quinta-feira, 29 de julho de 2010

GOUVÊA - Niterói - São Gonçalo - Rio de Janeiro

DESCENDÊNCIA
Pais de Manoel Torquato de Gouvêa
Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Bisavós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Terceiros Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. DOMINGOS MARQUES DE GOUVÊA. Rico Fazendeiro. Nascido por volta de 1830, em São Gonçalo. Falecido em Dezembro de 1885.

Convite para a Missa de 7º Dia:
A esposa, filhos, noras e genros de Domingos Marques de Gouvêa convidam para a Missa de 7º Dia em 4 de Janeiro de 1886, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Niterói.
Jornal O Paiz
Guilherme Serra Alves Pereira
Filho de Manoel Marques de Gouvêa e Catarina Narcisa do Rosário. Neto paterno de Manoel Marques de Gouveia e de Dona Maria Fernandes. Neto materno de Antonio da Silveira Ramos e de Dona Catharina Tomásia.

Bisneto paterno de Manoel Marques de Gouvêa e Jerônima Quitéria. De João Fernandes Curto e Quitéria Fernandes. Bisneto materno de Antonio Silveira Ramos e Rosa Maria do Nascimento. De Vicente Silveira e Ana Teresa da Conceição. Terceiro neto paterno de Francisco Marques de Gouvêa e Hiria Fernandes. De Brás Fernandes e Maria Fernandes. Terceiro neto materno de Francisco Marques de Gouvêa e Hiria Fernandes. De Brás Fernandes e Maria Fernandes. De Manuel João Correia e Maria Dutra. De Pascoal Luis e Catarina da Rosa. De Estevão Furtado e Maria da Conceição. De José Rodrigues e Luzia Silveira dos Santos. Quarto neto paterno de José Fernandes de Gouvêa e Maria Gomes. De Domingos Fernandes e Hiria Fernandes. De Vicente Fernandes e Lianor Francisca. De Manoel Fernandes, o Branco, e Maria Fernandes. Quarto neto materno de Antonio Correia e Ágada João. De Antonio Luis e Maria Silveira. De Manuel João e Maria Alvernaz. De João Nunes da Fonte e Maria Silveira. De Manoel Gomes e Margarida da Almança. De Filipe Duarte e Teresa da Silveira. Quinto neto materno de João Correia e Ana Brás. De Tomé Rodrigues e Luzia Fernandes. De André Manuel e Grácia Rodrigues. De Amaro Dutra e Leonor Furtado. De Cosme João Borges e Margarida Furtada. De Francisco Furtado João e Maria Alvernaz. De Manuel Nunes e Catarina Alvernaz. De Manuel Álvares e Maria Silveira. De Pedro Gomes e Maria Rodrigues. De Francisco da Costa e Margarida da Almança. De Manuel Duarte e Ana Alvernaz. De João da Silveira Goulart e Maria da Almança. Sexto neto materno de Luis Correia e Maria Rodrigues. De Baltazar Furtado e Ana Brás. De Gaspar Furtado. De Sebastião Pinheiro e Feliciana Vargas. De Francisco da Costa e Margarida de Sousa. De Brás da Almança e Maria Brandão. Sétimo neto materno de... Correia. De Pedro Rodrigues da Roça e Margarida de Freitas. De Brás da Almança e Maria Pinheiro. De Jerônimo Fernandes e Maria Brandão.Oitavo neto materno de Pedro Rodrigues da Cruz e Bárbara Luís. De João de Freitas, o Velho, e Catarina João.

Situações Mais Notáveis:
Citado no Almanak Laemmert, 1877, Página 45; 1879, Página 52; e 1880, Página 50, no Título “Situações Mais Notáveis”, na Freguesia de São Gonçalo, Neves, Província de Niterói.

Fazenda das Neves:

Era sócio de seu irmão José Marques de Gouvêa na Fazenda das Neves, em 1856:

Terras que pertencem a José Marques de Gouvêa e Domingos Marques de Gouvêa, na Freguesia de São Gonçalo, na Fazenda das Neves, havidas por herança de seus pais Manuel Marques de Gouveia e Dona Catharina Narcisa das Neves, digo, do Rosário, compreendem tres datas comprovadas em diferentes épocas.
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
Livro 52 (1) – Registros 35

Fazendeiro em São Gonçalo:
Segundo o Almanak Laemmert, de 1883, à Página 440 e 1885, à Página 1005, era Fazendeiro em São Gonçalo, Freguesia de Porto do Velho.

Foi Testemunha em dois casamentos:


1. Aos 13 de Janeiro de 1860 em altar decente e para isso preparado por despacho de Sua Excia. Revma na casa de residência de Luiz Francisco Freire de Aguiar, o Revdo Coadjuctor José de Carvalho Mello de Andrade pela 1 h da tarde, perante as testemunhas na certidão assinadas Luiz Francisco Freire de Aguiar, Domingos Marques de Gouvêa e Antonio Aguiar da Silva, assistiu a recepção do sacramento do Matrimonio de Domingos da Silva Mattos, filho legítimo de Pedro da Silva Mattos e Maria Quitéria de Freitas, natural e batizada na freguesia de São Miguel de Ataíde, Bispado do Porto com Luis de Jesus, filha natural de Delfina Freire, natural e batizada na freguesia de São Gonçalo onde são moradores.

2. Em 15 de Janeiro de 1855 em presença das testemunhas Domingos Marques de Gouvêa e José Domingues da Silva se receberam em matrimônio Antonio Aguiar da Silva Brandão, filho legítimo do Dr. José da Silva e D. Custodia Maria de Aguiar Brandão, natural e batizada nesta freguesia, com Delfina Rosa da Costa, filha legítima de Manoel Furtado da Costa e Rosa Joaquina da Costa, natural e batizada nesta freguesia e moradores. Fl. 153v.

Padrinho de seu sobrinho neto:

Joaquim nasceu em 23 de Julho de 1873 e foi batizado em 1 de Fevereiro de 1874.

Certidão de Batismo:
A 1 de Fevereiro de 1874 batizei Joaquim nascido em 23 de Julho de 1873, filho legítimo de José Antonio Pereira de Almeida e Manoela Inocencia de Almeida, naturais do Rio de Janeiro, neto paterno de José Joaquim Pereira de Almeida e Susanna Cherubina de Almeida, neto materno de José Marques de Gouvêa e Maria Carolina de Gouvêa, falecida. Padrinho Domingos Marques de Gouvêa.

Casado, em 1ª Núpcias, em 17 de Maio de 1849, com CECÍLIA MARIA BRANDÃO.
Certidão de Casamento
Aos dezessete de Maio de 1849, em virtude de provisão da S. Excia. Reverendíssima e licença do Reverendíssimo Vigário Eduardo de Andrade Lima, no Oratório do Porto do Barreto, depois de feitas todas as exigências de costume como manda o Sagrado Concílio Tridentino e constituição do Bispado se receberão em matrimônio Domingos Marques de Gouveia, filho legítimo de Manoel Marques de Gouveia e Dona Catharina Narcisa da Conceição, com Dona Cecília Maria Brandão, filha legítima de José da Silva Brandão e Dona Custódia Maria de Aguiar, naturais desta Freguesia, por palavras de presente, em presença do Reverendo Manoel Antonio Leite e das testemunhas na certidão assinadas José Marques de Gouveia e Francisco Freire de Aguiar que mandei lavrar este termo que assinei.

Pesquisa de Ana Carolina Nunes

Nascida por volta de 1830, em São Gonçalo. Falecida em 26 de Fevereiro de 1852.
Filha do Dr. José da Silva Brandão e Custódia Maria de Aguiar. Neta paterna de Antonio da Silva Brandão e Cecília Francisco de Cristo. Neta materna de Luis Francisco Freire de Aguiar e Maria Ignácia da Conceição.
Bisneta materna Francisco Rodrigues de Aguiar e Sebastiana Maria de Jesus. De Sebastião José de Abreu e de Dona Custódia da Silva Brandão. Terceira neta materna de Manuel de Abreu e Josepha Gomes. De Pedro da Silva Brandão e Thereza de Jesus. Quarta neta materna de Frutuoso Dias e Maria de Abreu. De Domingos Freitas e Maria Luís. Quinta neta materna de Antonio Dias e Catarina Fernandes. De João Freitas e Cecília Gomes. De Jacinto Luís e Catarina Fernandes. Sexta neta materna de Cosme Gonçalves e Catarina Dias. De João Gonçalves e Catarina Fernandes. Sétima neta materna de André Dias e Maria de Abreu. Oitava neta materna de Antonio Pires e Ana Dias. De Francisco Fontes e Violante de Abreu. Nona neta materna de... e Maria Dias. De Salvador Gonçalves e Joana da Silva.
A Morte Prematura:
Dona Cecília morreu de parto, ao dar à luz ao seu segundo filho, Manoel.

Foram Pais de:

1.1 José Lázaro de Gouvêa. Nascido por volta de 1850, em São Gonçalo. Funcionário da Alfândega em Macaé.

Foi testemunha do casamento de sua meia irmã, Cecília de Paula Gouvêa, em 14 de Outubro de 1880, em São Gonçalo. Casado com Pedrina de Gouvêa, filha de Antonio Pinto Costa e Maria Virgínia de Moraes. Com Geração.
1.2 Manoel Torquato de Gouvêa que segue.

DOMINGOS MARQUES DE GOUVÊA foi casado, em 2ª Núpcias, com sua cunhada, imrã da sua falecida mulher, Dona Maria Joaquina da Silva Brandão.
Dispensa de Impedimento
Em requerimento, Domingos Marques de Gouvêa e Maria Joaquina da Silva Brandão pedem o Beneplácito ao Breve de Dispensa de impedimento de cunhadio a fim de se poderem casar. Manda S. M. o Imperador pela Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça, acordar o seu Imperial Beneplácito para que tenha execução o Breve junto. Palácio do Rio de Janeiro, 3 de Maio de 1854. José Thomaz Nabuco de Araújo.

Pesquisa de Ana Carolina Nunes

Foram Pais de:

1.3 Cecília de Paula Gouvêa. Natural de São Gonçalo. Casada, em 14 de Outubro de 1880, com José Antonio de Almeida. Registro de Casamento: Casada em 14 de Outubro de 1880, com José Antonio de Almeida, filho legítimo de Antonio de Almeida e de Dona Balbina Rosa de Almeida, natural e batizado na Freguesia da Candelária, Rio de Janeiro. Testemunha: José Lázaro de Gouvêa (*). (*) Filho do 1º casamento de Domingos Marques de Gouvêa e Dona Cecília Maria Brandão (Pesquisa de Guilherme Serra Alves Pereira)

1.4 Domingos Marques de Gouvêa Jr. Coronel, Professor e Coletor Federal. Falecido depois de 1930.
O Coronel Gouveia, Domingo M.G., Professor, coletor federal, e chefe político, em Cabo Frio, durantes vários decênios, era filho do município de São Gonçalo e personalidade de grande destaque no Magistério. Na chefia política de Cabo Frio, com atuação em outros municípios da Baixada, pleiteou sempre melhoramentos para a região e colaborou com os governos do Estado e do Município, em vários períodos presidenciais.
Inteligência lúcida, e bastante culto, foi elemento destacado da sua geração entre os políticos fluminenses.

150 Anos de São Gonçalo
Filhos Ilustres

Em 1915, foi o 20º Sócio Fundador do Tamoyo Esporte Clube, em Cabo Frio.
Fez parte do Conselho Fiscal de 1929 a 1930.
Casado com Dona Emília Mendonça. Com Geração.

2. MANOEL TORQUATO DE GOUVÊA casado com Dona AMÉRICA BORGES MONTEIRO, Patriarcas da Família Borges de Gouvêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário