quinta-feira, 22 de julho de 2010

FERNANDES - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Brandão
Avós de Margarida da Almança
Bisavós de Margarida da Almança
Terceiros Avós de José Rodrigues
Quartos Avós de Ana Teresa da Conceição
Quintos Avós de Catarina Tomásia
Sextos Avós de Catharina Narciza do Rozário
Sétimos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Oitavos de Manoel Torquato de Gouvêa
Nonos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Primeiros Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JERÔNIMO FERNANDES. Nascido por volta de 1590, na Freguesia de Cedros.

Casado, por volta de 1610, com MARIA BRANDÃO. Nota: Não foram encontrados os registros de nascimento (batismos) e casamento deste casal, razão pela qual, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. Nascida por volta de 1590, na Natural da Freguesia de Cedros. Foram Pais de:

1.1 Domingos Fernandes. Alfaiate. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 29 de Março de 1673 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamentos, nos quais nomeou seu testamenteiro, o genro Manuel Fernandes da Rocha e foi sepultado junto à porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 31 de Agosto de 1631, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Francisca Luís, nascida na Freguesia de Cedros. Filha de Gaspar Luís e Catarina Ribeiro. Com Geração.

1.2 Pedro Fernandes. Natural da Freguesia de Cedros. Falecido antes de 1638. Casado, em 5 de Outubro de 1631, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Ventura de Macedo, natural da Freguesia de Cedros. Filha de Sebastião Vieira, o Conde, e Bárbara de Macedo. Depois de viúva, casou 2ª vez com João Fialho e tiveram: Maria Vicente. Casou 3ª vez com Gregório de Freitas. Nota: Não foram encontrados os registros dos 2º e 3º matrimônios da Ventura de Macedo. Foi através do seu registro de óbito, que ficamos sabendo da existência do 3º casamento e através do registro de nascimento (batismo) da filha Maria Vicente, que ficamos sabendo do 2º matrimônio. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada junto do púlpito, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Com Geração.

1.3 Maria Brandão que segue.

1.4 Gaspar Brandão Fernandes. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 31 de Agosto de 1648 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Gaspar foi padrinho do batismo do sobrinho Sebastião, filho de seu irmão Domingos. Não foi encontrado o seu registro de nascimento (batismo). Recebeu os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas deixou uns apontamentos, nos quais nomeou testamenteira sua mulher. Presume-se que tenha sido sepultado na Igreja Paroquial de Sta.Bárbara, apesar do padre nada dizer. Casado com Isabel da Rosa, a Velha, nascida na Freguesia de Cedros, e aí falecida em 22 de Março de 1664. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Isabel. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos e foi sepultada de N.Sª.do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Pelo fato de não terem sido encontrados os registros de nascimento (batismo) e casamento da Isabel, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais. Com Geração.

1.5 Antonio Fernandes. Natural da Freguesia de Cedros. Casado com Francisca Vicente, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 16 de Abril de 1664. Filha de Gomes Dias Vieira e Catarina Alves. Com Geração.

1.6 Beatriz Fernandes. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 15 de Agosto de 1666 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Beatriz. Recebeu todos os "divinos savramentos", deixou uns apontamento, mas não nomeou testamenteiro e foi sepultada no meio da igreja, entre as mesas do Senhor e de Santa Barbara, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casada com Domingos da Rosa, nascido em Abril de 1632, na Freguesia de Cedros e aí batizado em 1 de Maio de 1632, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, e falecido em 8 de Novembro de 1683. Filho de Mateus da Rosa e Luzia Jorge. Com Geração.

2. MARIA BRANDÃO casada com BRÁS DA ALMANÇA, Patriarcas da 2ª Geração da Família Almança.

Fonte
Universidade do Minho
Ilha do Faial

Nenhum comentário:

Postar um comentário