quarta-feira, 21 de julho de 2010

DA COSTA E OLIVEIRA - Leiria - Portugal

DESCENDÊNCIA
Pais de Manoel da Costa e Oliveira
Avós de Vicência Rita Maria Xavier do Amor Divino Oliveira
Bisavós de José Maria de Souza Galhardo e Oliveira
Terceiros Avós de Maria Luiza Galhardo
Quartos Avós de Maria Joana Galhardo das Neves
Quintos Avós de América Borges Monteiro
Sextos Avós de Zélia Borges de Gouvêa
Sétimos Avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Oitavos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira
1. ... DA COSTA E OLIVEIRA. Nascido por volta de 1710.

Casado, por volta de 1730, com... Foram Pais de:

1.1 Manoel da Costa e Oliveira, que segue.

1.2 José da Costa e Oliveira. Na dúvida. Reposteiro da Câmara de Número. Escudeiro da Casa Real: José da Costa e Oliveira, Reposteiro da Câmara do Numero. Escudeiro da Real Casa, por Alvará de 7 de Septembro de 1812. Livro 21° fl. 117 verso.
7 de Maio de 1810
AVISO do [secretário de estado da Fazenda e presidente do Real Erário em Portugal], João Antônio Sálter de Mendonça, ao [governador do Reino, secretário de estado da Marinha e Ultramar e dos Negócios Estrangeiros e Guerra em Portugal], D. Miguel Pereira Forjaz [Coutinho], informando a chegada de novas ordens da Corte do Rio de Janeiro, e a saída de embarcações com destino àquela Corte, bem como licença de embarque para os dois filhos menores de Joaquim José Pinto de Sequeira, a mulher e cunhada do fiel da Casa Real dos Arreios Francisco Martins, a três criados do Foro de reposteiro, José Antônio da Silva, José da Costa e Oliveira, e Manoel Libório Diniz, e suas famílias, às custas da Fazenda Real, bem como Antônio Joaquim, empregado na casa dos instrumentos do Arsenal Real do Exército, com destino àquela cidade. (Doc. 94215)

Prova Documental: Citado como pai de Isidoro da Costa e Oliveira, Rei de Armas de Portugal: Torre do Tombo - Isidoro da Costa e Oliveira - 10/01/1789 - Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.24, f. 221v - Alvará. Reposteiro da Câmara de número. Filiação: José da Costa e Oliveira. Cavaleiro Fidalgo por Alvará de 27 de Fevereiro de 1813 (Livro 24° fl. 38). Recebeu Carta de Brasão de Armas, em 1 de Dezembro de 1828 (Archivo Heráldico-Genealógico - Sanches de Baena). Nomeado 1º Rei de Armas no Brasil, em 1810, no cargo cedido por José da Cunha Madeira, Rei das Armas Índia. Criado Particular de Sua Alteza Real. Professo na Ordem de Cristo e da Torre e Espada. Condecorado com a Medalha de Ouro da Restauração dos Direitos da Realeza. Secretário das Legações dos Estados Unidos da América. Recebeu pensão anual vitalícia de 500#000 pela aclamação de D. João VI. Com Geração.
1.3 Manoel da Costa e Oliveira. Na dúvida. Padre. Prior de São Cristóvão. Falecido em 2 de Fevereiro de 1723.

... de Lisboa de 4 de Fevereiro de 1723 insère a noticia de que no dia 2.2 de
Janeiro dêsse ano faleceu o padre Manuel da Costa e Oliveira que foi Prior de S. Cristóvão e de S. Mamede e Ouvidor do Padroado Real e escritor.

A freguesia de S. Cristóvão: subsídios para a história das suas ruas ...‎
Ferreira de Andrade, Lisbon (Portugal). Câmara Municipal – 1945

1.4 Joaquim da Costa e Oliveira. Na dúvida. Tem Inventário e Testamento registrado em São João Del Rey, com data de 1831. Inventariante: Antonio Maurício de Gouveia.

1.5 Eduardo João da Costa e Oliveira. Na dúvida. Capitão Tenente.

1.6 Manoel Francisco. Na dúvida. Natural da Freguesia da Ajuda. Com Geração: Isidoro José Francisco. Reposteiro da Câmara do Número: ISIDORO JOSÉ FRANCISCO, natural da freguezia da Ajuda, patriarchado de Lisboa, filho de Manuel Francisco. Reposteiro da Câmara do Numero, por Alvará de 14 de Dezembro de 1808. Livro 1.° foi. 188 verso.

2. MANOEL DA COSTA E OLIVEIRA. Capitão de Milícias e Couteiro Real. Nascido por volta de 1730. Falecido antes de 29 de Agosto de 1811, em Portugal.
Torre do Tombo: Manuel da Costa Oliveira. 08/05/1798. Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.14, f. 89. Carta. Couteiro. Arquivo Ultramarino: 29 de Agosto de 1811.

A sua filha Vicência Rita recebeu Alvará de um Ofício de Escrivão em Leiria, cargo ocupado pelo seu marido Henrique José Maria de Sousa Galhardo:

Torre do Tombo. Vicência Rita. 14/03/1788. Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.23, fl.243. Alvará. Ofício de Escrivão do Judicial e Notas da cidade de Leiria. Filiação: Manuel da Costa e Oliveira.
Provável tio paterno de Isidoro da Costa e Oliveira, Rei de Armas de Dom João VI que, em 1811, já se encontrava no Brasil, tendo vindo com a Família Imperial, em 1808. Temos registro em vários estados brasileiros de pessoas com o mesmo apelido (V. Meus 7º Avós - Documentos, da Costa e Oliveira)

Casado, por volta de 1770, com Dona RITA JOAQUINA. Nascida por volta de 1730. Em 29 de Agosto de 1811, viúva, fez requerimento pedindo permissão para embarcar o filho menor João da Costa e Oliveira, na charrua São João Magnânimo, em companhia da irmã (Vicência Rita) e cunhado (Henrique José Maria de Souza Galhardo) que viajavam para o Rio de Janeiro a pedido do Rei:
29 de Agosto de 1811. Requerimento de Rita Joaquina, viúva do capitão de Milícias e Couteiro Geral das Reais Coutadas, Manoel da Costa e Oliveira, ao príncipe regente [D. João], solicitando passaporte para embarcar a bordo da charrua São João Magnânimo, seguindo com destino à Corte do Rio de Janeiro, a fim de se juntar a seu cunhado, João da Costa e Oliveira. (Doc. 94601)

Diz Dona Ritta Joaquina, viúva de Manuel da Costa e Oliveira, que foi Capitão de Milícias e Couteiro Geral das Reais Coutadas de V.A.R. que finando lhe deixou dois filhos menores e a supplicante se acha sem meios de puder dar-lhes aquella educação que deseja, e elles principiarão a ler na Vida de seu marido; lembrada, pois, a supplicante da benignidade com que V.A. Real sempre se dignou tratar seo falecido (...) e Marido e seus filhos, deseja ter a honra de aprezentar a V.A.Real o mais velho dos ditos menores João da Costa e Oliveira e como está a partir para o Rio de Janeiro a charrua São João Magnânimo em a qual vai uma filha da supplicante com seu Marido, os quaes vão em conseqüência de hum avizo de V.A. Real e não achando a supplicante huma occasião mais favorável de enviar o ditto filho de menor idade como indo na companhia de sua irmã e cunhado por tanto P. a V.A. Real seja servido conceder-lhe esta graça, mandando que o Commandante da ditta charrua receba a seu bordo o ditto João da Costa e Oliveira na companhia de sua irmã e cunhado. Há muito tempo que não vejo nada a obstar a esta pretensão porque agora na (...) (...) tão cheia de justiça (...) melhor recomendação para V. Excia. eu tenho na verdade o maior desejo de servir a esta mulher, espero dever a S.Excia. este favor pello qual me confeçarei muito devedora a V. Excia. de quem sou Muito obrigada (...) Rita Joaquina. Tença: É possível que se trate da mesma: D. Rita Joaquina. 11/12/1792. Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.22, f. 134. Carta de Padrão. Tença de 28$000 rs num dos Almoxarifados do Reino que lhe renunciou Nuno Mendes Barreto.

Foram Pais de:

2.1 Vicência Rita Maria Xavier do Amor Divino e Oliveira, que segue.

2.2 José Januário da Costa e Oliveira. Em 1817 recebeu ordenado como Couteiro Geral das Reais Coutadas.
Torre do Tombo: José Januário da Costa e Oliveira. 21/01/1817. Registo Geral de Mercês, D.João VI, liv.13, fl.17. Alvará. Ordenado como Couteiro Geral das Reais Coutadas. Filiação: Manuel da Costa e Oliveira.

Citado nos “Excerptos Históricos”: Excerptos historicos e collecção de documentos relativos á guerra denominada... de Commissão de investigacões historicas, Portugal Commissão de investigacões historicas, Portugal – 1882 - Página 449. ... casa real. Do particular José de Moraes Correia. Do Almoxarife de Queluz. Do almoxarife do Alfeite Do couteiro geral José Januário Ao serviço das quintas...
Licença para Cultivo: Em 1817 recebeu licença para cultivar em terreno da coutada.

Torre do Tombo: José Januário da Costa e Oliveira. 09/08/1817. Registo Geral de Mercês, D.João VI, liv.13, fl.123. Alvará. Licença para poder cultivar um terreno nos Baldios da Vila de Samora Correia pertencente a Coutada. Filiação: Manuel da Costa e Oliveira.

2.3 Manuel da Costa de Oliveira. Na dúvida. O Nome: Como o tronco é registrado também como Manuel da Costa “de” Oliveira, é possível que seja filho.
Torre do Tombo: Manuel da Costa de Oliveira. 20/12/1819. Registo Geral de Mercês, Registo de Certidões, liv.1, fl.259v. Certidão Negativa. Filiação: Manuel da Costa de Oliveira.
2.4 João da Costa e Oliveira. Menor em 1811. Vinda para o Brasil: Embarcado na charrua São João Magnânimo em companhia da irmã Vicência e do cunhado Henrique.

2.5 ... Menor em 1811.

3. VICÊNCIA RITA MARIA XAVIER DO AMOR DIVINO E OLIVEIRA casada por volta de 1790, com HENRIQUE JOSÉ MARIA DE SOUSA GALHARDO, Patriarcas da Família de Sousa Galhardo e Oliveira.

Pesquisa
Anamaria Nunes
Ana Carolina Nunes

Um comentário:

  1. "...Tença: É possível que se trate da mesma: D. Rita Joaquina. 11/12/1792. Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.22, f. 134. Carta de Padrão. Tença de 28$000 rs num dos Almoxarifados do Reino que lhe renunciou Nuno Mendes Barreto...."
    NADA MAIS ERRADO
    A D. Rita Joaquina da tença referida é filha legitimada de Nuno Mendes Barreto, desembargador da Relação do Porto. Viveu em Cadima com seu mariso e primo Fernando Joaquim Mendes Barreto. Com geração.

    ResponderExcluir