sexta-feira, 30 de julho de 2010

MONTEIRO - São Martinho da Guarda

DESCENDÊNCIA
Pais de Joana Monteiro

Avós de Manoel Borges Monteiro
Bisavós de José Borges Monteiro
Terceiros Avós de Albino Borges Monteiro
Quartos Avós de América Borges Monteiro
Quintos Avos de Zélia Borges de Gouvêa
Sextos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sétimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. MARIA MONTEIRO. Nascida por volta de 1700, na Vila Almeida, Guarda, Portugal.

Casada com ESTEVÃO RODRIGUES. Nascido por volta de 1700, em Pinhanços, Guarda. (Felix Tolentino)

Foram Pais de:

2. JOANA MONTEIRO. Nascida por volta de 1730, em São Martinho da Guarda.

Casada, por volta de 1750, com CAETANO BORGES, nascido por volta de 1730, em São Martinho da Guarda. Filho de Manoel Borges e Isabel Rodrigues. Foram Pais de:

1.1 Manoel Borges Monteiro que segue.



1.2 Isabel Borges Monteiro. Batizada em 10 de Dezembro de 1746, em Pinhanços, Seia. Casada com José Antonio do Couto Forte. Com Geração (Geneall. Net)

1.3 Antonio Borges Monteiro. Nascido em 6 de Novembro de 1751, na Freguesia de Santa Luzia de Pinhanças, termo da Vila de Seia, comarca da Cidade da Guarda, Bispado de Coimbra. Veio muito jovem para o Brasil fixando-se no Serro, em Minas Gerais.


Certidão de Batismo
Em os sete dias do mês de novembro de mil setecentos e cinqüenta e hum anos, nesta Igreja de Pinhanços, batizei solenemente Antonio, filho legítimo de Caettano Borges e de sua segunda mulher Joanna Monteiro deste lugar. Me disseram nascera a seis do dito mês à noite. É neto pela parte paterna de Manoel Borges, natural de Sagarinhos e de sua mulher Izabel Rodrigues deste lugar de Pinhanços e pela materna de Estevão Rodrigues deste lugar e de Maria Monteiro natural de Vila de Almeida. E foram padrinhos o Padre Estevão Rodrigues Monteiro, seu tio e Joana solteira, filha de Francisco Luiz. Foram testemunhas Vicente Ferreira de Figueiredo e Francisco Luiz, deste lugar, que assinaram comigo dia, mês e ano UTE Supra. Assinado: Antonio Rodrigues Francisco. Vicente Ferreira de Figueiredo. Francisco Luiz.Povoador de São Sebastião dos Correntes:
Os primeiros moradores do arraial foram Padre Bento de Araújo Abreu, um dos primeiros capelães da igreja do arraial, seu irmão Alferes Antônio de Araújo Abreu, Antônio Borges Monteiro, mestre Urbano Taveira de Queiroga, Joaquim da Silva Campos, primeiro Escrivão de Paz, Antônio Monteiro Junior, Capitão Semeão Vaz Mourão, Alferes Antonio Fernandes do Amaral, Malaquias Pereira do Amaral, Manoel Coelho de Almeida, Capitão Antônio Jose Campos, João Pereira do Amaral, Francisco e Clemente José dos Santos. Em 1820 o arraial passou a ser capela filial da paróquia do Serro, Diocese de Mariana.

Juiz de Paz e Fundador do Partido Conservador:
No arraial de São Sebastião dos Correntes, as figuras mais representativas da localidade resolveram se reunir para fundar o Partido Conservador. O cidadão de maior prestígio na comunidade, o juiz de paz Antonio Borges Monteiro, recusa a chefia do partido, indicando, entretanto, como presidente, o seu escrivão Capitão Joaquim Barrozo Álvares. O povo semi-alfabetizado, recém-saído do regime colonial, em que não existiam partidos políticos, era em verdade incapaz de entender o seu significado. O partido era personalizado na pessoa de seu chefe, no caso o Capitão Joaquim Barrozo Álvares, sempre apoiado pelo venerável Antonio Borges Monteiro e sua roda de amigos. No arraial não existia, pois, espaço para o Partido Liberal (Intervenções Clínicas e Sociais: Subjetividade e Religiosidade - Um estudo da religião católica em Sabinópolis - Josélia Barroso Queiroz Lima)



Certidão encontrada nos arquivos do Instituto dos Arquivos Nacionais. Torre do Tombo - Localizada no Campus da Universidade de Lisboa. Registros paroquiais Cidade de Guarda /Vila de Seia / Freguesia de Pinhanços. Livro 1B - Fl. 74 Verso - Microfilme 872. Pesquisa de Felix Tolentino cedida por Valquírio de Magalhães Barbalho.


Casado, em 1ª Núpcias, em 15 de Novembro de 1775, com Maria de Souza Fiúza, falecida em 20 de Novembro de 1780, filha de João de Souza Azevedo e Dorotéa Barbosa Fiúza. Com Geração.

Enviuvando, Antonio Borges Monteiro, casou-se, em 2ª Núpcias, com Dona Margarida Maria do Rosário, filha de Domingos Lourenço Seixas e de Dona Maria Caetano de Pinho e Oliveira. Com grande Geração.

2. MANOEL BORGES MONTEIRO casado com MARIA VAZ, Patriarcas da Família Borges Monteiro, do Rio de Janeiro.
Fonte
A Mata do Peçanha
Demerval José Pimenta

Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário