quarta-feira, 21 de julho de 2010

DA SILVA BRANDÃO - São Gonçalo - Neves

DESCENDÊNCIA
Pais de José da Silva Brandão
Avós de Cecília Maria Brandão
Bisavós de Manoel Torquato de Gouvêa
Terceiros Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Quartos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Quintos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. ANTONIO DA SILVA BRANDÃO. 1º do nome. Fazendeiro. Nascido por volta de 1780.

Deixou para seu filho José da Silva Brandão terras em São Gonçalo, no lugar Porto do Velho, fazendo testada com a Estrada Geral e nos fundos com as terras dos Gouvêa. (Registro de 19 de Março de 1856: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Livro 52 (1) – Registro 29 – Páginas 20 e 21).

Em Neves, era vizinho de Henrique Beaurepaire Rohan (General), Barão de São Gonçalo, João Costa Lima, José Joaquim Sampaio, José Joaquim Machado, Luis Pereira da Nóbrega (Ministro do Exército), Alves Branco Muniz Barreto, Ana Furtado de Mendonça e o sogro do seu neto, Barão de Itaúna.

Há no Almanak, Província, de 1849, à Página 95, um Antonio da Silva Brandão, Fazendeiro em Mangaratiba. É possível que seja o mesmo, mas sem prova documental, é impossível saber se é o mesmo ou um homônimo, ou até mesmo um filho.

Casado por volta de 1808 com Dona CECÍLIA FRANCISCO DE CHRISTO nascida por volta de 1780. Foram Pais de:

1.1 José da Silva Brandão, que segue.

1.2 Ladislao da Silva Brandão. Coronel e Comendador. Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo. Em 1846 era Vereador em São Gonçalo, e em Niterói era dado como impedido. Comandante Superior de Niterói e Magé. No Almanak de 1849, Província, à Página 152, é citado como Fazendeiro de Café, com as Ordens da Rosa e de Cristo. Casado com Dona Anna da Silva Brandão, falecida em 1871, Fazendeira de Café e uma das Situações mais Notáveis em Sete Pontas e Baldeador, em 1850. Era sobrinha de Dona Thereza de Souza Rosa e tia de João Gomes Machado conforme convite para Missa de 30º Dia em 17 de Junho de 1871, na Igreja de São João Batista, de Niterói (Pesquisa de Guilherme Serra Alves Pereira). Com Geração.

2. DR. JOSÉ DA SILVA BRANDÃO. Médico Cirurgião e Fazendeiro. Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo. Nascido em 1809, em São Gonçalo. Falecido em 20 de Fevereiro de 1858, em São Gonçalo.

Convite para a Missa de 7º Dia:
Custódia Maria de Aguiar, o Dr. Luiz da Silva Brandão e irmãos, Domingos Marques de Gouvêa, Luiz Francisco Freire de Aguiar e irmãos, João Pereira da Silva Cunha agradecem os que acompanharam o sepultamento na Matriz de São Gonçalo de seu esposo, pai, sogro, cunhado e concunhado José da Silva Brandão e convidam para a Missa de 7º Dia na Igreja de São João Batista de Niterói e na Igreja de São Pedro do Porto do Velho, em 27 de Fevereiro de 1858
Guilherme Serra Alves Pereira

Segundo o Almanak de 1849, à Página 152, é citado como Situação mais Notável com a Comenda de Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Segundo o Almanak de 1857, Província, à Página 70, é citado como Médico e Cirurgião, e à Página 71, é citado como Situação mais Notável, Fazendeiro de Café, Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa, Porto do Velho.

Herdou de seus pais terras em São Gonçalo, no lugar Porto do Velho, fazendo testada com a Estrada Geral e nos fundos com as terras dos Marques de Gouvêa, com Escritura de 19 de Março de 1856. Fazendeiro de Café, em Porto do Velho, São Gonçalo.

Em 4 de Setembro de 1837, foi Testemunha de casamento:
Antonio José da Silva Brandão, filho natural de Dona Rosa Francisca, com Dona Francisca Rosa da Silva, filha natural de Dona Páscoa Maria, testemunhas José da Silva Brandão e Francisco Freire de Aguiar.

Era costume, na época, os escravos adotarem o nome e sobrenome dos patrões: Galdino da Silva Brandão, pai de Justina, de cor preta, batizada em 14 de Novembro de 1874, em São Gonçalo que, nos registros de casamentos, é citado como natural da Costa da África, casado em 6 de Janeiro de 1872, com Dona Maria Antonia do Espírito Santo.

Casado em 1834, em São Gonçalo, com CUSTÓDIA MARIA DE AGUIAR nascida em 1813, em São Gonçalo, segundo o Family Search. Falecida em 25 de Junho de 1864, em São Gonçalo.

Convite para Missa de 7º Dia:
Jornal do Commercio 1864 - O Dr. Luiz da Silva Brandão e irmãs, Domingos Marques de Gouvêa, Candido Francisco Freire d'Aguiar, Luiz Francisco Freire d'Aguiar, João Pereira da Silva e Cunha, Thereza de Souza Rosa convidam para a Missa de 7º Dia de sua mãe, sogra, irmã e cunhada Custodia Maria de Aguiar Brandão, no dia 1 de Julho de 1864, na Capela da Fazenda do Porto Velho e na Igreja de São João Batista, em Niterói.
Guilherme Serra Alves Pereira

Filha de Luis Francisco Freire de Aguiar e Maria Ignácia da Conceição. Neta paterna de Francisco Rodrigues de Aguiar e Sebastiana Maria de Jesus. Neta materna de Sebastião José de Abreu e Custódia da Silva Brandão. Bisneta materna de Manoel de Abreu e Josefa Gomes. Bisneta materna de Pedro da Silva Brandão e Thereza de Jesus.

Prova Documental
Consegui na Cúria do RJ os banhos do casamento do Luiz Francisco Freire de Aguiar (pai) e Maria Ignácia e consegui subir duas gerações dela e uma geração dele. Os dele são de São Gonçalo e os dela de Portugal. Adivinha como é o nome da mãe do Luis Francisco??? Custódia!!! Mais um indício daquela Custódia sua ser irmã do Luis Francisco Filho. Ela teria o nome da avó, costume comum na época. Estamos chegando lá, falta a prova. Depois mando as incongruências do JWC. Abraços e obrigado pelas notícias (Guilherme Serra Alves Pereira) Estive no Arquivo Nacional e vi um inventário de um Francisco Freire de Aguiar. Vou passar a primeira página: Ao Ilmo juiz de Órfãos, Dizem Luiz Francisco Freire de Aguiar, Candido Francisco Freire de Aguiar, D. Idylia Maria de Aguiar representada por seu marido João Pereira da Silva Cunha e D. Custódia Maria de Aguiar, representada por seu marido José da Silva Brandão que tendo falecido em 24.11.1854 na Villa de Valença o seu Irmão de nome Francisco Freire de Aguiar, de quem os suplicantes pretendem habilitar-se a herdeiros... 9 de Fevereiro de 1857. Portanto, confirmadíssimo, somos primos pelos Freire de Aguiar também!!!! Estou muito contente com a descoberta, da qual é claro, já tínhamos muitos indícios mas não ainda uma confirmação documental. Depois continuo.
Abraço do primo
Guilherme Alves Serra Pereira.
Foram Pais de:

2.1 Dr. Luiz da Silva Brandão. Médico e Militar. Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Nascido em 1833, em São Gonçalo. Falecido em 5 de Maio de 1883. Para o Family Search teria nascido em 1835 e falecido em 6 de Maio de 1883.

Sepultamento
Jornal do Commércio: Dona Carolina Augusta Borges Brandão, filhos e genro, convidam para o sepultamento de seu marido, pai e sogro, Dr. Luiz da Silva Brandão, falecido repentinamente, no dia 6 de Maio de 1883, da Rua Bela 5 para...

Missa de 7º Dia
A viúva Dona Carolina Augusta Borges Brandão, filhos, genro, sogra, irmãos, cunhados e tios e sobrinhos, primos e amigos do Dr. Luiz da Silva Brandão convidam para a Missa de 7º Dia no Sacramento, São Cristóvão e São João Batista de Niterói, em 11 de Maio de 1883
Guilherme Serra Alves Pereira
Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da mesma cidade. Verbete do Sacramento Blake, à Página 70. Cirurgião do 1º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional da Corte. Membro da Comissão Sanitária da Freguesia de São Cristóvão do Instituto Vacínico, facultativo da Administração dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia, etc. Encarregado da Estatística Patológica e Mortuária, da Junta Central de Higiene Pública, residente na Rua Direita, 12. (Almanak, 1870, Página 76) Tenente, 2º Cirurgião do Exército e 3º. Cirurgião Adido (Almanak de 1859, à Página 311). Comissão para Abertura de Estrada de Cantagalo a Magé: Membro de uma Comissão criada por deliberação em 22 de Agosto de 1844, ao lado de João Henriques Monteiro e do Padre Francisco de Castro Abreu Bacellar, para a abertura de um atalho na estrada de Cantagalo a Magé. (Almanak, Presidencial, Rio de Janeiro, 776, 1846 a 1847 - Publicado em 1853, Página 39) Sub-Delegado na Candelária: Nomeado em 3 de Outubro de 1866 para Sub-Delegado da Freguesia da Candelária (Almanak, 1866, Ministério da Justiça, à Página A-D1-2). Residia na Rua Rio Comprido, 18.

Casado, em 11 de Novembro de 1856, no Rio de Janeiro, com Dona Carolina Augusta Borges Monteiro, filha do Dr. Cândido Borges Monteiro, Barão e Visconde com Honras de Grandeza de Itaúna, nascida em 7 de Abril de 1838 e falecida em fevereiro de 1929, no Rio de Janeiro. (V. Meus 4º Avós, José Borges Monteiro e Gertrudes Maria da Conceição) Com grande Geração.

As Famílias da Silva Brandão e Borges Monteiro
O casamento de Luiz com Carolina Augusta demonstra o possível início das relações familiares que, anos depois, resultariam no casamento de meus bisavós maternos, Dr. Manoel Torquato de Gouvêa, sobrinho do Dr. Luiz, com Dona América Borges Monteiro, prima irmã de Dona Carolina Augusta. É importante lembrar que, à época do casamento deles, o Barão de Itaúna tinha um sítio em Neves – Sítio Itaúna – bairro onde moravam os Silva Brandão, os Marques de Gouvêa e os Freire de Aguiar.
2.2 José da Silva Brandão. Nascido por volta de 1838, em São Gonçalo. Falecido em 15 de Agosto de 1861, aos 23 anos, de tísica pulmonar, sepultado em 16 de Agosto de 1861.

Convite para Missa de 7º Dia
Maria José da Silva Brandão, Manoel José de Andrade, Custódia Maria de Aguiar Brandão, Dr. Luiz da Silva Brandão, Antonio de Aguiar da Silva Brandão, Luiz Francisco Freire de Aguiar, Cândido Francisco Freire de Aguiar, João Pereira da Silva e Cunha, Domingos Marques de Gouvêa, o padre José de Carvalho Mello de Andrade e Manoel José de Andrade e Mello, convidam para a Missa de 7º Dia de seu esposo, genro, filho, irmão, sobrinho e cunhado José da Silva Brandão, no dia 22 de Agosto de 1881, na Capela do Porto Velho, Matriz de São Gonçalo e Santa Rita
Guilherme Serra Alves Pereira
Era morador na Freguesia de Santa Rita.

Casado, em 12 de Outubro de 1859, na Freguesia de Santa Rita, com Dona Maria José de Andrade, filha legítima de Manoel José de Andrade e de Dona Josefa Maria de Carvalho. Com Geração.

2.3 Antonio Aguiar da Silva Brandão. Fazendeiro. Falecido em 1862.

Convite para a Missa de 7º Dia: Dr. Luiz da Silva Brandão convida para a Missa de 7º Dia de seu irmão Antonio Aguiar da Silva Brandão, em 28 de Agosto de 1862, na Igreja do Carmo
Guilherme Serra Alves Pereira
Casado, em 15 de Janeiro de 1855, com Dona Delfina Rosa da Costa, filha de Manoel Furtado da Costa e de Dona Rosa Joaquina da Costa, e irmã de Dona Alexandrina Rosa da Costa, casada com seu primo Francisco da Silva Brandão, filho de seu tio paterno Comendador Ladislao da Silva Brandão e de Dona Anna da Silva Brandão. Com Geração.

2.4 Maria Luiza Brandão. Citada no convite para a Missa de sua irmã Ilidia.

2.5. Thereza de Jesus Brandão. Citada no convite para a Missa de sua irmã Ilidia.

2.6 Izidra Maria Brandão. Citada no convite para a Missa de sua irmã Ilidia;

2.7 Ilidia Izabel Brandão. Falecida em 15 de Maio de 1876.

2.8 Maria Joaquina Brandão. Casada com o cunhado, Domingos Marques de Gouvêa, viúvo de sua irmã Cecília Maria Brandão (V. Meus 3º Avós).

2.9 Cecília Maria Brandão, que segue.

3. CECÍLIA MARIA BRANDÃO casada, em 17 de Maio de 1849, com DOMINGOS MARQUES DE GOUVÊA, Patriarcas da 5ª Geração da Família Marques de Gouvêa.

Pesquisa
Anamaria Nunes
Assentos Paroquiais
Jornal O Paiz
Jornal do Comércio
Guilherme Serra Alves Pereira
Cúria Metropolitana
Colégio Brasileiro de Genealogia
Arquivo Nacional
Biblioteca Nacional
Ana Carolina Nunes

Um comentário:

  1. Minha tia-avó se chamava Angelina da Silva Brandão. Seu nome de casada era Angelina Brandão Pereira.
    Esse nome apareceu em sua pesquisa?

    ResponderExcluir