sábado, 17 de julho de 2010

NUNES - Vila de Tarouca

DESCENDÊNCIA
Pais de Antonio Nunes da Silva
Avós de Antonio José Nunes
Bisavós de Antonio José Nunes
Terceiros Avós de Severiano Nunes
Quartos Avós de Antonio Severiano Nunes
Quintos Avós de Oscar Severiano Bastos Nunes
Sextos avós de Maria Stella de Gouvêa Nunes
Sétimos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


ORIGEM DA FAMÍLIA
É possível que remonte ao Cavaleiro Fidalgo Ramiro Nunes, do século XIII, sobrinho paterno de Dom Gonçalo Viegas, Mestre de Évora.

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira

JUDEUS E CRISTÃOS NOVOS
De sublinhar a diáspora dos Nunes para o Brasil, caso singular entre os réus sabugalenses. É um caso a estudar. Também vale a pena referir o elevado número de réus naturais da Guarda (6) e de Pinhel (4), pois são concelhos da região beirã bem identificados nas deslocações dos judeus sabugalenses. De sublinhar a diáspora dos Nunes para o Brasil, caso singular entre os réus sabugalenses. É um caso a estudar. Também vale a pena referir o elevado número de réus naturais da Guarda (6) e de Pinhel (4), pois são concelhos da região beirã bem identificados nas deslocações dos judeus sabugalenses.

Judeus do Sabugal
Jorge Martins

1. FRANCISCO NUNES. Nascido por volta de 1700, na Vila de Tarouca.

Casado, por volta de 1720, com MARIA DOS SANTOS. 1ª e única do nome. Nascida por volta 1700, na Vila de São Pedro de Tarouca. De acordo com a Certidão de Casamento de seu filho, é possível que fosse filha de Benedito Antonio (...) dos Santos, uma das Testemunhas da cerimônia.

É possível também que fosse irmã do Padre Antonio Nunes conforme Certidão de Batismo de seu neto Antonio José Nunes, o que tornaria parenta próxima do marido:

Aos 7 dias do mês de fevereiro de mil e setecentos e sinquenta e hum annos baptisei aAntonio, filho do primeiro matrimônio do Antonio Nunes e de sua molher Josepha Maria moradores nesta Villa de Tarouca, Freguesia do Bispado do Lamego. Ele natural da mesma villa ella natural de Arcos Freguesia de Sever. Avós paternos Antonio, digo Francisco Nunes e sua molher Maria dos Santos, naturais desta villa. Avós Maternos Domingos Rodrigues natural da villa de Peixeninho e sua molher Maria Gomes natural de Arcos Freguesia de Sever. Foram Padrinhos o Pe. Antonio Nunes e sua irmã Ma. dos Santos desta Freguesia e (...) fiz este (...) e assignei dia mês e ano (...) supra.

Foram Pais de:

2. ANTONIO NUNES DA SILVA. Nascido por volta de 1720, na Vila de São Pedro de Tarouca.

Casado, em 1ª Núpcias, em 30 de Setembro de 1748, com JOSEFA MARIA, batizada em 5 de Junho de 1729, na Sé de Arcos, na Freguesia de Cever, filha de Domingos Rodrigues, natural de Pexeninho, Freguesia de Guzende, e Maria Gomes, natural de Arcos, Freguesia de Cever, e neta materna de Antonio Gomes e Maria Francisca, moradores na mesma Freguesia. Do 2º casamento de Antonio Nunes da Silva não temos notícias, mas do 1º nasceu:

3. ANTONIO JOSÉ NUNES. Batizado em 7 de Fevereiro de 1751, na Freguesia de São Pedro de Tarouca, que teve por padrinho o Padre Antonio Nunes e por madrinha sua avó paterna Dona Maria dos Santos. Foi morador no Largo da antiga Igreja de Santo André, na Freguesia de São Pedro, distrito da Freguesia de São Thomé, na Vila de Tarouca.

Casado, em 8 de Maio de 1777, na Paroquial Igreja de São Thomé, com MARGARIDA TERESA, natural do lugar de Panasqueira, Freguesia de N. Sra. dos Olivais, extra muros, e filha legítima de João Gonçalves e de Dona Thereza Maria, moradores na Rua das Cegas, da Freguesia de São Thomé. Foram Pais de:

4. ANTONIO JOSÉ NUNES. Major Engenheiro do Exército Brasileiro (Na dúvida). Nascido em 26 de Março de 1780, e batizado em 3 de Abril de 1780, na Freguesia de São Thomé, na Vila de Tarouca, Bispado de Lamego.

Os dados a seguir podem ser referentes a ele ou a um seu homônimo que já estava no Brasil em 1820, quando é citado pela primeira vez como 1º Tenente Engenheiro do Exército, autor "da planta desde o princípio do Largo do Paço até o Arsenal do Exército" (Catálogo Exposição História do Brasil - Tomo I, página 162, registro 1686, Biblioteca Nacional). Em 1833 era Major Engenheiro recebendo soldo de 360$000 (Almanak, Ministério da Guerra, 1837-1, Página 54).

Casado, em 10 de Julho de 1802, em Lisboa, com MARIA RAIMUNDA LOPES, nascida e batizada na Freguesia de Nossa Senhora dos Olivais, filha de Domingos Francisco Lopes e Maria Sipriana. Neta paterna de João Francisco de Carvalho e Quitéria Lopes. Neta materna de Francisco Pinto de Moraes e Marcelina Antonia de Jesus. Bisneta paterna de Antonio Francisco e Margarida Marins. Bisneta paterna de Domingos Lopes e Joana Gonçalves. Bisneta materna de Domingos Gaspar e Sypriana Soares. Bisneta materna de Manoel Pinto e Catharina Rodrigues. Foram Pais de:

5. SEVERIANO NUNES. Capitão Tenente. Viveu maritalmente com a índia batizada RICARDA MARIA MOREIRA, Patriarcas da Família Nunes do Maranhão.

Pesquisa
Anamaria Nunes
Assentos Paroquiais
Ana Paula Pereira
Ana Carolina Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário