sexta-feira, 30 de julho de 2010

TEIXEIRA - São Miguel de Borba de Agudim

DESCENDÊNCIA
Pais de Gertrudes Maria da Conceição
Avós de Albino Borges Monteiro
Bisavós de América Borges Monteiro
Terceiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quartos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quintos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. JOÃO ANTONIO TEIXEIRA. Sargento Mor. Nascido por volta de 1780. Natural e Batizado na Freguesia de São Miguel de Borba de Agudim, Felgueiras, Arcebispado de Braga.

Em 1810, Dom João VI houve por bem promovê-lo por merecimento, em especial pelo seu desempenho no casamento da Princesa Dona Maria Teresa:


Dom João VI. Faço saber que esta Minha Carta Patente virem, que, Tendo Consideração aos merecimentos e mais partes que concorrem na pessoa de João Antônio Teixeira, Tenente do Primeiro Regimento de Infantaria de Milícias desta Corte e ao serviço que fez no dia, em que celebrarão os Desposorios da Princesa Dona Maria Thereza, minha muito amada e prezada Filha, Esperar delle, que em tudo, de que foi encarregado, Me servia muito ao Meo Contentamento: por todos estes respeitos, Hey por bem, e Me praz de nomear, como por esta carta Nomeio, por Capitão aggregado ao mesmo Regimento, o qual posto servirá, enquanto Eu o Houver por bem, e com elle não haverá Soldo algum de Minha Real Fazenda, mas gozará de todas as Honras, Privilégios, Liberdades, Isenções, e Franquezas, que direitamente lhe pertencem. Pelo que Mando ao Meos Reais Exércitos, e Governador das Amas desta Corte,e Capitania, que, mando-lhe dar posse deste Posto, jurando primeiro satisfazer sua obrigações o deixe servir e exercitar: e o Coronel , e os mais Officiaes maiores deste Regimento o tinhão, e o conheção por tal Capitão: e os Officiaes , e Soldados, que lhe forem subordinados, lhe obedeção e guardem suas ordens em a(...) do, o que tocaras Meo Real Serviço, tão inteiramente como devem e são obrigados. Em firmeza do que lhe Mandei papsar esta Carta, por Mim asignada e sellada com o sello grande de Minhas Armas. Dada nesta Cidade do Rio de Janeiro aos vinte dias do mês de outubro, Anno do Nascimento do Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e dez. O príncipe com guarda Gaspar José de Mattos Ferreira e Lucena José Caetano de Lima. Por Decreto S. A. R. de vinte e dois de maio de mil oitocentos e dez = Pedro Vieira da Silva e Telles a fiz escrever = Antônio Rafael da Cunha Cabral a fez. Pagou quatro mil reis de sello Meneses.
Carta Patente:
Em 11 de Janeiro de 1806 fez requerimento solicitando confirmação da carta patente no posto de Alferes.

Arquivo Ultramarino: 1806, Janeiro, 11. REQUERIMENTO de João Antônio Teixeira, por seu procurador Paulo de Mendonça, ao príncipe regente [D. João], solicitando a confirmação da carta patente do posto de alferes da Companhia de Caçadores do 1º Regimento de Infantaria de Milícias do Rio de Janeiro, que vagou por promoção de Antônio José Barbosa ao posto de tenente do mesmo Regimento.
A Reforma:
Em 1820, Dom João VI lhe passa Carta Patente de Reforma no posto de Sargento-Mor, sem soldo, mas gozando de todos os privilégios, honras, liberdades, isenções e franquezas:

Dom João VI. Faço saber aos que esta Minha Carta Patente de Reforma virem.Que havendo consideração aos longos anos de serviço que tem João Antonio Teixeira Capitão aggregado a Companhia de Caçadores do Primeiro Regimento de Infantaria de Milícias desta Corte. Hey por bem Fazer-lhe Mercê de Reforma, como por esta o reformo no Posto de Sargento Mor do mesmo Regimento, e com elle não haverá soldo algum da Minha Real Fazenda, mas gozará de todas as Honras, Privilégios, Liberdades, Isenções e Franquezas que diretamente lhe pertencem. Pelo que mando ao Tenente General dos Meus Reais Exércitos, Vicente Antonio de Oliveira encarregado interinamente do Governo das Armas desta Corte e Província que mando lhe dar a posse deste Posto, por tal (...) e mesma ordem ao Coronel, mais Officiaes e Soldados do mesmo Regimennto. Com firmeza do que lhe Mandei na (...) Carta por Mim Assignada e sellada com sello grande de Minhas Armas. Dada nesta Cidade do Rio de Janeiro aos sete dias do mez de julho, Anno do Nascimento do Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e vinte= El Rey com guarda Rodrigo Pinto Guedes = José de Alvim Barboza= Por Decreto de Sua Magestade de dois de maio de mil oitocentos e vinte= João Valentim de Faria Souza(...) assignarão = Antonio Rafael da Cunha Cabral a fiz.

Fato Histórico:
É possível que tenha participado nas lutas da Independência.

As juntas governativas e a Independência - Página 716 de Arquivo Nacional (Brazil) - 1973 - 1382 páginas
... o Major Joaquim Bernardo Alves Pereira de Araújo — o Capitão João António Teixeira ...
Residência:
É possível que tenha sido morador da Rua da Lapa, quando era Capitão, embora sua mulher e sua filha tenham nascido na Freguesia de Santa Rita (Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro)
Possibilidade:

Na Certidão de Casamento do seu neto, Cândido Borges Monteiro, Barão e Visconde de Itaúna, é citado um Antonio Teixeira da Cunha como Testemunha. É possível que seja o pai de João Antonio Teixeira. Em 1760 um Antonio Teixeira da Cunha, morador no Curral del Rei, pediu confirmação de sesmaria: Antonio Teixeira da Cunha. Curral del Rei. Confirmação de carta de sesmaria – 6 de Agosto de 1760 (Ahu Acl Cu - 011 – Caixa 76 – Documento 6322)

Homônimos:

Faço o registro apenas para futuras confirmações porque há coincidência de nome, época e lugar mas aparentemente sem relação com o nosso João Antonio Teixeira:

1809, Novembro, 7. Requerimento de Gertrudes Maria, por seu procurador Manoel Ferreira dos Santos, ao príncipe regente [D. João], solicitando passaporte para passar à Corte do Rio de Janeiro com sua filha e sogra para a companhia do seu marido, negociante daquela praça, João Antônio Teixeira.

Há outro contemporâneo homônimo mas não acredito que seja o nosso antepassado porque esse era da Brigada Real da Marinha, servindo em Alagoas, enquanto ele servia na Corte no 1º Batalhão de Milícia.

Em Minas Gerais havia outro João Antonio Teixeira, cidadão brasileiro, natural da Freguesia de São Francisco da Onça, São João Del Rei, com Testamento datado de 16 de Fevereiro de 1867, e aberto em 3 de Março de 1867, filho legítimo do Capitão José Nunes Teixeira e de Dona Antonia Maria do Nascimento, ambos falecidos (Projeto Compartilhar - Inventário e Testamento de João Antonio Teixeira)

Na Torre do Tombo há um outro: João Antonio Teixeira. 01/12/1779 – Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.7(2), fl.349v. Tença de 40$000 rs como Professor de ler e escrever na vila de Valezim.

Casado, por volta de 1780, com Dona JOSEFA MARIA CÂNDIDA, nascida por volta de 1780, no Rio de Janeiro. Batizada na Freguesia de Santa Rita.

Foram Pais de:

1.1 Gertrudes Maria da Conceição, que segue.

1.2 Inácia Maria Joaquina. Falecida em Niterói.

2. GERTRUDES MARIA DA CONCEIÇÃO casada com o Capitão de Milícias JOSÉ BORGES MONTEIRO, Patriarcas da 2ª Geração da Família Borges Monteiro.

Pesquisa
Cúria Metropolitana
Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Nacional
Biblioteca Nacional
Ana Carolina Nunes


Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário