quinta-feira, 29 de julho de 2010

FURTADO - Castelo Branco - Ilha do Faial

DESCENDÊNCIA
Pais de Leonor Furtado
Avós de Ágada Dutra
Bisavós de Maria Dutra
Terceiros Avós de Antonio Silveira Ramos
Quartos Avós de Antonio Silveira Ramos
Quintos Avós de Catharina Narcisa do Rosário
Sextos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Sétimos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Oitavos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Nonos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Décimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
***
MENDONÇA
O primeiro desta família que houve no Faial, onde residia no primeiro quartel do Século XVI, foi Fernão Albernoz de Mendonça, filho de Martim Albernoz de Mendonça e de Brazia da Câmara. Dele descendem, sem dúvida alguma, os outros Furtados de Mendonça que se disseminaram daí em diante por toda a Ilha. Mas de onde procede Fernão Albernoz de Mendonça?

Dois ramos dos Furtado de Mendonça, com origem conhecida, se estabeleceram nos Açores, durante o maior influxo de sua colonização, uma na Ilha das Flores, e do qual me ocupo no Capítulo XIX, o outro na Ilha Graciosa. Não possuo provas que me dêem foros de autoridade à opinião. Todavia, prende-me sobremaneira a tal respeito a circunstância do cognome Albernoz (Albernaz, depois Alvernaz) comum aos Mendonça graciosenses e faialenses.

Diversos são os ramos desta família que encontrei dispersos por toda a ilha, sem que de algum modo me fosse possível determinar-lhes os pontos de contato ou de ligação. Nesta condição os apresento.

Mas muitos mais descobri, aqui e ali, solitários, em datas desconexas, parte na obscuridade vilã, parte destacando-se mais ou menos, e para a maioria dos quais nem a filiação, pelo menos, eu consegui por a limpo. Deixei-os na sombra. Era gente sem arrumação. Investigadores mais competentes, mais pacientes, ou mais felizes, que os nobilitem perante às exigências genealógicas.

Gaspar Furtado: residia na Freguesia de Castelo Branco.
Pelo nome somos levados a imaginar que talvez descenda dos Mendonça descritos no § 1º.

Famílias Faialenses
Marcelino Lima
Gentilmente cedido por Helder Oliveira

1. GASPAR FURTADO. É provável que tenha nascido na Freguesia de Castelo Branco, por volta de 1580. Vivia na Freguesia de Castelo Branco.

Notas: Gaspar Furtado vem citado no livro "Famílias Faialenses", de Marcelino de Lima, no qual constam todos os filhos masculinos que foram encontrados em Castelo Branco, não constando no entanto o cônjuge, que vem apenas indicado como "F...", nem a naturalidade do Gaspar, diz apenas que residiu em Castelo Branco. Por falta de elementos, não nos foi possível saber quem foram os seus ancestrais, assim como com quem foi casado (Pesquisa em Cedros – Ilha do Faial - Universidade do Minho)
Casado com DESCONHECIDA. Considerando o apelido dos filhos do casal, tudo indica que fosse da Família Gonçalves, uma vez que temos o Albernaz ligado aos Furtado de Mendonça. Foram Pais de:

1.1 Sebastião Gonçalves Albernoz. Nascido por volta de 1620. Casado com Ana de Paiva. Com Geração.

1.2 Antonio Gonçalves Albernoz. Falecido em 15 de Setembro de 1646. Casado com Isabel Luís. Nota: Gaspar Furtado casado com Ignorada tiveram: Antonio Gonçalves Alvernaz casado com Isabel Luís, foram pais de: Diogo Luís casado com Isabel da Silva, foram Pais de: Maria da Silva. Nascida - Freguesia de Castelo Branco. Baptizada a 28 de Março de 1649 - Igreja Paroquial de Santa Catarina. Falecida a 23 de Março de 1740 - Freguesia de Castelo Branco. Enterrada a 24 de Março de 1740 - Igreja Paroquial de Santa Catarina. Com a idade de possivelmente 90 anos. Casada com António Pereira Gonçalves "O Carauta" tiveram: Luzia Inácia Pereira. Com Geração.

1.3 Francisco Gonçalves Albernoz. Falecido em 11 de Fevereiro de 1649. Casado com Violante Gomes. Com Geração.

1.4 Joana Albernaz. Falecida em 16 de Setembro de 1646. Casada com Manoel Pereira.

1.5 Leonor Furtado, que segue.

1.6 Pedro Gonçalves Albernaz. Casado com Beatriz da Silveira. Com Geração.

2. LEONOR FURTADO casada com AMARO DUTRA, Patriarcas da Família Dutra.

Fonte
Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário