quinta-feira, 29 de julho de 2010

FREITAS - Cedros - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Madalena de Freitas
Avós de Maria Rodrigues
Bisavós de João Correia
Terceiros Avós de Antonio Correia
Quartos Avós de Manuel João Correia
Quintos Avós de Antonio Silveira Ramos
Sextos Avós de Antonio da Silveira Ramos
Sétimos Avós de Catharina Narciza do Rosário
Oitavos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Nonos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Décimos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Décimos Primeiros Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Segundos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOÃO DE FREITAS, O VELHO. Nascido por volta de 1560 na Freguesia de Cedros. Falecido em 7 de Abril de 1653, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Notas: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do João. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos, "por ser pobre pedinte" e foi sepultado, presume-se que o tenha sido na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, apesar de o padre nada dizer. Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os ancestrais deste casal.

Casado, por volta de 1580, com CATARINA JOÃO, nascida por volta de 1560 na Freguesia de Cedros. Falecida em 24 de Agosto de 1644, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Catarina, a qual recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada na Capela de N. Sª.do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. No registro de óbito da Catarina, consta que era filha de João..., cujo sobrenome não nos foi possível decifrar. Filha de João... Foram Pais de:

1.1 Madalena de Freitas, que segue.

1.2 Álvaro de Freitas. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 3 de Novembro de 1661 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Álvaro, o qual foi nomeado testamenteiro por sua cunhada Maria Furtado. Recebeu os"divinos sacramentos", não fez testamento e nada mais diz o padre. Casado com Maria da Silva, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 19 de Março de 1663. Filha de Antonio Manuel e Luzia Manuel. Com Geração.

1.3 Antonio de Freitas, o Furrião. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 14 de Fevereiro de 1687 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: O António foi padrinho do batismo da sobrinha Maria, filha de seu irmão Francisco. No registro de óbito da mulher, o padre diz que a finada era mulher de António de Freitas Furrião, não sabemos se o "Furrião" era alcunha ou se seria Folião de alguma Irmandade do Divino Espírito Santo e que o padre por lapso tenha escrito Furrião. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultado em frente do púlpito, junto ao confessionário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado com Maria Manuel, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 1 de Junho de 1660. Filha de Acácio Pires e Ana Manuel. Com Geração.

1.4 Francisco de Freitas. Natural da Freguesia de Cedros. Casado com Madalena Jorge, natural da Freguesia de Cedros. Filha de André Jorge e Maria Pereira. Com Geração.

1.5 Amaro de Freitas. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 24 de Novembro de 1670 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Amaro. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamentos e foi sepultado na Capela de N.Sª.do Rosário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado, em 26 de Maio de 1630, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, com Violante Manuel, a Velha, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em Novembro 1671. Filha de Sebastião André e Grácia Manoel. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Violante. Recebeu todos os "divinos sacramentos", deixou uns apontamento, nos quais nomeou testamenteiro, o genro Francisco Luís e foi sepultada no "meio da igreja para baixo(sic)", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Com Geração.

1.6 Maria de Freitas. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 24 de Fevereiro de 1673, na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Maria. Recebeu todos os "divinos sacramentos" e foi sepultada no corredor de Santo Amaro "de amor de Deus, por ser muito pobre(sic)", na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casada com Bernardo da Fonseca, nascido na Freguesia de Cedros e aí falecido em Novembro 1653. Com Geração.

1.7 Domingos de Freitas. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 12 de Novembro de 1686, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Domingos, o qual foi nomeado testamenteiro de sua mulher Luzia Vaz. No registro de óbito do Domingos, diz o padre "por andar com todos os sacramentos", o que nos leva a concluir que não lhe foram administrados "sacramentos" na hora da morte. Fez testamento, não deixou perpétuo e foi sepultado no corredor do Bom Jesus, junto ao confessionário, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado com Luzia Vaz, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 11 de Setembro de 1675. Filha de Bartolomeu Fernandes Luís e Bárbara de Freitas. Com Geração.

1.8 Luzia de Freitas. Nascida na Freguesia de Cedros. Falecida em 17 de Fevereiro de 1644 na Freguesia de Cedros. Sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Luzia, a qual todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, mas deixou uns apontamentos e foi sepultada na Igreja Paroquial de Santa Bárbara, mas não diz onde. Casada com Gaspar Cardoso, nascido na Freguesia de Pedro Miguel, e falecido em 20 de Junho de 1651, na Freguesia de Cedros. Filho de Belchior Cardoso e Inês de Mendonça. Com Geração.

1.9 João de Freitas. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 7 de Abril de 1687, na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do João. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento por ser muito pobre e foi sepultado em frente da porta principal, na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Casado com Bárbara Duarte, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 8 de Outubro de 1662. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) da Bárbara. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento, nem deixou apontamentos, "nem teve de que os poder fazer(sic)" e foi sepultada junto à porta principal. Com Geração.

1.10 Gregório de Freitas. Nascido na Freguesia de Cedros. Falecido em 17 de Junho de 1659 na Freguesia de Cedros. Sepultado na Igreja Paroquial de Santa Bárbara. Nota: Não foi encontrado o registro de nascimento (batismo) do Gregório. Recebeu todos os "divinos sacramentos", não fez testamento e o padre nada mais diz. Casado, em 1ª Núpcias, com Isabel Jorge Duarte, nascida na Freguesia de Cedros e aí falecida em 12 de Junho de 1646. Filha de Antonio Duarte e Isabel Jorge. Com Geração. Gregório de Freitas foi casado, em 2ª Núpcias, com Ventura de Macedo, nascida na Freguesia de Cedros. Filha de Sebastião Vieira, o Conde, e Bárbara de Macedo.

2. MADALENA DE FREITAS casada com PEDRO RODRIGUES DA ROÇA, Patriarcas da Família Rodrigues.

Fonte
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário