quinta-feira, 29 de julho de 2010

GARCIA - Albuquerque - Espanha

DESCENDÊNCIA
Pais de Estevão Galhardo
Avós de Maria Teresa Galhardo
Bisavós de Catharina Rosa da Purificação e Azevedo
Terceiros Avós de Henrique José Maria de Souza Galhardo
Quartos Avós de José Maria de Souza Galhardo e Oliveira
Quintos Avós de Maria Isabel Galhardo
Sextos Avós de Maria Joana Galhardo das Neves
Sétimos Avós de América Borges Monteiro
Oitavos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Nonos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MATIAS GARCIA. Nascido por volta de 1660, em Albuquerque, Espanha.


Prova Documental:
Alvará da Ordem de Cristo de seu neto Estevão Galhardo

Casado com MARIA GALHARDO, nascida por volta de 1660, em Mérida, Reino de Castela. Foram Pais de:

2. ESTEVÃO GALHARDO. Ferrador. Nascido por volta de 1670, na Freguesia de Santa Maria del Mercado, Albuquerque, Espanha. Falecido antes de 1759.

Albuquerque se encontra encravada na Serra de São Pedro, ao noroeste da Província de Badajoz, Extremadura, muito próxima de Portugal. Em Badajoz também fica Mérida, terra natal de sua mãe Maria Galhardo.
Parece ter sido notável no seu ofício sendo, por isso, contemplado no Testamento da Rainha da Inglaterra, que deu o nome de Estevão Galhardo à extremidade norte da Rua Serpa Pinto: Travessa de Estevão Galhardo.

Casado, por volta de 1690, na Freguesia da Encarnação, com PÁSCOA MARIA MACHADO, nascida por volta de 1670, na Freguesia de Santa Catarina, Lisboa. Falecida em 12 de Dezembro de 1759, na casa do filho Henrique Garcia Galhardo. Habilitada para a Ordem de Cristo.


Filha de João Rodrigues e de Marta Machado.

Foram Pais de:

2.1 José. Falecido em 1717, segundo a obra “O Carmo e a Trindade: subsídios para a história de Lisboa”, Volume II, Página 51, de Gustavo de Matos Sequeira - 1941.

2.2 Estevão Galhardo. Médico Cirurgião da Casa Real. Natural da Freguesia das Mercês, Lisboa. Batizado em 29 de Novembro de 1693, na Freguesia das Mercês, segundo a obra supracitada, tendo por padrinho Dom João José da Costa e Sousa, Conde de Soure, casado com Dona Maria Lourenço de Portugal.

Estevão Galhardo, natural da Freguesia das Mercês, Lisboa, e morador nas varandas do Terreiro do Paço, filho de Estevão Galhardo, baptizado na freguesia de Santana Maria del Mercado, Albuquerque, Reino de Castela, e de sua mulher Páscoa Maria Machado, natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa; neto paterno de Matias Garcia, natural de Albuquerque, e de sua mulher Maria Galhardo, natural de Mérida, Reino de Castela; neto materno de João Rodrigues, natural da freguesia de São Mamede de Ferreira, concelho de Coura, e de sua mulher Marta Machado, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa.
Em 25.02.1750 (m.1, nº 3).

Ordens Militares – Tomo I – Ordem de Cristo
Volume I – Página 377 – Borrego.
Cavaleiro Fidalgo por Alvará de 6 de Setembro de 1739. Teve mercê do Hábito de Cristo por Alvará de 25 de Fevereiro de 1750. Cirurgião da Casa Real. Por Alvará de 4 de Maio de 1734 recebeu o ofício da Contadoria do Mestrado da Ordem de Avis. É citado na crônica “Luxo e Magnificência da Corte Del Rei Dom João V” (Archivo Pitoresco: Semanário Ilustrado - Volume II - Luxo e Magnificência da Corte Del Rei Dom João V - pág. 38). Morador da Casa Real foi antes morador nas Varandas do Terreiro do Paço. Casado com... Com Geração.

2.3 Maria Teresa Galhardo que segue.

2.4 Henrique Garcia Galhardo. Reverendo Padre

Mário de Sampaio Ribeiro, deu-me notícia de um outro filho do Ferrador e de
Páscoa Maria Machado, o Padre Henrique Garcia Galharde que foi provido no Curato...

O Carmo e a Trindade: subsídios para a história de Lisboa, Volume 2‎ - Página 51.
Gustavo de Matos Sequeira - 1941
O Processo: Em 1718 foi passada carta de sentença de título – manuscrito – em que foi acusado de ter usurpado uma das casas da Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda: Carta de Sentença de Título: 1718, Lisboa: ...em forma, passada por El-Rei o Senhor Dom José contra o Reverendo Padre Henrique Garcia Galhardo, em como a Irmandade de Nossa Senhora d'Ajuda em Belem, é senhora e possuidora de um pedaço de chão, contiguo a umas suas casas sitas ao pé da dita freguesia de N. Srª d'Ajuda, que o dito reverendo Padre lhe havia usurpado (Cota: MS-MÇ 729 - Descritores: Processos Judiciais / sentenças /Irmandade N.Sra. Ajuda / Propriedades / 1718-1753).

2.5 Olímpio Garcia Galhardo. Reitor do Convento da Ajuda.

3. MARIA TERESA GALHARDO casada com GIL ÁLVARES DE AZEVEDO, Patriarcas da 3ª Geração da Família Galhardo.

Fontes
O Carmo e a Trindade: subsídios para a história de Lisboa, Volume 2‎ - Página 51.
Gustavo de Matos Sequeira

A nossa Lisboa, novidades antigas dadas ao público‎ - Página 181.
Matos Sequeira, Luiz Pastor de Macedo

Ordens Militares – Tomo I – Ordem de Cristo
Borrego.


Pesquisa
Anamaria Nunes
Ana Carolina Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário