quarta-feira, 28 de julho de 2010

FERNANDES VI - Ilha da Madeira

DESCENDÊNCIA
Pais de Maria Fernandes
Avós de Jerônima Quitéria
Bisavós de Manuel Marques de Gouvêa
Terceiros Avós de Manoel Marques de Gouvêa
Quartos Avós de Domingos Marques de Gouvêa
Quintos Avós de Manoel Torquato de Gouvêa
Sextos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Sétimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Oitavos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MARIA FERNANDES. Nascida por volta de 1670, no Lombo do Cunha, na Freguesia de São Jorge, na Ilha da Madeira.

Prova Documental:
Certidão de Casamento de sua neta:

Arquivo Regional da Madeira, Livro 683, fl. 75.
Em os vinte e cinco dias do mês de Novembro de mil e setesentos e quarenta e nove annos eu o P.e Fran.co Marques de Mendonça, Vigário nesta ig.a de S. Jorge, nella assisti ao matrimónio que vallidam.te e sem impedim.to cellebrou com / palavras de prezente Manuel Marques Gouvea filho de Fran.co Marques Gouvea do Farrobo e de / sua m.er Hiria Frz, e netto paterno de Jozé Frz de Gouvea e de sua m.er Maria Gomes moradores na banda do sol, netto materno de Domingos Fernandes e de sua mulher Hiria Fernandes todos desta Igr.a com Hirónima Quitéria filha de Brás Frz natoral da Boa Ventura, e de sua molher Maria Frz, netta paterna de Vicente Frz, e de sua molher Lianor Francisca, natorais e moradores na Boa Vntura da Ponta Delgada, e materna de Manoel Frz de alcunha o Branco, e de sua molher Maria Frz moradores no Lombo da Cunha, todos moradores e natorais nesta igr.a sendo-lhe procorridos os banhos na forma do Sagd. Conc. Tride. e Const. do bispado, e não aver denuncia algua nem impedim.to que me conste excepto o 3º e 4º grao de consanguinida/de por hua via em que foraõ despensados por sua Ex.a Rss.ma testemunhas que foraõ prezentes António Frz Gouvea e João Frz de Matos que este termo que eu fiz comigo assinaraõ. O vig.ro Fran.co Marques de M.ca. De + António Frz Gouvea – De Jozé + Frz Matos

Rui Faria
Universidade do Minho

Casada, em 1699, em Santana, Freguesia de São Jorge, com MANOEL FERNANDES O BRANCO (Livro 686 Fls. 79 – Arquivo Regional da Madeira). Nascido por volta de 1670, no Lombo do Cunha, na Freguesia de São Jorge, na Ilha da Madeira. Morador no Lombo do Cunha. Foram Pais de:

1.1 Manoel Fernandes Branco. Casado, em 1725, em Fajá da Ovelha, Calheta, com Leonor Francisca de Mendonça (Livro 1092 Fls. 89 – Arquivo Regional da Madeira).

1.2 Maria Fernandes que segue.

2. MARIA FERNANDES. Nascida por volta de 1690. Moradora no Lombo do Cunha, na Freguesia de São Jorge, na Ilha da Madeira.

Casada, em 1726, em Santana, Freguesia de São Jorge, com BRÁS FERNANDES (Livro 683 Fls. 13 – Arquivo Regional da Madeira). Nascido por volta de 1670, na Boa Ventura, Ponta Delgada. Filho de Vicente Fernandes e Lianor Francisca. Morador no Lombo do Cunha, na Freguesia de São Jorge, na Ilha da Madeira. Foram Pais de:

3. JERÔNIMA QUITÉRIA. Nascida por volta de 1730, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira.


Filha de Brás Fernandes e Maria Fernandes. Neta paterna de Vicente Fernandez e Lianor Francisca. Neta materna de Manoel Fernandes, o Branco, e Maria Fernandes.

Casada, em 25 de Novembro de 1749, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira, com MANOEL MARQUES DE GOUVÊA.


Certidão de Casamento
Arquivo Regional da Madeira, Livro 683, fl. 75. Em os vinte e cinco dias do mês de Novembro / de mil e setesentos e quarenta e nove annos / eu o P.e Fran.co Marques de Mendonça, Vigário nesta / ig.a de S. Jorge, nella assisti ao matrimónio que / vallidam.te e sem impedim.to cellebrou com / palavras de prezente Manuel Marques Go/uvea filho de Fran.co Marques Gouvea do Farrobo e de / sua m.er Hiria Frz, e netto paterno de Jozé Frz / de Gouvea e de sua m.er Maria Gomes moradores / na banda do sol, netto materno de Domingos Fernandes e de sua mulher Hiria Fernandes todos desta / Igr.a com Hirónima Quitéria filha de / Brás Frz natoral da Boa Ventura, e de sua / molher Maria Frz, netta paterna de Vicente / Frz, e de sua molher Lianor Francisca, nato/rais e moradores na Boa Vntura da Pon/ta Delgada, e materna de Manoel Frz / de alcunha o Branco, e de sua molher Maria / Frz moradores no Lombo da Cunha, todos moradores e natorais nesta igr.a sendo-lhe / procorridos os banhos na forma do Sagd. Conc. Tride. e Const. do bispado, e não aver denuncia / algua nem impedim.to que me conste / excepto o 3º e 4º grao de consanguinida/de por hua via em que foraõ despensados por / sua Ex.a Rss.ma testemunhas que foraõ prezentes / António Frz Gouvea e João Frz de Matos que este / termo que eu fiz comigo assinaraõ. O vig.ro Fran.co Marques de M.ca. De + António Frz Gouvea – De Jozé + Frz Matos

Rui Faria
Universidade do Minho

Nascido por volta de 1720, na Freguesia de São Jorge, Ilha da Madeira. Filho de Francisco Marques de Gouvêa, do Farrobo, e Hiria Fernandes. Neto paterno de José Fernandes de Gouvêa e Maria Gomes. Neto materno de Domingos Fernandes e Hiria Fernandes.


Dispensa de Impedimento:
Os noivos eram parentes em 3º e 4º e foram dispensados de impedimento.

Testemunhas do Casamento:
Antonio Fernandes de Gouvêa, provável tio-avô do noivo.

Foram Pais de:

4. MANOEL MARQUES DE GOUVÊA casado com MARIA FERNANDES, Patriarcas da Família Marques de Gouvêa, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário