dias seria ela filha? Uma outra referência documental vem lançar alguma luz sobre o assunto. O rol dos crismados inclui dois filhos de André Dias, Francisco e Catarina. Apesar do acto não ter apenso qualquer data, o facto de apenas serem crismados dois dos filhos, indicia que se tratem dos filhos mais velhos de André Ribeiro, uma vez que Francisco foi o primogénito, e como tal, irmãos inteiros, filhos de sua primeira mulher Maria de Abreu. Para reforçar ainda mais esta hipótese, uma das filhas de Catarina Dias adopta o apelido Abreu, factos que agregados parecem dissipar quaisquer dúvidas quanto à filiação materna.

Rui Faria
Universidade do Minho

Casada, em 28 de Março de 1642. com COSME GONÇALVES, nascido por volta de 1620, na Freguesia de Joane, São Salvador, Concelho da Vila Nova de Famalicão. Falecido em 5 de Janeiro de 1683, no Casal de Pipe, Candoso, São Martinho, Guimarães. Privilégio: Senhor do Prazo do Casal da Pipe, em Candoso. Mudança para Candoso: Veio para Candoso servir como criado de Francisco Gonçalves de Samas e aqui se enamorou com Catarina Dias. Irmãos: Pedro Gonçalves e de Ângela Gonçalves. (Registro de Casamento: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 75 v, n.º 1). Foram Pais de:

4.1 Domingas. Batizada em 15 de Novembro de 1643, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 20 de Novembro de 1643, no mesmo lugar. (Registro de Batismo: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 48 v., n.º -- Padrinhos: António Fernandes, solteiro de Candoso por ser baptizado em casa por necessidade e Catarina Fernandes mulher de Francisco Gonçalves de Samas.) (Registro de Óbito: AMAP: Misto 2, Candoso (São Martinho), Paroquial n.º 182, fl. 48 v., n.º -- )

4.2 Catarina Dias. Batizada em 6 de Novembro de 1644, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 5 de Novembro de 1713, no mesmo lugar. Registro de Batismo: Padrinhos: António Fernandes, solteiro, filho de Catarina Pires de Candoso e madrinha Catarina Francisca mulher de Francisco Gonçalves de Samas. Viuvez: Em 5 de Novembro de 1673 era já viúva quando apadrinha, juntamente com seu irmão António Dias de Pipe, a António filho de Cosme Gonçalves morador na Barroca e de sua mulher Domingas Dias. Vida Religiosa: Tornou-se então religiosa Terceira, tomando o nome de Catarina das Chagas. Apadrinha a 26 de Novembro de 1679 a Mariana filha de sua irmã Maria de Abreu e de seu cunhado João de Oliveira moradores em Pipe.

4.3 Maria de Abreu. Batizada em 25 de Agosto de 1647, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecida em 31 de Outubro de 1712, em Cancela de Moure, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro Gonçalves seu irmão de Joane e Catarina Gonçalves de Samas. Casada com João de Oliveira, falecido em 26 de Setembro de 1715, em Cancela de Moure, Candoso (São Martinho), Guimarães. Com Geração.

4.4 Antonio Dias, que segue.

4.5 Jacinto. Batizado em 16 de Agosto de 1653, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Registro de Batismo: Padrinhos: Jacinto de Samas, solteiro e Ângela, solteira, irmã de Cosme Gonçalves, moradora no Miradouro.

5. ANTONIO DIAS. Tecelão. Batizado em 25 de Março de 1650, no Casal da Pipe, Candoso (São Martinho), Guimarães. Falecido em 29 de Março de 1717, no mesmo lugar. Registro de Batismo: Padrinhos: António Dias, solteiro, filho de André Dias do Reboto e Apolônia Luís mulher de Francisco Abreu do Outeiro. Tecelão, segundo Carlos da Silva, em postagem no fórum de Genealogia do Geneall. Net.

Casado, em 12 de Maio de 1670, no Casal da Pipe, Candoso, São Martinho, com CATARINA FERNANDES. Registro de Casamento: 12/05/1670 (S. M. Candoso). Antonio Dias c.c. Catarina Fernandes. Ele filho de Cosme Gonçalves de Pipe. Ela filha de Joào Gonçalves, da Teixeira e de Catarina Fernandes. Presentes: Cosme Glz, Joào Tabora, Frco Correia (Carlos Silva) Batizada em 3 de Maio de 1642, no Casal do Candoso, Candoso. Falecida em 21 de Outubro de 1714, no Casal de Pipe, Candoso. Árvore de Costados: Filha primogênita de João Gonçalves e de sua mulher Catarina Fernandes, que após o seu nascimento se fixaram no casal da Teixeira da dita freguesia de Candoso (São Martinho). Foram Pais de:

5.1 João. Batizado em 17 de Julho de 1672, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: Padrinhos: João de Oliveira e Catarina Luís mulher de Pedro Fernandes da Teixeira.

5.2 Domingos Dias. Batizado em 22 de Março de 1674, no Casal da Pipe, Candoso.Registro de Batismo: Padrinhos: Domingos Vaz morador em São Lázaro e Catarina Dias viúva sua irmã. Casal da Pipe: Sucessor de seu pai no Casal da Pipe, arranjou esposa em casa de lavrador rico, dos principais da freguesia. Casado, em 19 de Junho de 1693 com Ângela Dias, filha de António Dias, já defunto, e de sua mulher Maria Gonçalves, Senhores da Casa do Carvalhal. Com Geração no Casal e casa de Pipe.

5.3 Jerônima Dias. Batizada em 26 de Janeiro de 1676, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro de Abreu viúvo e Jerónimo de Abreu. Casada, em 13 de Fevereiro de 1692 (ou 99) com Pedro de Abreu, de Candoso, filho de Domingos Dias e de Ana de Abreu. Dispensados no 3° e 4° grau de consangüinidade. Testemunha: Cônego Diogo Lopes Vaz. Com Geração.


Pedro de Abreu era tecelão de Guardanapos e toalhas, também tinha umas terrinhas ou uma fazendinha. Filho dos lavradores Domingos Dias, de S. T. Candoso, lugar de Crestim, e de Ana de Abreu, de S. M. Candoso, Outeiro
Carlos Silva
Destaques na Descendência:
Domingos de Abreu, os Visconde de Serpa Pinto, Abade de Penha José Antonio de Abreu,
Padre Antonio José Lemos de Abreu, Sargento Mor José Joaquim de Abreu de Lemos, da Casa do Carrapatelo.

5.4 Ana. Batizada em 2 de Agosto de 1677, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: “(…) que me disseraõ não pegava nos peitos por isso a enxopiarão” Padrinhos: Pedro Francisco da Teixeira e Maria de Abreu mãe do pai da baptizada.

5.5 Frutuoso Dias, que segue.

5.6 Catarina Dias. Batizada em 25 de Março de 1682, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo:
Padrinhos: João de Oliveira morador no mesmo lugar e Catarina das Chagas irmã da Ordem Terceira.

5.7 Antonia Dias. Batizada em 4 de Maio de 1683, no Casal da Pipe, Candoso. Falecida em 6 de Maio de 1736, em São Cristóvão de Selho (Geneall.Net) Registro de Batismo: Padrinhos: Pedro Francisco morador no casal da Batoca e Antónia, solteira, filha de Ana Nogueira moradora na Rua dos Gatos em Guimarães. Casada com Antonio de Castro, falecido em 18 de Agosto de 1744, em São Cristóvão de Selho. Filho de João de Castro, nascido em 25 de Abril de 1640, e Maria de Abreu, nascida por volta de 1650, em Candoso. Neto materno de Miguel Lopes, nascido em 14 de Abril de 1618, e Jerônima de Abreu, nascida por volta de 1620, em São Martinho de Candoso. Bisneto materno de Francisco de Abreu, nascido por volta de 1590, em São Martinho de Candoso, e Maria Vaz, nascida por volta de 1590 e falecida em 6 de Setembro de 1664, em Candoso, Casal de Batoca (Geneall.Net). Com Geração.

5.8 Jerônimo Dias. Batizado em 4 de Outubro de 1685, no Casal da Pipe, Candoso. Registro de Batismo: Padrinhos: Jerónimo da Silva e Catarina Ribeiro mulher de Francisco Ribeiro todos do lugar da Feiteira.

6. FRUTUOSO DIAS. Tecelão. Batizado em 18 de Abril de 1680, no lugar de Pipe. Falecido em 27 de Setembro de 1749.


Certidão de Batismo: «Aos desoito dias do mês de Abril de mil e seiscentos e oitenta baptizei a Frutuoso filho / legítimo de Ant.o Dias e de sua molher Caterina / Dias mor.s no lugar de Pipe foraõ padrinhos / João soltr.o da Teixr.a e Catarina solteira filha de Maria / Fernandes solte.ra em fé do que fiz este termo oje dia / e mês, e ano ut supra ho cura desta igr.a / o pdr.e Paulo da Silva o escrevi». Paroquial n.º 183, Misto 3, Candoso (São Martinho), fl. 44 n.º 1
Rui Faria
Universidade do Minho
Citado como Tecelão da Rua de Gatos no Livro dos Privilégios da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Volume IV, nº 4.

Casal na Freguesia de São Tiago do Candoso
Em 20 de Setembro de 1710, comprou o Casal e Lavras dentro da Igreja da Freguesia de São Tiago do Candoso, no Ofício de Agostinho Teixeira da Silva: (2) Ora Antonio da Silva, cutileiro da Rua dos Gatos, aos 18 de Janeiro de 1666, ora Diogo da Silva, seu filho, aos 12 de Setembro de 1701, ora Frutuoso Dias tecelão da Rua de Gatos aos 20 de Setembro de 1710 por compra no ofício de Agostinho Teixeira da Silva. Ora Francisco de Faria, morador na sua Quinta de Povedrains, da Freguesia de São Miguel dentre ambas as Aves, aos 4 de Janeiro de 1717, ora Senhorinha Josefa Machado moradora na Freguesia de São Martinho do Campo, termo do Porto, em 3 de Setembro de 1769, ora José Machado da Cunha e Almeida, de São Martinho do Campo, termo do Porto, por doação que lhe fez sua mãe, pr.ª vida no dito prazo e não pagou a Luctuosa, em 14 de Agosto de 1781 (Livro dos Privilégios da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Volume IV - Nº 4 – Página 24 - Nota de Rodapé - Casa Sarmento)
Anamaria Nunes

Frutuoso Dias, por volta de 1706, manteve relação marital com MARIA DE ABREU:


Usurpou o dito Frutuoso Dias a honra e virgindade a Maria de Abreu, moça solteira, moradora à Conceição na freguesia de Fermentões (Santa Eulália). Não conseguimos apurar a sua filiação, todavia não estranharíamos se a origem do apelido radicasse no casal Francisco Fontes e Violante de Abreu. Cremos que Maria de Abreu seria também natural de Candoso (São Martinho) e viera servir à soldada para Fermentões, conhecia Frutuoso Dias desde a infância, facto que poderá ajudar a explicar a relação entre ambos. Apesar de nenhuma confirmação documental estas são hipóteses possíveis, e pistas a explorar para, de futuro, escrutinar a sua origem. Nos apadrinhamentos de seus netos, filhos de Manuel de Abreu, encontramos dois indivíduos de apelido Abreu, um José de Abreu cuja origem não identificamos, outro foi o padre António de Abreu, filho de António de Abreu e de Rosa de Freitas ambos naturais de Candoso (São Martinho). Dever-se-iam estes apadrinhamentos a uma relação familiar por parte de Maria de Abreu? A confirmar-se não restam dúvidas que também Maria de Abreu foi uma dos milhares de descendentes do casal Francisco Fontes e Violante de Abreu, uma vez que a ascendência do padre António de Abreu também se radica neste casal. Consequentemente, caso se confirme tal hipótese, Maria de Abreu seria parente afastada de Frutuoso de Dias por parte de sua bisavó materna Maria de Abreu.

Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

6.1 Manoel de Abreu, que segue.

FRUTUOSO DIAS se casou, em 7 de Fevereiro de 1706, com Maria da Costa, batizada em 28 de Março de 1683, na Rua dos Gatos, São Paio, Guimarães. Falecida no mesmo lugar em 14 de Novembro de 1770. Filha de Jacinto da Costa e de sua mulher Ana Marques. Era irmã inteira de Bento da Costa Guimarães, mercador de grosso trato, Senhor da Quinta de Agra, em São Torcato, pelo seu casamento com Dona Maria dos Reis Abreu, herdeira da dita Quinta. Dona Maria dos Reis Abreu era sua parente afastada por ambos descenderem do Casal Francisco Fontes e Violante de Abreu supra mencionados.


Certidão de Casamento
(Paroquial n.º 425, Casamento 1, São Paio fl. 46 v e 47. Aos sete dias do mês de Fevereiro / do anno de mil e setesentos e seis / se reseberaõ em minha prezença / e das testemunhas abaixo nomea/das Fruitozo Dias filho de Antó/nio Dias e de sua m.er Catarina Frz // (fl. 47) do lugar de Pipe São Marti/nho de Candozo com Maria da Costa / filha de Jacinto da Costa e de sua m.er / Anna Marques moradores em Rua de / Gatos estando por testemunhas Pedro / Lopes merquador e Manuel Machado / escrivão e Manuel de Baladares sirieiro / que todos assinaraõ aje 7 de Fe.ro de 1706. Pedro Lopes – António d’Araújo – Manuel Valadares – Manuel Machado Gomes).
Rui Faria
Universidade do Minho

Foram Pais de:

6.2 Antonia. Nascida em 13 de Junho de 1708, em São Paio.

6.3 Maria Costa. Nascida em 16 de Setembro de 1710, em São Paio. Falecida, aos 72 anos, em 23 de Outubro de 1782.

6.4 Antonia Dias. Nascida em 25 de Setembro de 1712, em São Paio. Falecida, aos 32 anos, em 1 de Março de 1745. Casada, em 30 de Maio de 1742, com Francisco Pereira, nascido em 1717 e falecido em 1753. Com Geração.

6.5 João. Nascido em 18 de Agosto de 1714, em São Paio.

6.6 Catarina. Nascida em 24 de Novembro de 1716, em São Paio. Falecida, aos 13 anos, em 23 de Novembro de 1730.

6.7 Mariana. Nascida em 3 de Setembro de 1719, em São Paio.

6.8 Benta. Nascida em 22 de Julho de 1722, em São Paio.

6.9 Bento Dias Costa. Nascido em 15 de Fevereiro de 1725, em São Paio. Falecido, aos 27 anos, em 14 de Julho de 1752.

6.10 Joana. Nascida em 26 de Outubro de 1728, em São Paio. Falecida, aos 18 anos, em 8 de Outubro de 1747.

7. MANOEL DE ABREU casado com JOSEFA GOMES, Patriarcas da Família de Abreu, de Guimarães.


A Árvore de Costados de Manoel de Abreu me foi oferecida, como presente de Natal,
Por Rui Faria, da Universidade do Minho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário